Dissertações de Mestrado
Alfabetização
2000
CARDOSO, Maria Tereza Lunardini. Concepção sobre aprender e implicações no ato de ensinar a língua escrita a jovens e adultos
CARVALHO, Maria Luiza Coelho. A ação alfabetizadora do coletivo de alfabetizadores populares da região Cacaueira da Bahia
DANTAS, Suzineide Soares. (IN) formação de leitores: (RE) significando as práticas de leitura na alfabetização de adultos -Projeto Acreditar, Natal/RN
GONÇALVES, Fabíola Mônica da Silva. Coerência textual: um estudo com jovens e adultos
LOPES, Maria Verônica de Medeiros. (Re)Construções de Conhecimentos e Práticas de Professoras Alfabetizadoras
KLEIN, Rejane. Os discursos da alfabetização de adultos e as representações do sujeito analfabeto
MONTEIRO, Márcia Helena Nunes. A natureza política do processo educativo na alfabetização de jovens e adultos: um estudo exploratório de professoras alfabetizadoras bem sucedidas
MORAIS, Ana Maria Vergne de. O teatro de bonecos na alfabetização de pessoas adultas da zona rural: um estudo de caso na comunidade de N. Sra. das Candeias/Feira de Santana
SARAIVA, Irene Skorupski. Alfabetização de jovens e adultos e o exercício da cidadania: a formação do educador/ alfabetizador
SARAIVA, Ivanilda Ferreira. Alfabetização e Qualificação para o Trabalho: uma Experiência com Trabalhadores a construção civil em Alagoas
2001
BALEM, Nair Maria. A construção do alfabetismo de jovens e adultos em Frederico Westphalen/RS – uma análise sócio-histórica e cultural
BAQUERO, Fabiola Gomide. O fracasso escolar de jovens e adultos e o imaginário social
BORGES, Liana da Silva. MOVA-RS no governo democrático e popular: práxis e protagonistas
FERNANDES, Wilson Roberto. Alfabetização de adultos: uma proposta utilizando tecnologias de informação e comunicação
GOMES, Vanise dos Santos. Para além das areias brancas: significados da escolarização e do alfabetismo para a população de São José do Norte
LIMA, Valdenice Souza. As Necessidades de Letramento na Visão de Jovens e Adultos não ou pouco Escolarizados, de Formandos de Magistério e de Alfabetizadores de Macapá, AP
MEDRANO, Sandra Mayumi Murakami. Situações didáticas e intervenções pedagógicas na produção de texto dos alunos adultos
NOBLEGA, Jorge Geraldo. Subjetividade e texto: um estudo introdutório na educação de adultos/AS
PAES, Edalma Ferreira. O processo de alfabetização de adultos: para além das aparências e dos estereótipos
SCHWARTZ , Suzana. Reaprendendo a aprender: o desafio da alfabetização de adultos
SILVA, Nilce da. Falar, Ler, Escrever: um estudo sobre o processo de formação de adultos lusófonos em situação de pouca escolarização
SILVA, Roselaine Aquino da. Significado do processo de alfabetização de jovens e adultos no contexto de diferentes espaços sociais
SILVESTRE, Maria Chistina de Magalhães. Alfabetização de jovens e adultos: uma proposta para de identificação de repertório de leitura
SOUZA, Maria das Dores Alves. Vivendo e aprendendo: os significados do processo de alfabetização de jovens e adultos para os trabalhadores
2002
AMARAL, Cintia Wolf do. Alfabetização numa perspectiva crítica das práticas pedagógicas
COSSENTINI, Adriana Aparecida. A coesão na produção textual: um estudo sobre textos produzidos por alunos da Educação de Jovens e Adultos
JARDIM, Rafael Peruzzo. A travessia do leitor: leitura e memória nas vozes de alunas adultas
KAVESKI, Flávia Cavalcanti Gonçalves.Alfabetização de jovens e adultos nas escolas formais em Ponta Porá – MS – reflexões sobre a prática docente
MAIA, Maria lucia de Almeida. Os significados atribuídos ao processo de alfabetização na voz do aluno adulto
MARIACA, Elenice Vieira Machadoa. Princípios fonético-fonológicos aplicados no ensino da escrita na alfabetização de jovens e adultos
MATOS, Sônia Regina da Luz Matos. Alfabetização de jovens e adultos e o saber do sertão baiano
MOURA, Edite Marques de. Leitura na educação de jovens e adultos: paráfrase ou polissemia
PEREIRA, Marina Lúcia de Carvalho. Um estudo sobre um processo de construção do letramento na educação de jovens e adultos
PRADO, Edna Cristina do. A alfabetização de jovens e adutlos no município de Diadema-SP
SÁ, Maria Reneude de. Conhecimento letrado e escolarização: a visão de camponeses assentados da reforma agrária em Alagoas
SILVA, Élson Marcolino da. Um olhar sobre o cotidiano de uma alfabetizada e sua relação com o letramento: uma etnografia
SILVEIRA, Joveliana Amado da. Alfabetização Solidária e o papel do Centro Universitário do Triângulo – UNIT e da Universidade Federal de Uberlândia-UFU
2003
ALVES, Rosângela da Silveira. A introdução de escolares ao ensino sistematizado da linguagem escrita
BUZZO, Marina Gonçalves. O diário de leituras: uma experiência didática na educação de jovens e adultos (EJA)
CAMPOS, Edna Lúcia Ferreira. A influência dos alunos adultos trabalhadores em processo de alfabetização na Universidade Federal de Minas Gerais
CARVALHO, Bernardina Silva de Carvalho. Práticas pedagógicas dos alfabetizados do programa Alfabetização Solidária: um estudo de caso realizado nos municípios de Pitimbu e Assunção/PB
GHETTI, Angela Maria Sanges de Alvarenga Rosa. Emergência da participação: a complexidade (re)velada – um devir na educação de adultos e jovens rurais em Campos dos Goytacazes
LIMA, Jonildo Eufrázio de. Aquisição da escrita na alfabetização de adultos
LUIZ, Mara de Oliveira Rodrigues. A memória operacional e aquisição de leitura em analfabetos adultos
MELO, Bárbara Olímpia Ramos de. A apropriação dos gêneros textuais: concepções, diretrizes e expectativas na alfabetização de jovens e adultos
NOVAK, Sandra Maria Souza Padilha. O ensino da língua escrita na educação de jovens e adultos: um estudo nas classes de ensino médio do Colégio Estadual Cecília Meireles, Curitiba (Pr)
RIBEIRO, Wiane da Silva. Práticas de leitura na educação de jovens e adultos
SANTOS, Maria Leda Loss dos. Violência X não-violência nas produções textuais em linguagem poética de alunos da Educação de Jovens e Adultos
SARRAF, Maria Aparecida Vedovelo. O professor alfabetizador por ele mesmo: retratos da constituição docente
SILVA, Danilson Alves da. Literatura e Educação: Como o aluno adulto descobre a literatura?
2004
ALBERT, Elisabeth. Parceria é o caminho? Alguns sentidos da alfabetização de jovens e adultos nos programas brasileiros
ALMEIDA, Patrícia Teixeira. Representações sociais do Analfabetismo na perspectiva de jovens e adultos não-alfabetizados
CHIUMMO, Ana. Consciência política e cidadania na alfabetização e na inclusão digital a experiência da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo
DANIEL, Maria de Fátima Garcia Moreira. Alfabetização emancipatória em contextos diferenciados
DINIZ, Nazaré Serrat Santos. Cidadãos Analfabetos numa Metrópole Contemporânea
GARCIA, Inez Helena Muniz Garcia. Jovens e adultos em processo de alfabetização: voz e vida, revelações e expectativas
GUAZZELLI, Tatiana. Desvelo e reconstrução de concepções referentes aos processos de letramento e alfabetização: reflexões a partir de uma experiência de formação de professores
MANGRASSE, Lucas. A ideologização do processo de alfabetização e educação de jovens e adultos na província de Nampula, Moçambique, no período de 1975 a 2003: tensão entre factores políticos e culturais
PASQUALINI, Fabiana Beumer. Alfabetização de jovens e adultos: do proposto vivido – um estudo exploratório da experiência na EJA em classe de alfabetização de Rio do Sul
PIRES, Edna Marcia Perez. Alfabetização de jovens e adultos: um discurso sempre atual
REGIS, Kátia Evangelista. Alfabetização e pós-alfabetização de jovens e adultos e educação popular: concepções, limites e possibili9dades das práticas do centro de educação e organização popular (CEOP) 1989-2004
SANTOS, Andréia Barbosa dos. Como sujeitos que vivenciaram o processo de alfabetização de adultos representam sua nova identidade: reflexos acerca de elementos que constituem a transição do deixar de ser analfabeto para ser alfabetizado
SOUZA, Maria Alice Fernandes de. Da fala à escrita: os saberes da oralidade e o início de produção da escrita escolar
2005
ALENCAR, Andrea Gomes de. Práticas de ensino de produção de textos na educação de jovens e adultos do 2º segmento (5ª A 8ª séries)
AGUIAR, Alexandre da Silva. A Alfabetização de jovens e adultos no contexto das desigualdades sociais e da violência: o Programa Brasil Alfabetizado no Piauí
BARBOSA, Evandro Brandão. O analfabetismo de adultos e crianças em idade escolar, na Zona Urbana do município de Fonte Boa/AM
BARRETO, Sabrina das Neves. O processo de alfabetização no MOVA-RS: narrativas e significados na vida de mulheres
CALITTO, Susana Gakyia. Avaliação da Escrita em Jovens e Adultos..
CUNHA, Yara Garcia Paoletti. Representação sócia do analfabeto por alfabetizadores de adultos
COUTINHO, Ana Carolina Faria. Práticas e Eventos de Letramento de Jovens e Adultos: Um Estudo com Porteiros em Maceió
FERNANDES, Sueli Barreiro. Reflexões sobre a alfabetização de adultos: expectativas e frustrações
MARTINS, Deyse Carla de Oliveira. A livre expressão na alfabetização de jovens e adultos: vivências em sala de aula
MIRANDA, Suzy Mary. Sobre memórias escolares: da exclusão à inclusão.
NORONHA, Ana Catharina Mesquita de. Educação de jovens e adultos do acampamento HO CHI MINH: um estudo a partir das práticas de alfabetização
OLIVEIRA, Julieta Figueira de. Leitura e subjetividade : relações e fundamentos da aquisição da escrita na educação de jovens e adultos
PEREIRA, Anderson de Carvalho. Letramento, esquecimento e alteridade : o processo de reificação da escrita
PINHEIRO, Marilene Barbosa. A construção argumentativa em artigos de opinião.
PÜSCHEL, Silvia Unbehaun. Alfabetização e leitura: memórias de professoras alfabetizadoras
SANCHES, Ana Paula Miqueletti. A importância da oralidade para a formação de leitores literários: um trabalho com educadores do PEART.
SILVIA, Daisy Clecia Vasconcelos da. Alfabetização de jovens e adultos: desenvolvendo práticas construindo possibilidades
SILVA, Lucas Pereira da. A Afetividade como Mediação no Processo de Constituição dos Alfabetizadores de Jovens e Adultos..
