LILIAM CRISTINA CALDEIRA. Políticas públicas e prática escolar de educação de jovens e adultos: uma análise de textos e contextos.. 01/03/2006

 1v. 143p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): DORALICE APARECIDA PARANZINI GORNI

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA CENTRAL DA UEL

 

Palavras - chave:

 Políticas públicas; Educação de Jovens e Adultos

 

Área(s) do conhecimento: 

 EDUCAÇÃO

 

 Banca examinadora: 

 LEÔNCIO JOSÉ GOMES SOARES

 

 Linha(s) de pesquisa:

 Perspectivas Filosóficas, Históricas e Políticas da Educação  Reflexão sitemática sobre educação a partir da Filosofia da Educação, da História da Educação e das Políticas Educacionais, focalizando os processo pedagógicos e a dinâmica escolar.

 

 Dependência administrativa

  Estadual

 

 Resumo tese/dissertação:

 O presente trabalho teve como objetivo analisar a relação estabelecida entre a perspectiva da Educação de Jovens e Adultos (EJA), presente nos documentos oficiais e a perspectiva que emana da vivência escolar, a partir da visão de educandos e educadores. Para atender a esse objetivo, foi realizado inicialmente um levantamento de literatura acerca do tema, seguido de um resgate do desenvolvimento da EJA no contexto mundial e nacional. Buscou-se também analisar a influência dos organismos internacionais sobre essa modalidade de ensino no Brasil e desvelar as contradições existentes na EJA, assim como seus limites e possibilidades no contexto atual. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, sob a forma de um estudo de caso, em uma escola pública estadual da região de Londrina-PR que, por sua vez, oferta a EJA na modalidade semipresencial. No intuito de conhecer em que medida a perspectiva política dessa modalidade de ensino se materializa na prática educativa, foram realizadas análises de documentos oficiais que a normatizam no Brasil e no Paraná, bem como entrevistas e observações do cotidiano escolar. Os dados coletados foram analisados qualitativamente e os resultados obtidos permitiram identificar tanto proximidades, quanto distanciamentos da EJA produzida no contexto escolar em relação às políticas públicas que a norteiam. Nesta relação foram localizados movimentos de ruptura com as velhas condições de existência da EJA, direcionando-a para a produção de novos contextos e vivências. Também foram reveladas contradições que a aproximam, da sua condição não-formal, cujo sentido foi historicamente delineado. O estudo permitiu localizar elementos em condição de transitoriedade, tanto na esfera das políticas públicas, quanto na materialização da EJA no contexto escolar, denotando, deste modo, um movimento de busca por superação das suas limitações na atualidade.