Roselaine Aquino da Silva. SIGNIFICADO DO
PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE J OVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DE DIFERENTES
ESPAÇOS SOCIAIS. 01/10/2001
1v. 178p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO
Orientador(es): MARIA EMÍLIA AMARAL ENGERS
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA CENTRAL DA PUCRS
Email do autor:
roseas@uol.com.br
Palavras - chave:
EDUCAÇÃO POPULAR; ALFABETIZAÇÃO; MOVIMENTO DE ALFABETIZAÇÃO
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
CARLOS ROGRIGUES BRANDÃO
Linha(s) de pesquisa:
ENSINO E EDUCAÇÃO DE PROFESSORES PRETENDE ESTUDAR O FENÔMENO DO ENSINO, BEM COMO SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE PROFESSORES, PROPORCIONANDO ELEMENTOS PARA TOMADA DE DECISÕES RELATIVAS A TRANSFORMAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
0 presente estudo buscou conhecer os significados do processo de alfabetização, atribuídos pelos educadores ppulares, alfabetizadores de jovens e adultos, que atuam no Movimento de Alfabetização, do Estado do Rio Grande do Sul (MOVA/RS), bem como conhecer como os educadores constróem espaços para propiciar aos seus alunos a apropriação da leitura e da escrita, num contexto sócio-político e econômico. Trata-se de um estudo de caso, amparado no paradigma construtivista. Os dados foram estudados por meio da análise de conteúdo. Foram participantes da investigação educadores(as) populares, alunos(as), além da Coordenadora Regional, Apoiadora Pedagógica e Animadora do MOVA/RS. 0 estudo foi realizado nos bairros Guajuviras e Matias Velho, do município de Canoas. Os resultados apontaram os significados produzidos pelo MOVA/RS e reproduzidos por essas pessoas. Emergiu dai a alfabetização como uma ação libertadora voltada para a leitura do mundo e da realidade, a alfabetização como um direito dos "excluídos", bem como, uma educação que envolve afeto. Um outro fator que emergiu e está relacionado com os demais, diz respeito aos distanciamentos e às aproximações dos significados entre as concepções definidas pelo MOVA/RS e defendidas pelos alfabetizadores. Estes posicionamentos foram observados a partir da análise da organização dos espaços de aprendizagem, das práticas em sala de aula, dos materiais didático-pedagógicos utilizados, bem como dos entrevistados educadores(as) populares, dos educandos(as), dos apoiadores(as) pedagógicos populares, dos animadores(as) populares de alfabetização, dos coordenadores(as) regionais e outras pessoas envolvidas neste Movimento.