2006
ABREU, Márcia Kelma de Alencar. “A Alfabetização de Adultos e o Movimento da Identidade Pessoal: a leitura do mundo e a leitura de si na transformação de identidade”
ARAUJO, Renata Rodrigues de. Sobre noções de constituição do sujeito: mulheres alfabetizandas têm a palavra
CAMARGO, Giovana Azzi de. “A tensão entre o oral e o escrito na alfabetização de jovens e adultos: um estudo/ um olhar”.
FERNANDES, Fabiana Cristina Teixeira de Toledo. Formados, mas analfabetos: o paradoxo da política de (ex) incusão e a consturuição da subjetividade dos formandos
GARCIA, Stella de Lourdes. Alfabetização de adultos na perspectiva de educandos: experiências pessoais e sociais
IVO, Elda Alves Oliveira. Letramento de adultos : um estudo crítico da construção identitária e ideológica na produção textual
MARTINS, Patrícia Barcelos. Mundo letrado, mundo desejado: alfabetização e trajetórias de vida.
MARTINS, Vivian Christine. A didática no processo de alfabetização de jovens e adultos : uma leitura do cotidiano a partir da geografia e de textos literários.
MELO, Elma Nunes de Melo. Alfabetizar: O Segredo é a Inteligência da Prática.
MELO, Lucimauro Fernandes de Melo. Do letramento ao corpo em movimento: um estudo sobre a educação física inserida numa proposta de educação popular.
MONTEIRO, Tatiana Reis Fontes. Práticas de letramento e inclusão social: o caso de uma classe do ciclo II de Educação de Jovens e Adultos
NÓBREGA, Carmem Verônica de Almeida Ribeiro. A alfabetização de adultos e idosos: novos horizontes
PELISSARI, Neiva Terezinha. Alfabetizar e qualificar o orelha-seca e o meia-colher: um desafio político pedagógico para a construção civil. A experiência da Concremax com alfabetização de jovens trabalhadores em Cuiabá/MT
PEREIRA, Josilene Domingues Santos. Os significados do “erro” no processo de aprendizagem da escrita numa classe de alfabetização de jovens e adultos
PODESTA, Marcus Vinicius Cardoso. Os sentidos da alfabetização: a experiência do núcleo de educação de jovens e adultos da Universidade Federal do Espírito Santo
POJO, Oneide Campos. Entre Saberes e Práticas: a alfabetização de jovens e adultos no MOVA Belém
SANTANA, Licia Rosalee Nascimento Moraes de. Interação e letramento: interfaces num contexto de educação de jovens e adultos
SANTOS, Cleusa Maria Denz dos. Identidades evidenciadas na fala-em-interação em aulas de alfabetização de jovens e adultos
SARAIVA, Tadeuza Tatiane Batista. A prática cultural popular do boi de reis como linguagem pedagógica na alfabetização de jovens e adultos
SOARES, Rosália de Oliveira. Interferências na fala espontânea na produção escrita: uma análise de textos escritos por alunos da educação de jovens e adultos do ensino médio. 01/09/2006
SOUZA, Maria José Corrêa de. Nos (En)cantos da EJA: a descontração e construção da imagem na formação do leitor visual
SOUZA, KLEBER PEIXOTO DE. Relações sociais em classes de aceleração-alfabetização: uma exercitação curricular baseada na ação-constitutiva-mútua
VALINO, Maria de Lurdes. Quem não sabe ler nem escrever pede favor. Até quando?
VIOLA, Milca Vasni Ceccon. Ler, Dizer, Produzir sentido: jovens e adultos construindo significados diante da leitura de imagens
WOICIECHOWSKI, Marília. Jovens, Adultos e Idosos: o sabor de aprender e ensinar a ler e a escrever
XAVIER, Ana Maria Feijó Bório. Uma experiência de educação colaborativa e continuada com jovens e adultos
2007
BARELLA, Lucia Maria De Santis. Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento: descrição das práticas de letramento de alunos jovens e adultos e possíveis relações com as práticas pedagógicas desenvolvidas.
CARDOSO, Cícera Romana. Tramas do impedimento: os sentidos da desistência entre alfabetizandos da EJA.
MONTEIRO, Mônica Borges. A atualidade do pensamento de Paulo Freire na alfabetização de jovens e adultos: dialogando com animação cultural.
2008
CACEMIRO, Zulmira Ferreira de Jesus. Trabalho, alfabetização e inclusão social: trajetória de migrantes inseridos na comunidade do Areião-Guarujá/SP.
2009
CORREA, Marcela Fulanete. Como os adultos aprendem a ler? Evidências de um estudo com adultos pouco alfabetizados e crianças com a mesma habilidade de leitura.
FERREIRA, Nirce Barbosa Castro. Construindo a alfabetização de educandos no movimento popular do Rodeador DF: a escola do coração.
NETO, Antonio Artequilino da Silva. As práticas e representações de leitura dos detentos alfabetizadores e alfabetizados do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.
OLIVEIRA, Silma Julia de . Desenvolvimento das políticas de extensão e o pensamento social: um estudo de caso na Universidade Estadual de Goiás – Programa Escreve Goiás – Projeto Vaga Lume.
VIANA, Alexandre Barbosa. O status da alfabetização em dois programas de mestrado e doutorado do Estado do Rio de Janeiro.
Conteúdo e Método
2000
CAMPOS, Marineide Furtado. Atividades lúdicas em sala de aula de língua portuguesa: um exemplo da telesala
ECKHARDT, Carmem Avanl. Modificações ocorridas a partir de um processo de educação continuada em Matemática: um estudo com professsores da rede Municipal de Porti Alegre
GUSTAVO, Sita Mara Santana. O ensino da língua materna para jovens e adultos trabalhadores: a busca de novos sentidos
2001
ARAÚJO, Denise Alves de. O ensino médio na educação de jovens e adultos: o material didático de Matemática e o atendimento às necessidades básicas de aprendizagem
FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Discurso, memoria e inclusão : reminiscencias da matematica escolar de alunos adultos do ensino fundamental
2002
BAIL, Viviane Schumacher. “Educação Matemática de Jovens e Adultos, Trabalho e Inclusão”
BRITO, Celso Caciano. Informática na Educação de Jovens e Adultos: Estudo de Caso na Elaboração e Execução de Trabalhos a Partir de Temas Geradores
CARDOSO, Cleusa de Abreu. Atividade Matemática e práticas de leitura na sala de aula: possibilidades na educação escolar de jovens e adultos
JUNIOR, Reinaldo Vicentini. O filme como elemento sensibilizador na educação de jovens e adultos. Mediado pelo professor de História
MACIEL, Aníbal de Menezes. Ensino de Matemática: uma proposta metodológica para jovens e adultos do período noturno
MANTOVANI, Kátia Cristina Cota. Física para educação de Jovens e Adultos: uma abordagem em eletricidade através da Informática
SÁ, Eliete Maria de. Leitura, literatura e a educação de jovens e adultos
2003
BARBOSA, Leticia Roveri. Uma Experiência de Educação Científica entre Jovens e Adultos
COSTA, Rosilene Aparecida Oliveira. A contribuição da arte na educação de jovens e adultos
LEVY, Lênio Fernandes. Os professores, uma proposta visando à transdisciplinaridade e os atuais alunos de matemática da educação pública municipal de jovens e adultos de Belém, Pará
SANGALETTI, Ana Regene Varela. O papel da língua portuguesa no contexto escolar: a perspectiva dos alunos que abandonaram o ensino fundamental
SILVA, Alexsandro da Silva. O aprendizado da pontuação em diferentes gêneros textuais: um estudo exploratório com crianças e adultos pouco escolarizados
SOUZA, Almeri Freitas de. A construção da competência discursiva na EJA: o papel da leitura de texto verbais em Língua Portuguesa
2004
ALMEIDA, Maria de Fátima Xavier da Anunciação de. Educação de jovens e adultos: Análise das concepções de língua(gem) e de leitura dos professores de português
ALVES, Osvando dos Santos. Saberes produzidos na ação de ensinar matemática na EJA: Contribuições para o debate sobre a formação inicial de educadores matemáticos na UFPA
FRANCO, Izabel Cristina de Araujo. “Procedimentos multiplicativos: do cálculo mental à representação escolar na educação matemática de jovens e adultos”
GARCIA, Fabianne Avila. Educação Ambiental e educação de jovens e adultos: um encontro às margens do cais do porto do Rio Grande
GOMES, Ana Paula. O Ensino de Ciências na educação de Jovens e Adultos: limites, desafios e possibilidades
MELO, Maria José Mederios Dantas de. Do contar de cabeça à cabeça para o contar: Histórias de vida, representações e saberes matemáticos na educação de jovens e adultos
MIGLIORANÇA, Fernanda. A atuação do professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: conhecendo a problemática
NEGRÃO, Antonia Zelina Silva. “A língua portuguesa na educação de jovens e adultos: uma proposta de delimitação de conteúdos curriculares sob a ótica das competências”
PAVANELO, Elisangela. Resistência e contribuições em relação a uma proposta de trabalho para o Ensino de Álgebra Elementar, junto a alunos da educação de jovens e adultos
SANTOS, Maria Elisabet Costa. Posso fazer do meu jeito?: registros das estratégias de adultos desafiados a resolver problemas matemáticos aditivos
2005
FERREIRA, Andréia Alves. Ensino de física das radiações na modalidade EJA: uma proposta
GARRAFA, Jaqueline. A Linguagem Matemática Manifestada por Jovens Adultos
GEBARA, Nádia. Ensino de ciências na educação do trabalhador: o olhar dos educadores sobre um programa de suplência I profissionalizante
MARTINS, Tânia Barbosa. Processos de exclusão social: a contribuição do conteúdo e ensino de História e a visão dos jovens e adultos
RAMOS, Elvis Christian Madureira. Uma Contribuição ao Uso dos Mapas na Educação de Jovens e Adultos enfafizando a Interação Social
2006
CASTRO, Luís Roberto Cezar de. Narrativas sobre a matemática escolar produzidas por alunos de um curso noturno de educação de jovens e adultos
MALLMANN, Maria Elene. A essência da Matemática na prática dos produtores rurais: um estudo Etnomatemático
MARÇAL, Lena Maria Pires Correia Lopes. Ensino das Ciências Naturais nos Círculos de Cultura de Cabo Verde que Adoptam a Pedagogia do Texto
MARRA, Caroline Cardoso. “Educação de Jovens e Adultos e Gêneros Discursivos: uma proposta de aplicação para o ensino de Língua Materna”
MOREIRA, Paulino Lopes. Estudo Esploratório sobre Estudos Sociais na Educação Básica de Adutlos em Cabo Verde
PEGGION, Penelope Priscila. Educação escolar de jovens e adultos e educação matemática: desafios para a formação de professores
RODRIGUES, Ana Maria Sgrott. … A minha vida seria muito diferente se não fosse a matemática… O Sentido e os Significados do Ensino de Matemática em Processos de Exclusão e de Inclusão Escolar e Social na Educação de Jovens e Adultos
SANTOS, Adriana Cavalcanti dos. Formação continuada em ensino de língua materna na educação de jovem e adulto: aproximações e distanciamentos
SILVA, Jeane do Socorro Costa da. Matemática na EJA: uma proposta para trabalhadores da construção civil
SILVA, Marcelo Medeiros da. Falando de leitura, poesia e amor com alunos egressos da Educação de jovens e adultos: um estudo de caso
VALVERDE, Regina Maria Seco de Miranda. Interações em Aula de Matemática para Jovens e Adultos
2007
CABRAL, Viviane Ribeiro de Souza. Relações entre conhecimentos matemáticos escolares e conhecimentos do cotidiano forjadas na constituição de práticas de numeramento na sala de aula da educação de jovens e adultos
TREVISAN, Albino. Desenhando, lendo e escrevendo – deles: uma proposta metodológica de alfabetiza.
2008
DÓRIA,Clodomir Esquivel. A educação a distância e o ensino de língua inglesa: uma análise comparada da metodologia do telecurso 2000.
OLIVEIRA,Ana Cláudia Ribeiro Cardoso de. A leitura e a Educação de Jovens e Adultos: entre práticas e representações.
ROCHA, Rita Aparecida.O currículo na educação de Jovens e Adultos: uma experiência em construção.
SANTIAGO, Celia Aparecida Barros. Uma situação de aprendizagem de língua inglesa com alunos da EJA: percepções sobre uma unidade didática e a aprendizagem.
SANTOS, Cássia Oliveira.Do dialogismo ao letramento: perspectivas para a leitura significativa na EJA.
SANTOS, José Rodrigues. Multimeios ludo pedagógicos como ferramenta para a aprendizagem significativa em ciências no ensino fundamental na construção da Educação de Jovens e Adultos: um estudo sobre a motivação.
TONIAL, Carla Mara. A Educação de Jovens e Adultos e o ensino de física.
WILHEMS,Márcia Proescholdt. A Língua Portuguesa para a Educação de Jovens e Adultos nas propostas curriculares do ensino fundamental, no Brasil e em Mato Grosso do Sul, 2000 E 2003.
ZANELATO, Eliete. O motivo da aprendizagem da matemática na Educação de Jovens e Adultos sob a ótica da teoria da atividade.
2009
PÉRICO, Ana Gabriela. A educação linguística e a Educação de Jovens e Adultos.
Gênero, raça e etnia
2001
REIS, Márcia Terra Ferreira dos. Mulheres negrs das classes populares e a educação de jovens e adultos no CMET Paulo Freire.
2003
ANTUNES, Regina Lucas. “Da conquista da terra à conquista da escola: uma experiência da Escola Agrícola de 1º grau 25 de Maio em Friburgo – SC”
2005
SANTOS, Andréa dos. Trajetória de volta à escola de jovens negros e jovens negras em Cuiabá-MT: Manifestações de consciência política e consciência étnica
2006
ALVES, Francisca Elenir. Mulheres trabalhadoras, sim. Alunas por que não?: estudo sobre gênero, trabalho e educação na Bahia
VIEIRA, Ismenia de Fátima Vieira. Educação escolar indígena: as vozes guarani sobre a escola na aldeia
2007
FERREIRA, Geraldo Velos. A Educação Escolar Indígena: as práticas culturais indígenas na ação pedagógica da Escola Estadual Indígena São Miguel Iauaretê (AM).
MANZATO, Carolina Rodrigues. Educação de jovens e adultos: palavras de mulheres a respeito do processo de escolarização
MENDONÇA, Augusta Aparecida Neves de. Práticas pedagógicas nas aulas de matemática: um estudo exploratório nas escolas Xacriabá.
2008
MÊRCES, Leidinalva Amorim Santana das. Histórias cruzadas: leituras de mulheres negras da EJA.
2010
OLIVEIRA, Karina Fürstenau de. Gênero e sexualidade na Educação de Jovens e Adultos : um estudo de caso.
Docentes
2000
BONFIM, Maria do Carmo Alves do. Movimento de docentes da educação básica pública piauiense: heterogeneidade
FERNANDES, Maria Valéria Padilha Fernandes. Na periferia do sonho-crônico de uma experiência de formação de professoras
LOPES, Maria Verônica de Medeiros. (Re)Construções de Conhecimentos e Práticas de Professoras Alfabetizadoras
RODRIGUES, Maria Emília de Castro. A prática do professor na educação de adolescentes, jovens e adulots: a experiência do projeto AJA em Goiânia-GO
SILVA, Maria do Socorro. “Os saberes do professorado rural: construídos na vida, na lida e na formação,”
2002
CARVALHO, Mercedes Bêtta Quintino de. Os saberes profissionais dos professores de educação de jovens e adultos
CASTRO, Catarina Maria Garcia. Perspectiva de professores e alunos de séries iniciais da educação de jovens e adultos, uma interpretação a partir da conceitização de Basil Bernstein
LEAL, Francisca de Lourdes dos Santos. A prática pedagógica de professores alfabetizadores de jovens e adultos em teresina: dilemas e desafios.
MONTIBELLER, Iara Tamagnini. Histórias de vida de educadores de jovens e adultos: um caminho para a (auto) formação
RIBEIRO, Josete Maria Cangussu. 0 FUNDEF em Mato Grosso, colhendo frutos e reparando arestas: estudo dos efeitos do FUNDEF sobre as funções docentes e qualificação do magistério
2004
LIMA, Flavia Barbosa. Fatores contribuintes para o afastamento dos professores dos seus postos de trabalho, atuantes em escolas públicas municipais localizadas na região sudeste.
REZENDE, Maria Aparecida. A Construção de Saberes Pedagógicos por uma Professora da Educação de Jovens e Adultos da Rede Estadual de Ensino – Município de Cuiabá – MT: um estudo de caso
SILVEIRA, Iara Severo da. Educação de Jovens e Adultos: a prática pedagógica entre a dialógica e a educação bancária
TAUCHEN, Gionara. Abrindo as portas: revelações dos trabalho docente com educadores de jovens e adultos
2005
LOPES, Maria Gorete Rodrigues de Amorim. A especificidade do trabalho do professor de educação de joves e adultos
SILVA, Sidinei Pithan da. Saberes docentes e ação educacional em reconstrução na educação de Jovens e Adultos: contribuições do pensamento complexo
2006
COROA, Renata Paixão. Saberes construídos pelos professores de matemática em sai prática docente na educação de jovens e adultos
SILVA, Aparecida Maria de Paula Barbosa da. Aprendizagem da docência dos professores que atuam na educação de jovens e adultos
2008
BRITTO, Katia Maria. Múltiplos olhares sobre o mal-estar e o bem-estar docente em uma escola da rede municipal de Porto Alegre.
PETERSEN, Telma Valle. . Percepções dos alunos do ensino médio sobre o professor real e ideal, em relação às suas características pessoais e profissionais e à interação com os alunos.
Ensino Aprendizagem
2000
OLIVEIRA, Andréa Roberta de. Educação de jovens e adultos: um estudo sobre o processo de ensino e aprendizagem
2002
ALMEIDA, Mara Fernanda Alves Ortiz de. Educação de jovens e adultos: um estudo do nível operatório dos alunos
2003
MARTENS, Vera Lucia de Castro Lima. Adulto com problemas de aprendizagem: uma leitura psicopedagógica do infantil que há no adulto
LOPES, Rosemary Calazans. Uma reflexão sobre o processo de ensino/aprendizagem da operação de multiplicação implementado numa classe de alunos jovens e adultos
MELO, Maria das Graças Vital de. O ensino e a aprendizagem da linguagem teatral na educação de jovens e adultos
MILCZEWSKI, Iara Scandelari. O processo de ensino-aprendizagem da língua escrita de jovens e adultos trabalhadores: um estudo no Centro de Formação Básica para Jovens e Adultos Paulo Leminski, Lapa – Pr
2004
CALIXTO, Dilma Terezinha Rodrigues. Temas geradores: uma prática em construção da Secretaria Municipal de educação de Goiania
FERNANDES, Mara Serli do Couto. Educações e Exclusões: Transitando e Catando Resíduos de Papéis e Aprendizagens
MALTA, Arlete Andrade. A aprendizagem na educação de jovens e adultos: a emergência de diferentes saberes na re-significação de práticas escolares
2005
CAMARGO, Poliana da Silva Almeida Santos. Percepções de Alunos Jovens e Adultos sobre o Processo de Ensino-Aprendizagem
COSTA, Maria Betânia Gondim da. Subjetividades e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos
GODOY, Vera Regina Mendes de. Sentimentos em relação à suplência do ensino fundamental: um estudo com alunos da 8ª série
INNOCÊNCIO, Mariângila Tostes. Gêneros discursivos na EJA: pelos caminhos da argumentação
2006
AUDINO, Iana Franciscatto. Cotidiano, pesquisa e linguagem: um novo caminho para reconstruir o processo de ensino-aprendizagem
GÓMEZ, Maria Luz Builes. Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais em Básica Primária, com pessoas Jovens e Adultas, na Colômbia
SALEM, Maura Lucia Azevedo. A importância da percepção do aluno adolescente na prática docente
TEIXEIRA, Octávio Lopes. Ensino-Aprendizagem a Escrita na Educação Básica de Adultos em Cabo Verde – Concepções e Métodos
2007
BENÍCIO, Miliane Nogueira Magalhães. Escrita e processos de letramento: construindo inter-relações entre conhecimento sistematizado e práticas sociais letradas.
LEITE, Adriana Cristina Souza. Visões de alunos jovens e adultos acerca de suas experiências em aprender ciências.
LIMA, Priscila Coelho. Constituição de práticas de numeramento em eventos de tratamento da informação na educação de jovens e adultos.
MIGLIOUNI, Patricia Antonieta de Melo Moura. O fracasso escolar na disciplina de matemática no curso de Educação de Jovens e Adultos – Sesi/Sorocaba.
RIAL, Adriana Cristina Pires. Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história.
2008
BARROS, Claudio Pousa Moraes. Análise de atitudes de alunos na Educação de Jovens e Adultos em situação de resolução de problemas.
BERTOLDI, Adriana Barufaldi. Aprendizagem de estudantes jovens e adultos: um estudo em cursos de educação profissional de nível médio e superior.
JARA, Eduardo Janicsek. Matemática em rede a partir de projetos de pesquisa na Educação de Jovens e Adultos.
MAZZANTI, David Luiz Mazzanti. Educação de jovens e adultos: uma aplicação da regra de três e porcentagem em cálculos trabalhistas.
MOREIRA, José Leonides. O domínio da leitura e da escrita: por que não eu?
SILVA, José Eduardo Neves. O domínio da leitura e da escrita: por que não eu?
RUOTTI, William. A produção textual escrita na EJA: uma análise a partir dos estudos da análise crítica do discurso.
2009
FERREIRA, Leonardo Augusto Gonçalves. Abordagem temática na EJA: sentidos atribuídos pelos educandos a sua educação científica.
FILIPPI, Adriana. A (re) construção de uma prática alfabetizadora frente aos desafios de pesquisar as relações de ensino e aprendizagem em sala de aula.
PORFIRIO, Alexandre Guilarducci. O reconhecimento do contexto sociocultural do aluno em meio ao ensino e à Aprendizagem da matemática na educação de adolescentes jovens e adultos – Goiânia/ GO.
RAMALHO, Flavia Alves. Modelos mentais e representações analógicas de alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA – no ensino de ciências.
REIS,Madalena de Souza. O professor como agente de letramento e o pensar alto em grupo na leitura de poemas.
ROCHA, Ana Paula Torres de Queiroz. O impacto do discurso docente na redação de alunos da Educação de Jovens e Adultos: um olhar sobre a autoria.
2010
BRAGHINI, Carolina. Vivências e expressões: um estudo dos sentidos produzidos por uma experiência artística em alunos da Educação de Jovens e Adultos.
2011
CALORE, Aira Casagrande de Oliveira. As “Ticas” de “Matema” de cegos sob o viés institucional: da integração à inclusão”.
2012
CARDOSO, Maria Bárbara da Costa.
Formação Docente
2000
ARBACHE, Ana Paula Ribeiro Bastos. A formação do educador de pessoas jovens e adultas numa perspectiva multicultural crítica
COSTA, Maria Silva da. Repensando o processo de formação continuada dos professores da educação de jovens e adultos no município de Maceió
PARREIRAS. Patrícia da Conceição. Jovens e adultos em processos de escolarização: contribuições para a formação do professor alfabetizador
SILVA, Margarida Montejano da. A questão da formação de professores alfabetizadores: uma experiência com educação de adultos na realidade do Espírito Santo do Pinhal/SP
VALE, Elizabete Carlos do. O Processo Formativo dos Professores-Alfabetizadores na Prática Educativa do MEB/ Mossoró – RN: um estudo de caso
2001
COSTAS, Renato Pontes. Teoria e prática no processo de formação de alfabetizadores de adultos: um estudo analítico da PUC-RIO no nordeste
DRESCH, Nelton Luis. A formação contínua dos professores para o ensino fundamental regular noturno de jovens e adultos na escola: ações, tensões e contradições de uma política pública municipal.
FRANÇA, Magdalania Cauby. Formação de Educadores de Jovens e Adultos: em busca da especificidade
SANTOS, Maria Edna dos. A formação continuada do professor do Ensino Médio
VIANNA, Adriana Beatriz Botto Alves. O Papel do coordenador pedagógico na formação continuada de professores em serviço, na educação de jovens e adultos
VIERO, Anezia. A educação dos professores: reconstituindo as dimensões do trabalho do educador do serviso de educação de jovens e adultos de Porto Alegre
2002
AGUIAR, Jaqueline da Silva. A universidade e a formação específica de educadores para o ensino fundamental e médio na educação de jovens e adultos
MACHADO, Maria Margarida. A Política de Formação de Professores que Atuam na Educação de Jovens e Adultos em Goiás na Década de 1990
MONTIBELLER, Iara Tamagnini. Histórias de vida de educadores de jovens e adultos: um caminho para a (auto)formação
RODRIGUES, Edileuza Custódio. Formação de Professores de Jovens e Adultos e necessidades de aprendizagem
SILVA, Kézia Cortez da. A formação matemática do educador de adultos: um olhar a partir da Escola Zé Peão
2003
BARROS, Abdízia Maria Alves. A formação das professoras que alfabetizam jovens e adultos: uma demanda re(velada)
CONCEIÇÃO, Francisca Maria da. Formação de professores para a educação de jovens e adultos na Pós-graduação Lato Sensu da UFPE
ROSA, Ana Cristina Silva da. Educação de jovens e adultos: o desafio das classes multisseriadas
TELES, Letícia de Lourdes Curado. Constituição de professores em Educação de jovens e adultos numa escola pública do Distrito Federal: completude na incompletude? ou incompletude na completude?
2004
CARVALHO, Carlos Fabian de. A educação de jovens e adultos e a universidade: a experiência do núcleo da educação de jovens e adultos da universidade do Espírito Santo
FREITAS, Iran de Fátima Matias de. A formação continuada da educação de jovens e adultos no município de Camaragibe no período 1997/2000: um olhar sobre a prática
HOLANDA, Clotildes de Loudes Silva Japiassu. A formação de professores: avaliando uma trajetória não-formal para alfabetizar jovens e adultos
OLIVEIRA, Alciane Amorim de. Formação continuada dos professores(as) do ensino de ciências natuais do centro de educação de jovens e adultos (CEJA)
SANTOS, Deivis Perez Bispo dos. Formação de educadores para o terceiro setor
2005
ALVANI, Daniela Pinheiro de Andrade. Educação escolar de jovens e adultos: desafios da formação de professores e o ensino da leitura e da escrita
ARAÚJO, Ester Figueiredo. O fazer pedagógico na formação do adulto trabalhador – EJA
BEZERRA, Edneide da Conceição. Praticas interformativas e o desenvolvimento profissional de professores de jovens e adultos
GELATTI, Lilian Schwab. A formação de educadores de jovens e adultos: potencializadora e potencializada pela educação a distancia?
MELO, Rejane de Oliveira. A formação das professoras que alfabetizam jovens e adultos: uma demanda (re)velada
NOGUEIRA, Arlene Araújo. Educação de jovens e adultos: da formação do educador à aprendizagem do educando
SCHNEIDER, Sonia Maria. A consideração de dilemas práticos para a formação de professores em Educação Matemática de jovens e adultos
2006
BANDEIRA, Elça Maria Sá. Formação Continuada e Prática Docente: encontros e desencontros em uma experiência de educação de jovens e adultos
LÚCIO, Vera Regina. Formação Docente na Educação de Pessoas Jovens e Adultas
MARASCHIN, Mariglei Severo. Formação de professores e desenvolvimento profissional na educação e jovens e adultos
NAITO, Maria José Mafra. Curso de formação continuada para professores que atuam em educação de jovens e adultos
SCARDUA, Martha Paiva. Educadoras populares e EJA : saberes, formação e trabalho pedagógico
SANTOS, Adriana Cavalcanti dos. Formação continuada e ensino de língua materna na educação de jovens e adultos: aproximações e distanceamentos
SILVA, Regina Celi Delfino da. Necessidades de formação continuada dos professores da educação de jovens e adultos
2007
GODINHO, Ana Cláudia Ferreira. Trajetória formativa de educadoras de jovens e adultos: entre o formal e o não-formal.
LAMBACH, Marcelo. Atuação e formação dos professores de química na EJA: características dos estilos de pensamento – um olhar a partir de Fleck.
SILVA, Katia Maria da. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA) e a formação do professor alfabetizador de jovens e adultos no município de União dos Palmares/Alagoas.
2008
ALMEIDA, Claudia Cristina. A formação docente na educação de jovens e adultos: uma análise discursiva.a Medeiros de.
FRANÇA, Denise Westphal. A contribuição das atividades práticas em Ciências na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental: a percepção de educandos e licenciandos dos cursos de Ciências.
MATI, Emmeline Salume. Trajetórias de educadores construídas na Educação de Jovens e Adultos: experiências e significados.
MIRANDA, Joseval dos Reis Miranda. O currículo da formação inicial de professores que atuam na educação de jovens e adultos: do concebido ao vivido.
SANTOS, Misiara Neves dos. A formação do educador de jovens e adultos na rede municipal de Boa Vista.
SILVA, Giane Maria da. Concepções de leitura em práticas de letramento na Educação de Jovens e Adultos do meio rural.
SILVA, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues. Tópicos em História recente da EJA: a formação pela vivência e convivência nos Fóruns Regionais Mineiros.
VITURIANO, Hercilia Maria de Moura. Formação continuada em uma concepção crítico-reflexiva: desafio aos coordenadores formadores de professores nas escolas da rede municipal de São Luís – MA.
XAVIER, Cristiane Fernanda. Cristiane Fernanda Xavier. Gestores escolares e projeto político-pedagógico: desafios e perspectivas para a Educação de Jovens e Adultos.
2009
ALVES, Cláudio Eduardo Resende. CORPOREIDADE: oficina de formação para professores da Educação de Jovens e Adultos.
CAMPOS, Ana Maria de. Diálogos com quem ousa educar, educando-se – a formação de educadores a partir de uma experiência de Educação Popular.
FERREIRA, Liberace Maria Ramos. Educação de Jovens e Adultos: desafio do trabalho docente voluntário.
LIMA, Adriana dos Santos Marmori. Programa Topa/Uneb e a formação de professores alfabetizadores: possibilidades de inserção das TIC na alfabetização de jovens e adultos na Bahia.
SIMÕES, Lucy Conceição. Formação de professores alfabetizadores em contexto de HTPC.
História
2001
GÓES, Marina Piza de Sampaio. Educação Popular: a Experiência do Conselho de Escolas de Trabalhadores
GUARATO, Mônica. Alfabetização de adultos: a experiência do MOBRAL no município de Uberlândia – MG (1971 – 1985)
2002
BORGES, Heloisa da Silva. Educação de Jovens e Adultos em Manaus: uma análise da implantação da gestão da qualidade e as alternações na política da educação de jovens e adultos na SEMED
MOURA, Maria da Glória Carvalho. Educação de jovens e adultos no Piauí: 1970/2000.
SILVEIRA, Maria da Graça Tavares. Política de Recursos Humanos para a educação de jovens e adultos em Instituições de Ensino Superior: um estudo de caso do PREPESUFSC (1997-2000)
2003
LIMA, Maria Roberto de. A Fundação EDUCAR na Paraíba: histórias e memórias
SANTOS, José Jackson Reis dos. Práticas Pedagógicas crítico-emancipatórias: uma experiência em educação de pessoas jovens, adultas e idosas.
2004
CAMPOS, Joselaine Aparecida. Educação de Jovens e Adultos no Período de 1994 a 2002
CERIOLI, Jaine Maria de Farias. Resgatando uma história: a educação em Lagoa Vermelha
LAWAND, Diogenes Nicolau. Memória e ensino de história: uma experiência na educação de jovens e adultos
SANTANA, Lucilene Silva. A construção dos sujeitos na Educação de Jovens e Adultos do Centro de Ensino Fundamental 17 de Taguatinga
2005
CARRIL, Maria da Graça Pimentel. O futuro das escolas públicas estaduais no período noturno – o comportamento da demanda do ensino médio na cidade de Santos – 1995 a 2004
CHILANTE, Edineia Fatima Navarro. A educação de jovens e adultos brasileiros pós-1990: reparação, equalizaçãoe qualificação
POLONI, Maria José. Educação de jovens e adultos: do discurso legal ao real
SILVA, Maria de Nazaré Barbosa da. A educação de jovens e adultos no estado do Amazonas (2000-2003)
WADI, Naíma Marmit. Educação de jovens e adultos: práticas, histórias e narrativas biográficas
2006
BARBOZA, Andressa Cristina Coutinho. Cartilha do operário: alfabetização de adolescentes e adultos em São Paulo (1920-1930)
BERARDIM, Márcio Luiz. Da escolaridade tardia à educação necessária: estudo das contradições na EJA de Guarapuava.
CARVALHO, Marcelo Pagliosa. A Educação de Jovens e Adultos nas gestões Covas-Alckmin (1995-2005): o que virá depois?
LAUANDE, Eduardo Andre Risuenho. A educação de jovens e adultos e os agricultores familiares estudantes de Mocajuba/ /PA.
LIMA, Ivana Maria Medeiros de. O fórum de educação de jovens e adultos do estado da Paraiba: uma avaliação dos primeiros cinco anos de existência (1999-2004)
Identidade
2000
PASQUALOTTO, Maria Marlene do Carmo. Educação para o aluno trabalhador com dificuldades de frequentar o Ensino Regular
2001
AQUINO, Gislaine Maria G.. O olhar do aluno adulto sobre sua trajetória: (re)significando o ensinar e aprender
FILHO, Galdino Toscano de Brito. Ensino noturno: influência das condições sociais no fracasso escolar
OLIVEIRA, Ivani de Lourdes Marchesi de. Do mito da igualdade à realidade da discriminação: desvelações/revelações, construções/desconstruções entre alunos trabalhadores
PENTEADO, Clea. A arte e a educação na escola: os caminhos da apresiação estética dos jovens e adultos
SANTOS, Geovania Lúcia dos. Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção em um programa de educação de jovens e adultos das camadas populares
2002
CHAMARRO, Carla Cristine Wittmann. Alegria na escola noturna: um sonho possível!
COELHO, Elisabeth Soares. Escola para adultos uma valorização à vida
MOURA, Ana Paula de Abreu Costa de. Virando massas, descobrindo palavras, misturando saberes: operários, professora e pesquisadora em construção
2003
CASTAGNOLLI, Ivane Beatriz Pasetti. Educação de jovens e adultos: um caminho para cidadania
CHAGAS, Marcos Antonio Macedo das. Educação de jovens e adultos: a experiência do PEJ no município do Rio de Janeiro
PADILHA, Sirlei Voltando à escola: um estudo da questão com os alunos do curso de educação de jovens e adultos
RAPHAEL, Andréia de Lima. O aluno-adulto: conhecendo o sujeito psicossocial
WAJMAN, Sergio. O SABER DO ADULTO VAI À ESCOLA: UM CONVITE À REFLEXÃO
2004
CABANELAS, Lakné Tenfuss Campbell Bravo Guimarães. Educação de jovens e adultos: leniência ou necessidade?
OLIVEIRA, Mario Sérgio Teixeira de. A diáspora nordestina e a escola: entre a dispersão e o encontro
WEIDUSCHAT, Edith. Marcha Forçada: Um Estudo sobre Práticas e Representações do Aluno do CEJA
2005
ABREU, Arly Sylvia Nazar de. Educação de jovens e adultos e sua reintegração no processo sócio cultural
CARVALHO, Wilma Martins. O que aprendo na escola é o que uso na vida?
MARTINS, Airam Regina de Aquino. Educação de jovens e adultos: expectativas na busca pela escola
PAIM, Jussara Ferreira. Há vida para além da sala de aula: um estudo sobre a identidade do aluno de EJA
SILVA, Suely dos Santos. Educação de jovens e adultos: implicações da escolarização básica noturna e tardia
TOLEDO, Elizete Oliveira de Andrade. A escolarização de jovens e adultos trabalhadores no município de Carangola/MG
2006
DIAS, Vera Lúcia Catoto. Capulanas na sala de aula: os sentidos da formação de educadores(as) em Moçambique
FORTES, Maria Carolina. Adultos, escolarização e trajetórias de vida:compreendendo sentidos
GOMES, Geisa Genaro. Educação de jovens e adultos: o que desejam os alunos, o que pretendem as professoras
HENN. Iara Aquino. Sujeitos de conhecimento, cultura e poder: educação de pessoas jovens e adultas
MARTINS, Ana Paula. A Escola, a ruptura, o retorno: A educação de Jovens e adultos
MOTTA FILHO, Irineu. Atitudes e procedimentos de alunos da educação de jovens e adultos frente à resolução de problemas
OLIVEIRA, Ana Célia. Grupo escolar municipal noturno de Sorocaba (1937 – 1945)
SZANTO, Janyssa Oliveira. Psicologia e educação de jovens e adultos: histórias de vida e caminhos percorridos pelos jovens que voltaram à escola
OLIVEIRA, Valeria Nunes Costa de. A constituição dos sujeitos na educação de jovens e adultos: o poder, saber e sentir em uma escola pública de Ceilândia – D.F
PRIGOL, Cassilda Salete. Tempos e espaços de produção de saberes de alunos da educação de jovens e adultos (EJA)
RODRIGUES, Cristiane Aparecida Lopes. O retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos
XAVIER, Ana Maria Feijó Bório. Uma experiência de educação colaborativa e continuada com jovens e adultos
2007
COURA, Isamara Grazielle Martins. A terceira idade na educação de jovens e adultos: expectativas e motivações
LUCIO, Iara Silva. Os significados da alfabetização e do letramento para adultos e alfabetizados.
2008
ANJOS, Rosangela Xavier dos. . Variante nordestina na Educação de Jovens e Adultos: a visão do aluno.
SILVA, Edite Maria da. Trajetória escolar e de vida de egressos do Programa AJABahia: herdeiros de um legado de privações e resistências – Lajinha – Conceição do Coité – Bahia.
Juventude
2000
ARAÚJO, Maria Carla de Avila. Vivências escolares de jovens de uma bairro da periferia de Belo Horizonte: um estudo exploratório das marcas da violência na constituição de suas identidades
2001
RODRIGUES, Dirce Spedo. O ensino médio como fator de empregabilidade entre jovens das camadas populares, por meio de depoimentos pessoais
2002
AGUIAR, Eliane Nascimento de. A inserção dos jovens no mercado de trabalho (enfoque sobre os valores e princípios morais que regem essa inserção pesquisando os valores dos alunos do enino médio do Colégio Pedro II – unidade de São Cristóvão III – RJ)
BATISTA, Liliane Petris. Os jovens de periferia e a escola pública: um estudo de caso.
2003
STOELBEN, Isaber Cristina Velasques. Juvenilidade, saber e violência: uma leitura da realidade escolar
2005
NAVARRO, Karina da Motta. O significado da escola para o jovem estudante do ensino médio noturno
2006
ANTUNES, Maria da Penha Fornanciari. Educação da juventude em espaços urbanos: jovens na praça pública em Cáceres-MT
SZANTO, Janyssa Oliveira. Psicologia e educação de jovens e adultos: histórias de vida e caminhos percorridos pelos jovens que voltaram à escola
TERRIBELLE, Alexssandra de Oliveira. Juventude, Trabalho e Ensino Noturno: um estudo sobre os jovens da periferia de GoiâniaJuventude, trabalho e ensino noturno: um estudo sobre os jovens da periferia de Goiânia
2007
MORENO, Rosangela Carrilo. As mutações da experiência militante: um estudo a partir do movimento hip hop de Campinas, São Paulo.
VALE, Zoe Margarida Chaves. Encontros e desencontros entre jovens e a escola: sentidos da experiência escolar na educação de jovens e adultos – EJA.
2009
BORGHI, Idalina Souza Mascarenhas. Juventude na Educação de Jovens e Adultos: novos sujeitos num velho cenário.
2010
DINIZ, Cláudio Homero. A Evasão/interrupção dos alunos adolescentes do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) em um CIEP da Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro.
Metodologia/ Didática geral
2001
BARCZEWSKI, Rosangela de Lima Freitas. A socialização do conhecimento na educação de jovens e adultos
CARDOSO, Edson Alves. Uma análise da perpsectiva do professor sobre o currículo de Matemática na EJA
LIMA, Lúcia Leocádia Veiga. A ação educativa com jovens e audltos: um estudo das significações do currículo no “lugar” sala de aula na experiência do SEJA – POA
MOURA, Dayse Cabral de. Por trás das letras: as concepções e práticas de ensino do sistema de notação alfabética na EJA
2002
ANFILO, Graça Ane Hauer. O Currículo de Educação de Jovens e Adultos: Um Estudo da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa
MARTINS, Cecília Nascimento. Metodologias da alfabetização de adultos: análise de resultados e experiências
2003
CAVALCANTE, Márcia Helena Koboldt. Nas Tessituras da Educação de Jovens e Adultos: Identidade Cultural, Currículo e o Projeto Escola Zé Peão
SANTOS, Enio José Serra dos. O regular noturno de Angra dos Reis: uma nova proposta para uma escola de jovens e adultos trabalhadores
2004
CASTILHO, Ana Paula Leite. A complexidade da avaliação formativa na educação de jovens e adultos trabalhadores
EUGENIO, Benedito Gonçalves. O currículo na educação de jovens e adultos: entre o formal e cotidiano em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte
FORAMIGLIO, Maria Cristiane Munhoz. Experenciar o diálogo: uma ação pedagógica na educação de jovens e adultos
LUCAS, Karin Adriane Hugo. O currículo na Educação de Jovens e Adultos: Uma Experiência de Construção Coletiva
MAGAGNA, Beatriz Elaine Picini. Um currículo para educar o jovem e o adulto: reflexões sobre a prática pedagógica no programa Sorocaba e região 100 analfabetos
PEREIRA, Rosana Horta Tavares. Estratégias do ensino de leitura utilizadas em sala de jovens de jovens e adultos do ensino médio
2005
ALBERNAZ, Roselaine Machado. Problematizando a prática pedagógica do Ensino Médio para adultos: espaço de possibilidade para uma formação integral?
GOMES, Ivanildo do Socorro Mendes. A Política Curricular Brasileira para a Educação de Jovens e Adultos: Um Estudo Sobre as Diretrizes e Propostas Curriculares Elaboradas Durante o Governo Fernando Henrique Cardoso
NETO, Francisco de Campos Pacheco. Mundo do trabalho e sala de aula: suas relações na construção curricular
NUHRICH, Soraia Liégi. Educação de Pessoas Jovens e Adultas: um olhar investigativo sobre uma proposta curricular
SOARES, Viani da Silva. O que é a Educação de Jovens e Adultos tem? A Prática Ccurricular em Torno do Saber Comum de Educandos do Curso de Aceleração
TAKEUCHI, Márcia Regina. Análise Material de Livros Didáticos para Educação de Jovens e Adultos
2006
ARRUDA, Maria Ivone Calado de. A dinâmica de grupo: uma metodologia para aprodução de textos orais e escritos
BRITO, Sandra Regina Cardoso de. Regular noturno: possibilidade de reinvenção – Uma experiência em Angra dos Reis
FIAMONCINI, Diane Ivanise. A inserção da dimensão ambiental num programa de educação de jovens e adultos
HOLMES, Maria de Fátima Mendonça. Prática pedagógica mediada pela ludicidade na educação de jovens e adultos
MUENCHEN, Cristiane. Configurações curriculares mediante o enfoque CTS: desafios a serem enfrentados na EJA
SCHARF, Dalva Mendes. Avaliação da Aprendizagem em um programa de EJA: o processo de elaboração de uma prática pedagógica
2007
AZEVEDO, Benedita Aparecida de. Materiais didáticos para classes de educação de jovens e adultos na visão de professoras
2008
BALIVIERA, Silvana de Castro Monteiro. Estratégias de ensino de leitura: um caminho para melhorar as aulas de leitura para os estudantes da EJA.
BERNARDINO, Adair José. Concepção de cultura, trabalho e tempo dos professores de EJA.
BEZERRA, Jose Enildo Elias. A abordagem da oralidade na proposta pedagógica e no diário de classe da Secretaria de Educação da Cidade do Recife – PE.
PEREIRA, Daniele Esteves. . Globos e mapas ao alcance das mãos: ensino de matemática numa perspectiva de alfabetização funcional na EJA.
PUGA, Cecília Maria Lopes. A Educação de Jovens e Adultos (EJA): a inclusão social pelos caminhos da leitura.
RODRIGUES, Thiago Donda. A Etnomatemática no contexto do ensino inclusivo: possibilidades e desafios.
SILVA, Margarete Fátima Pauletto Sales e. . Práticas de leitura e letramento em uma sala de EJA em Rondonópolis-MT.
SUBTIL, Carla Inês de Camargo. . Aspectos socioculturais e registro ortográfico de alunos com defasagem idade-série.
TAVARES, Ana Verônica Lima. A intervenção didática em produções escritas de jovens e adultos.
2009
FELIX, Chrisley Soares. Coleção Literatura para Todos: análise das obras em função do público da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
GOVEIA, Clarice de Paula. Eventos de letramento científico promovidos pela interação de jovens e adultos com a leitura e a escrita de textos de ficção científica.
PINTO, Aldeniz dos Santos. . Os gêneros no livro didático de língua portuguesa das telessalas do Projeto Travessia.
2010
SILVA, Sirlene Souza e. Uma experiência de sucesso: relato da construção de um currículo interdisciplinar para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na escola pública.
Mídia, Informática e EJA
2001
ALVES, Evandro. Escrita digital e educação de jovens e adultos: produzindo sentidos num encontro inusitado
FLAUZINO, Simone. Uma proposta digital para escolarização de jovens e adultos: Luz das Letras – um software para a cidadania
WANDERER, Fernanda. Educação de jovens e adultos e produtos da mídia: possibilidades de um processo pedagógico etnomatemático
2002
ANDRADE, Karla Maria Santos de. Representações de alunos em uma proposta teleducativa: o Telecurso 2000
ROPOLI, Edilene Aparecida. O trabalho com projetos e o uso da informática na educação de adultos – uma análise do Programa Integrar
2003
CRUZ, Daniel Adelino Costa Oliveira da. A língua inglesa em situação de trabalho: Inclusão ou exclusão social? Uma abordagem discursiva da disciplina inglês do projeto de educação a distância Telecurso 2000
LOSADA, Márcia. Que bicho é esse? Jovens do EJA em interação com o computador
MATA, Adriana Santos da. Telecurso 2000: “dando oportunidades iguais a quem a vida deu caminhos diferentes”.
PAZ, Carolina Rodrigues. Comunidade EJA on-line:uma proposta para integração dos profissionais e pesquisadores da educação de jovens e adultos (EJA) na web
SOUZA, Maria Cleusa de. Práticas docentes interdisciplinares de uma professora de educação de jovens e adultos na modalidade telecurso 2000
2004
LIMA, Cleide Rodrigues da Pádua. A universidade e a práxis pedagógica do monitor do Telecurso: repensando a prática docente
NASCIMENTO, Eula Regina Lima. Avaliação da Aprendizagem na Alfabetização de Jovens e Adultos: o caso do Programa do Rádio na Paraíba
2005
FERNANDES, Jarina Rodrigues. O computador na educação de jovens e adultos: sentidos e caminhos
FERREIRA, Jalmira Linhares Damasceno. Alfabetização nas Ondas do Rádio: Materiais didáticos e práticas culturais
MATTEL, Raquel Cristiane Lot de. Telecurso 2000: um desafio para educador e uma conquista para o educando
SANTOS, Iva Autina Cavalcante Lima. Letramento digital de analfabetos por intermedio do uso da Internet
SENE, Vilson José de. Educação e certificação escolar de trabalhadores adultos quem ganha o quê?
TORRES, Maria Madalena. Cinema – a língua da realidade – na Alfabetização de Jovens e Adultos
VIEZZER, Simoni. Aprendendo a ler/ver Televisão na Educação de Jovens e Adultos: desafios e possibilidades
2006
DAUD, Denise da Costa Neves. A Relação entre a Hipermídia e a aprendizagem: Uma Abordagem Construtivista
GOLÇALVES, Becky Henriette. O uso do computador na alfabetização e pós-alfabetização de jovens e adultos
PEREIRA, José Ronaldo. Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: um estudo sobre a aprendizagem na telessala
2007
FEITOSA, Sara Alves. Televisão e juventude sem terra: mediações e modos de subjetivação.
GONÇALVES, Becky Henriette. O uso do computador, a alfabetização e a pós-alfabetização: o que dizem educando/as do MOVA.
2008
CRUZ, Regina Mara Ribeiro. Limites e possibilidades das tecnologias digitais na Educação de Jovens e Adultos.
GONTIJO, Cynthia Rúbia Braga. Tecnologias de informação e de comunicação na educação de jovens e adultos.
NAPOLES, Neusa Nogueira. O uso das tecnologias de informação e comunicação na Educação de Jovens e Adultos: visão de alunos e professores de uma escola municipal de Belo Horizonte.
MST
2000
BRANDÃO, Elias Canto. Educação e Consciência: O Desenvolvimento da Consciência Sócio-Politíco dos Trabalhadores Rurais Assentados
FERNANDES, Debora Regina de Oliveira. Educação no campo: o caso do Assentamento Dona Helena
GOMES, Rita de Cássia Guarezi. Educação a distância: uma alternativa para a formação de professores e demais profissionais na sociedade do conhecimento
HOLANDA, Maria Iolanda Maia. A construção da identidade coletiva dos sem-terra: um estudo a partir do cotidiano dos alunos do PRONERA
2002
CAVALCANTE, Rita de Cássia. Aprendizes da terra: a voz e a resistência do MST na Paraíba
SOUZA, Sandro Soares de. Eventos de letramento e portadores textuais: a educação de jovens e adultos sem terra no assentamento ‘CHE GUEVARA’ do MST (OCARA/CE)
2003
ALVARINO, Josué Viana. O processo de alfabetização de jovens e adultos nos assentamentos da reforma agrária na região extremo-norte/ES: 1999-2000..
MINUSSI, Rosimeri Peruzo Morél. A Educação de jovens e adultos através da pedagogia de alternância no estremo sul catarinense
RODRIGUES, Giovana de Sousa. A alfabetização de jovens e adultos do MST, na perspectiva das variedades linguísticas.
SANTOS, Ramofly Bicalho dos. Alfabetização de jovens e adultos nos assentamentos e acampamentos do MST na baixada fluminense
SILVA, Samuel Ramos da. Movimento, comunicação e linguagem na educação de jovens e adultos no MST
2004
LENZI, Lúcia Helena Correa. Um (Re)trato pedagógico a partir do olhar de educadores/as de jovens e adultos do MST
2005
SANTOS, Antonia Fernanda da Silva. O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária e a Importância da Escolarização na Opinião de Assentados Rurais do Sertão do Estado de Sergipe.
2006
LIMA, Lillyan Pereira de. Ocupar, resistir e produzir também na educação”: Uma análise da configuração textual de um material didático produzido pelo movimento dos trabalhadores rurais sem terra.
Outras temáticas
2002
LEME, José Antonio Gonçalves. A cela de aula: tirando a pena com letras. Uma reflexão sobre o sentido da educação nos presídios
SILVA, Flavio Luiz da. Reflexões sobre a influência do espaço arquitetônico escolar a educação
2003
LIMA, Raquel Aparecida de. Qualidade de vida em nível local: estudo de caso do centro de educação de jovens e adultos (CEJA – IATAJAÍ/SC)
SILVA, Eduardo Jorge Lopes da. O fórum de educação de jovens e adultos do estado da Paraíba: uma nova configuração em movimentos sociais
XAVIER, Marcia Rejania Souza. Educação e religião: os entre-lugares da educação de adultos na ação educativa do PEACE
2004
LOPES, Paula da Silva Vidal Cid. Imaginário Social e Resgate da Memória cultural e Afetiva na comunidade de Rio das Pedras (Uma proposta para educação de jovens e adultos).
MUNEYMNE, Jhones Macário da Silva. A Educação de jovens e adultos no Sistema Penitenciário de Manaus: estudo de caso na cadeia pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa
SANTOS, Janete Pedrinha Fink dos. Os quatro pilares propostos pelo relatório delors e a educação de jovens e adultos
SILVA,Carlos Tadeu da. Do Universo da Angústia ao Drama Agrolunar ? um Estudo de um curso de Educação de Jovens e Adultos
SILVA, Maria da Conceição Valença da. A prática docente da EJA: o caso da Penitenciária Juiz Plácido de Souza em Caruaru
2006
GOMES, Dinorá de Castro. A ‘Escola Municipal Flor do Cerrado’: uma experiência de educação de adolescentes, jovens e adultos em Goiânia
GOMES, Jeedir Rodrigues de Jesus. Concepção cotidianas e científicas sobre competição na educação de jovens e adultos
GUERRA, Monica Galante Gorini. Conselho de Classe: que espaço é esse?
OLIVEIRA, Valeria Nunes Costa de. A constituição dos sujeitos na educação de jovens e adultos: o poder, saber e sentir em uma escola pública de Ceilândia – D.F.
RAMOS, Maria Aparecida Gomes. A influência da religião na construção de vínculos sociais de adolescentes, jovens e adultos da escola noturna
STIVAL, Edivana Maria. Educação de jovens e adultos: representações discursivas
2007
BINS, Katiuscha Lara Genro. Aspectos psico-sócio-culturais envolvidos na alfabetização de jovens e adultos deficientes mentais
ALVES, Eliana Maria Sarreta. O idoso na sala de aula: um novo ator.
ANTUNES, Denise Dalpiaz. Relatos significativos de professores e alunos na Educação de jovens e adultos e sua auto-imagem e auto-estima.
MOREIRA, Dayse Aline. Migração, Escolarização e os Alunos de Educação de Jovens e Adultos
NOBRE, Alena Pimentel Mello Cabral. Realismo nominal e consciência metalinguística no processo de alfabetização de adultos e crianças.
2008
CALORE, Aira Casagrande de Oliveira. As “Ticas” de “Matema” de cegos sob o viés institucional: da integração à inclusão”.
COSTA, Patrícia Claudia. Sem medo de ser falante: conquistas da oralidade por educandas idosas no MOVA-Guarulhos.
GUEDES, Edinalda. Avaliação de uma experiência diferenciada de Educação de Jovens e Adultos.
SANTOS, Glauria Janaina dos. Pedagogia das emoções: uma compreensão da dimensão emocional da Educação Profissional de jovens e adultos.
TAVEIRA, Cristiane Correia. Representações sociais de professores sobre a inclusão de alunos com deficiência em turmas regulares.
2009
ALVISI, Cíntia. Desenhos curriculares na Educação de Jovens e Adultos: desafios plurais.
CARIAS, Aurelina de Jesus Cruz. Transformando as velhas formas do viver: o desafio da permanência dos alunos adultos no ensino noturno.
GUIMARÃES, Rita de Cássia Carraro. . Voltar à escola: o perfil social e as expectativas de alunos da Educação de Jovens e Adultos.
TOMAINO, Giorgia Caroline. Do ensino especializado à Educação de Jovens e Adultos: análise das trajetórias escolares na perspectiva dos alunos, familiares e professores.
TOMAZ, Lucilene Macedo Balmant. Fracasso escolar: um estudo sobre o sentido atribuido por estudantes da EJA.
2010
KUTTER, Ana Paula Zandonai. A educação em ciências biológicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA): uma experiência etnográfica na escola.
Políticas Educacionais
2000
PIERRO, Maria Clara Di. As políticas públicas de educação básica de jovens e adultos no Brasil do período 1985/1999
2001
TEHCHERANI, Marisete Mazurek. Estudo da educação básica de jovens e adultos para o ensino médio na rede pública estadual na cidade de Ponta Grossa
VENTURA, Jaqueline Pereira. O PLANFOR e a educação de jovens e adultos trabalhadores: a subalternidade reiterada
2002
BOFF, Leonir Amantino. As políticas públicas de educação de jovens e adultos no estado de Mato Grosso
BORGES, Heloisa da Silva. Educação de jovens e adultos em Manaus: uma análise da implementação da gestão da qualidade total e as alterações na política da educação de jovens e adultos na SEMED
FERNANDES, Sheila Maria Pereira. Política de Educação para Jovens e Adultos – os desafios para implementação e a Manutenção do PMEA no Município de Uberlândia-MG (anos 1980-2000)
MARQUES, Maria José Telles Franco. As políticas públicas para a educação de jovens e adultos no município de Dourados-MS (1996-2000)
MARTINS, Ana Cristina Fernandes. As políticas em educação de jovens e adultos: reflexões sobre as ações do programa alfabetização solidária desenvolvidas através da universidade do amazonas
REIS, Cacilda Ferreira dos. Análise da Experiência dos Egressos dos Cursos Profissionalizantes do CEFET-Bahia Unidade de Barreiras
2003
AMARAL, Wagner Roberto do. A política da educação de jovens e adultos desenvolvida pela APEART do Paraná: recontando sua história e seus princípios, seus passos e (des) compassos
FARIA, Adriana Medeiros. O processo de constituição de políticas públicas para formação de educadores de jovens e adultos experiências formativas na cidade de São Paulo no período de 1989 a 2000
FERNANDES, Andrea da Paixão. Os empresários como atores educativos: uma aproximação crítica à redefinição da relação trabalho e educação no contexto das políticas neoliberais
LIMA, Maria Roberto de. A Fundação EDUCAR na Paraíba: histórias e memórias
MIGLIORATI, Giuseppe. Descentralização e política educacional para jovens e adultos: estudo de caso em São Gonçalo do Amarante
MOLINA, Mônica Castagna. A contribuição do Pronera na construção de políticas públicas de educação do campo e desenvolvimento sustentável
PALITEIRO, Paula Maria de Sá Alves. A educação de adultos nas políticas públicas em
Portugal: o período da construção européia
SILVA, Ronaldo Marques da. O pensar e o fazer dos educadores de jovens e adultos frente às políticas educacionais em Itacoatiara e Urucurituba – (1999 – 2002)
SORDI, Luiz Carlos. Atuação dos alunos e egressos da Educação de jovens e adultos (EJA), nas organizações comunitárias do município de Chapecó/SC
2004
CARLI, Solange Auxiliadora Souza. Políticas para a educação de jovens e adultos (EJA) no Sistema de Ensino de Belo Horizonte no período de 1990/2000: ordenamentos legais e efetivação institucional
NOGUEIRA, Renata de Menezes. Reflexões sobre a política de formação docente em Guarulhos: com a palavra os professores de EJA
OLIVEIRA, Carla Regina de. O FUNDEF e o financiamento das políticas educacionais no município de Santo André 1997/2000
ORQUIZ, Isabel Cristina de Aguiar. Políticas públicas na educação de jovens e adultos: Programa Alfabetização Solidária
RAIMANN, Elizabeth Gottschalg. Políticas e práticas na educação de jovens e adultos sob um olhar foucaltiano
VOLPE, Geruza Cristina Meirelles. O direito à educação de jovens e adultosem municípios mineiros: entre proclamações e realizações
2005
BARREYRO, Gladys Beatriz. Políticas sociais e educação: o Programa Alfabetização Solidária e a participação das instituições de ensino superior na sua implementação
CARDOSO, Marcio Plastina. Estudantes em Angra, mão-de-obra dos reis (política públicas municipal para a educação de jovens e adultos de Angra dos reis no período de 2000-2004)
GOMES, Ivanildo do Socorro Mendes. A Política Curricular Brasileira para a Educação de Jovens e Adultos: Um Estudo Sobre as Diretrizes e Propostas Curriculares Elaboradas Durante o Governo Fernando Henrique Cardoso
SOUZA, Patricia Portela Fernandes de. Entre o discurso das políticas sociais e as práticas de jovens em um bairro popular de Salvador: o caso do Alto das Pombas
2006
ARAÚJO, José Carlos Ferreira. As Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos no Município de Belém no período de 1997 a 2004
CALDEIRA, Liliam Cristina. Políticas públicas e prática escolar de educação de jovens e adultos: uma análise de textos e contextos
CARVALHO, Marcelo Pagliosa. A Educação de Jovens e Adultos nas gestões Covas-Alckmin (1995-2005): o que virá depois?
LIMA, Marcos Aurélio Alves de. Educação de Jovens e Adultos: uma parceria entre o Estado e a Sociedade Organizada
RIBAS, Eneida. Políticas educacionais e a formação do professor da educação de jovens e adultos
SILVA, Floriano Barboza. Políticas públicas na educação: projeto de articulação do Ensino Médio do SESI
2007
BARRETO, Carla Alessandra. Políticas públicas e vínculos privados: uma análise do novo padrão de ação estatal na Educação de Jovens e Adultos em Araraquara.
2008
FUNARI, Sueli. Caminhos da educação de adultos no município de São Paulo: o livro didático e a abordagem do texto literário.
PEREIRA, Fabíola Andrade. A educação de pessoas jovens e adultas e a cidadania no campo: um olhar sobre o Pronera no Norte do Tocantis.
SANTOS, FabÍola Silva dos. Política de alfabetização de jovens e adultos de Mato Grosso do Sul: a experiência do Movimento de Alfabetização – Mova/MS (1999/2006).
SILVA, Marcelo Pessoa da. Avaliação de impacto utilizando registros administrativos e dados secundários: experiência do Programa Brasil Alfabetizado.
TUREZO, José Geraldo. Um passo a mais na alfabetização de adultos trabalhadores: um estudo sobre os programas do MOBRAL na Escola Estadual Macedo Soares (Campo Largo – Paraná, décadas de 1970 e 1980).
2009
BEATRICI, Alexandra Ferronato. A Educação de Jovens e Adultos: do legado histórico aos debates na década da educação.
MARTINS, Venâncio José. Inflexões, avanços, continuidades, retrocessos – as conferências internacionais de educação de adultos do século XX (CONFINTEAS): suas concepções e propostas.
URPIA, Maria de Fátima Mota. . Fórum EJA Bahia: implicação na definição da política pública da Educação de Jovens e Adultos.
Programas e Projetos
2000
DANTAS, Suzineide Soares. (IN) formação de leitores: (RE) significando as práticas de leitura na alfabetização de adultos -Projeto Acreditar, Natal/RN
FLORIO, Silvio Luiz de. Estudo de caso: a empresa como órgão educacional e agente de mudanças através da adoção de um programa de alfabetização de adultos
GOMES, Daniela Ignês. Acertando passo e errando o caminho
NEGRI, Alair. A Concepção Dialética da Educação Aplicada a Formação do Alfabetizador: O caso so BBeducar – Programa de alfabetização de Jovens e Adultos do Banco do Brasil
NINA, Virginia da Costa Liebort. Representando a Educação em Pauini – Amazonas em trajetória de descobertas
ZUNTI, Maria Lúcia Grossi Corrêa. A educação de jovens e adultos promovida pelo MOBRAL e Fundação Educar no Espírito Santo de 1970 a 1990: uma análise dos caminhos percorridos entre o legal e o real
2001
AFFONSO, Renina Amaral. A CUT conselheira: tripartidarismo e a formação profissional concepção e práticas sindicais nos anos 90
ATAÍDE, José Irelanio Leite de. Escolaridade Básica e Demandas do Mundo do Trabalho: Um Estudo de campo sobre o PAE (Programa de Aumento de Escolaridade) em um Centro Comunitário na Cidade do Rio de Janeiro
CHODREN, Ivana da Silva. A contribuição do projeto Espaço de Aprender para o processo de letramento de servidores da UFSC
GUIMARÃES, Silvana Mussalim. Trocando lições: (re)vivendo a história do programa de alfabetização de adultos-suplência I de Ribeirão Preto-SP
KRAHE, Inês Bueno. MOVA-PUCRS: enquanto espaço de formação crítico-política
SALDANHA, Leila Maria Lopes Loureiro. Um olhar sobre o programa de educação básica de jovens e adultos implementado pela Secretaria de Educação Municipal da Cidade do Recife/PE (1985/2000)
SALES, Sheila Furtado. Educação de Jovens e Adultos no estado da Bahia – Programa Aceleração I e II
GEOVANIA LÚCIA DOS SANTOS. Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção em um programa de educação de jovens e adultos das camadas populares.
SILVA, Edvaneide Barbosa da. Práticas educativas dos assentados no sudoeste paulista: um olhar sobre o PRONERA – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária
VIEIRA, Márcia Aparecida Lima. Poder Público e Educação de Jovens e Adultos: Alfabetização Solidária, Primeiros Passos de um Programa Antigo.
VIEIRA, Valeria da Silva. Avaliação de um projeto de Educação Não-Formal. O caso do Baía de Guanabara Cultural
2002
ESTRELA, Sósthenis Anacleto. A Escola Dentro Da Fábrica – O Programa de Educação de Jovens e Adultos desenvolvido pelo SESI
JOUGLARD, Rejane Bachini. Em nome da cooperação solidária na promoção da escolarização de jovens e adultos: uma análise do programa educação de jovens e adultos do SESI Pelotas de 1997 A 2000
MÁXIMO, Maria Rosa Sancho Moreira. “PROGRAMA INTEGRAR: EDUCAÇÃO, E RESISTÊNCIA. O Sentido de um Projeto Político Pedagógico Frente a uma Conjuntura de Crescente Exclusão Social de Desemprego
MELLO, Rita Tavares de. Um estudo sobre o letramento no Programa de alfabetização de jovens e adultos (PROAJA) no município de Montes Claros
SANTOS, Iertha Maria dos. Programa Integrar: educação e trabalho na forja da cidadania
SANTOS, Marluce Cavalcanti. Educação e desenvolvimento sustentável: uma análise crítica da experiência do programa de alfabetização solidária no município de Traipu-AL
SILVA, Aparecida Borges dos Santos. Educadores e educadora no projeto SIM: a luta por escolarização no difícil cotidiano vivido
SILVA, Rejane Maria Gomes da. A Universidade Estadual Vale do Acaraú e o Programa Alfabetização Solidária: impactos e conseqüências sociais, políticas e educacionais nos municípios da Região Norte do Estado do Ceará
2003
CARMO, Frederico César do. Educação e Qualificação Profissional: Uma discussão junto aos egressos do PLANFOR em MG
CORAZZA, Maria Aparecida. Universidade e educação de jovens e adultos: Um estudo de caso sobre o Programa alfabetização Solidária
CUNHA, Charles Moreira. O trabalho docente em equipe: tramas e processos vivenciados e significados atribuídos. A experiência do Projeto de educação de Trabalhadores – PET
FILHO, José Nelson Arruda. A experiência do Programa Alfabetização Solidária no município Beberibe – Ceará no período 1998/2002
SEPULVEDA, Francisca Gorete Bezerra. As práticas pedagógicas dos alfabetizadores do programa alfabetização solidária de Igaci, Alagoas: a ótica de uma coordenadora pedagógica setorial
SILVA, Ana Tereza Reis da. O alternativo e o conservador de uma prática educativa: Avaliação crítica do Terra Solidária/CUT-PR na perspectiva dos trabalhadores rurais
PACHECO, Iris Darc da Silva. Avaliação do processo de formação dos professores alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária – PAS, em um município do interior do Ceará, a partir do olhar de uma coordenadora setorial
RODRIGUES Rúbia de Cássia Cavali. O programa de alfabetização solidária no contexto da erradicação do analfabetismo no Brasil
2004
ALMEIDA, Luiz Ricardo Ramalho de. A mediação pedagógica na formação do leitor da educação de jovens e adultos: uma análise do projeto acreditar da secretaria municipal de educação de Natal – RN
CEARON, Nelcida Maria. Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos – PRAJA – Visão do Aluno
CERUTTI, Elizabete. Memórias e histórias de emancipação: movimento educacional gerado através do Programa Alfabetização Solidária em Monte Santo/BA
COSTA, Antonio Claudio Moreira. Os impactos do Pronera no assentamento Reunidas: as relações entre movimento social X universidade X governo federal
FUNES, Antonio Jorge. Programa Sorocaba e região 100 analfabetos: analfabetismo e voluntariado
MACHADO, Flora Prata. Aluno do PEJ: quem é você, por onde você andou?
MILAN, Zeneide Gimenez. A concepção neoliberal de formação profissional para jovens de baixa renda. Estudo do PET/ programa profissão SENAC/SEESP: SOROCABA/VOTORANTIM-SP (2001-2003)
MOLINA, Helder. As metamorfoses do capitalismo e a educação dos trabalhadores: uma análise da política de formação da CUT e do Programa Integrar CNM/RJ
PONTE, Amélia Cristina Elias de. A parceria entre a Universidade Católica de Santos e o Programa Alfabetização Solidária.(1997 – 2002)
SENS, Aracy Santos. Uma proposta teórico-metodológica de estudos sociais para o programa de Alfabetização Solidária : uma experiência cidadã na formação de alfabetizadores
SILVA, Cecília Maria da. Educação de jovens e adultos trabalhadores: a experiência do Programa Integração
SILVA, Josiel Vieira da. A prática pedagógica de professores-alunos em programas de educação de jovens e adultos: da fragilidade da formação inicial à perspectiva de prática reflexiva
2005
BERNARDO, Paula Cristina. Projeto de Educação de Trabalhadores: a educação enquanto direito subjetivo de jovens e adultos em Belo Horizonte
DEUS, Milene Maria Machado de. A Interdisciplinaridade no Projeto Escola Zé Peão: Discursos e Práticas
FALCÃO, Talita Luci Mendes. Alfabetização de jovens e adultos: o programa sorocaba e região 100 analfabetos e os critérios atuais de alfabetização
LEMOS, Luiza de Miranda e. A CUT e a construção da educação integral dos trbalhadores: um estudo de cado do projeto SEMEAR no Rio de Janeiro
MARQUES, Izabel Christina. Programa alfabetização solidária: contribuições da faetec
SANTOS, Cléssia Mara. Gestão na Educação Popular: o caso do CEDEP/Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos no Paranoá- DF.
SILVA, Idabel Nascimento. Educação de Jovens e Adultos em Alagoas: o caso do Projeto Saber
TRAMONTIN, Nelzi Maria. Programa de Alfabetização Solidária: uma perspectiva para educação de jovens e adultos na formação de educadores pelas Instituições de Ensino Superior
2006
AGUIAR, Lucília Maria Barbosa de. O projeto de educação dos trabalhadores– PET – e a construção de uma prática educativa em EJA a partir do movimento sindical
ALVES, Francisca Elenir. Mulheres trabalhadoras, sim. Alunas, por que não? Estudo sobre gênero, trabalho e educação na Bahia
ARAÚJO, Esmeralda Simões. Educação Popular e Extensão Rural: a Experiência do Programa Alfabetização Solidária no Município da Jurema – PE
BENICIO, Maria Luiza Tavares. Percursos da formação: a experiência de formação em serviço no Programa de Educação Juvenil (SME/RJ), no período de 1995-1997
DANTAS, Isis Mota Rodrigues. “Alfabetização de Pessoas Jovens e Adultas: estudo de caso do ALFASOL em Poço Redondo/SE”
FERREIRA, Nadja Valéria dos Santos. Educação socioambiental de jovens e adultos: uma proposta de formação crítico-emancipatória de professores
JUNIOR, Mauro Roque de Souza. Educação na Reforma Agrária: Uma proposta extensionista da UNEB para o PRONERA
KUNRATH, Janis Leonicia. A Formação de Educadores do Mova-SP no Contexto de Educação Popular
POLOTO, Cleonice. O projeto ELOVIDA – Cuiabá-MT, 2001 – 2004: uma leitura pedagógica e política
RIOS, Clara Maria Almeida. Educação de jovens e adultos no Município de Salvador: relação entre a proposta da Secretaria de Educação e a prática docente
RODRIGUES, Lyvia Mauricio. Desafios e possibilidades na Educação de Jovens e Adultos no contexto do Pronera
SOARES, Ozias de Jesus. Para além de uma “incubadora de monstrinhos”: A formação do jovem trabalhador sob a Lei da Aprendizagem
2007
ABBONÍZIO, Aline Cristina de Oliveira. Orientações da parceria entre poder público e organizações sociais no MOVA-SP
KAWAKAMI, Érica Aparecida. Educação de Jovens e Adultos no ensino médio: a implementação da telessala sob o olhar avaliativo dos alunos.
2008
LIMA, José Anastacio de Lima. Trabalho voluntário da educação brasileira: um estudo de caso do Projeto de Educação de Adultos da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará.
2009
FREIRE, Iclair Bessi. Extensão universitária e Educação de Jovens e Adultos: política da universidade ou ação assistencialista.
GOMES, Maria de Fatima Cavalcante. Programa Brasil Alfabetizado: possibilidades e limites na prática de formação do alfabetizador de adultos.
KLINSKI, Claudia dos Santos. Ingresso e Permanência de Alunos com Ensino Médio Concluído no PROEJA do IF SUL Rio Grandense – Campus Charqueadas.
SOEK, Ana Maria. Aspectos contributivos do manual do livro didático do PNLA/2008 na formação do alfabetizador do programa Brasil Alfabetizado.
SILVA, Jamile Delagnelo Fagundes da. Voltei a estudar pela empresa, por mim e pelos meus filhos: sentidos da EJA na empresa na voz de alunos trabalhadores.
Questões Teóricas
2000
CAMPOS, Iane Abiorana. A Interação Verbal em uma Comunidade de Aprendizagem Freireana
2005
CORRAL, Carla Maria Fernandes. Partilhando olhares: perspectivas da arte na educação de jovens e adultos do CMET Paulo Freire
DUTRA, Francisco José Gonçalves. Uma releitura dos princípios políticos e pedagógicos concebidos por Paulo Freire
2006
DUDEQUE, Marcia Leonora. Educação de joevns e adultos e formação de professores: estudo histórico sob o referencial de violência simbólica
OLIVEIRA, Regina Maria Loreto de. A Modalidade no Discurso de Professores de Ensino de Jovens e Adultos sobre a experiência da aprendizagem mediada de Feuerstein
PEREIRA, Maria Rita Nascimento. Paulo Freire ontem e hoje: da origem ao atual discurso do formador em educação de jovens e adultos do Instituto Paulo Freire
2007
SILVA, Jamilastreia Alves da. Educação de Jovens e Adultos: implicações da presença Freireana na prática pedagógica de alfabetizadores.
2009
VIECILI, Gladis Brendler. Compreensões sobre a alfabetização.
Trabalho e educação
2000
COSTA, Jacira Cabocla da. A educação e o trabalho no contexto da escolarização do trabalhador adulto em serviço
DIAS, Deise de Souza. Jovem aluno trabalhador do ensino médio: a articulação entre trabalho e educação
SILVA, Francisco Carlos Lopes da. Escola, Educação profissional e trabalho: um estudo de caso a partir de uma unidade de abrigo
2001
DALSICO, Arali Maiza Parma. Migração: Trabalho e Educação – Na Perspectiva de Pais e Filhos Migrantes
VIEIRA, Olga. SEMU GENTI DA SADI À SECOP: relação educação trabalho formação humana com egressos de cursos profissionalizantes na Ilha Grande dos Marinheiros
2002
MUSIAL, Gilvanice Barbosa da Silva. A temática trabalho na educação de jovens e adultos: um estudo de caso de uma sala de aula de uma escola da rede municipal de educação de Belo Horizonte – RME/BH
2003
BATISTA, Sonia Aparecida Ijano. Para que ensinar literatura para quem carrega saco nas costas?
SILVEIRA, Maria Helena Pupo. Educação e Trabalho no Sistema Prisional: Por quê e para que educar os maus?
2004
SILVA, Ivonete Maria da. Ou trabalha e come ou fica com fome e estude: o trabalho e a não-permanencia de adolescentes, jovens e adultos na escola em Goiania
VILLELA, Ana Lucia de Mattos Barreto. Educação, Trabalho e Perspectivas de Futuro, Segundo Jovens Alunos de uma ONG
2005
SANTOS, Rita Pereira dos. Trajetórias de escolarização de jovens de classes populares: elementos para uma análise da relação sociedade, educação e trabalho
SILVA, Daniela Fernanda Ferreira da. A relação entre o aprendizado e o mundo do trabalho na concepção dos estudantes de Ensino Médio do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos do município de Pinhais – PR
SILVA, Kátia Dumard da. As Representações de Escola Vivenciadas pelos Alunos, Jovens e Adultos, no Ensino Noturno do Município de Teresópolis-RJ, e suas Influências no Trabalho Profissional
2006
ALVAREZ, Thiago Lobato. Trabalho e Educação de Jovens e adultos: Uma avaliação de como os trabalhadores são remunerados de acordo com as diferentes opções de estudo
SOARES, Sonia Ribas de Souza. As Contradições da Vida e do Trabalho dos Alunos da EJA em Porto Alegre – RS. Um Estudo de Caso
SOUZA, Antonio Olavo de. Educação, Ações Sociais e trabalho na Companhia Usina São João
2007
D’OLIVEIRA, Érika Pessanha. Presença do ideário neoliberal nos sentidos e significados sobre trabalho em estudante da educação de jovens e adultos: uma análise sócio-histórica.
VINHA, Tatiana Fonseca. Tecnologia, trabalho e educação: perspectivas, estratégias e trajetórias dos jovens no mercado de trabalho informacional.
2008
COSTA, Cláudia Borges. O trabalhador-aluno da EAJA: desafios no processo ensino-aprendizagem.
VIVIAN, Danise. Mediações pedagógicas: entre a Educação de Jovens e Adultos e o trabalho.
2009
SANTOS, Bárbara Cristina Felismino dos. Pelas mãos das organizações não-governamentais: responsabilidade social empresarial, educação e geração de trabalho e renda.