Arly Sylvia Nazar de Abreu. Educação
de jovens e adultos e sua reintegração no processo sócio cultural. 01/05/2005
1v. 134p. Mestrado.
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS - SEMIÓTICA, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO
Orientador(es):
Marisa Del Cioppo Elias
Biblioteca Depositaria: Universidade Braz
Cubas
Palavras
- chave:
Educação, Jovens e Adultos, Facilitadores e Dificultadores
Área(s)
do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca
examinadora:
Maria Celina Teixeira Vieira
Marisa Del Cioppo
Elias
Rosália Maria Netto Prados
Linha(s)
de pesquisa:
O papel das multilinguagens
das tecnologias da inform na educação Engloba as pesquisas
e a criação de materiais pedagógicos coetâneos às
linguagens das tecnologias da informação nas quais eles são pensados
Dependência
administrativa
Particular
Resumo
tese/dissertação:
O tema desta dissertação, Educação de Jovens e
Adultos e sua Reintegração no Processo Sócio-cultural, é
relevante por se tratar de uma pesquisa que tem como objetivo analisar
as causas e dificuldades sociais e o processo de aprendizagem que levam esse
segmento a não cursar, na idade correta, os anos iniciais do Ensino
Fundamental. Para a coleta de dados utilizou-se
questionários, com perguntas abertas, fechadas e mistas, aplicados aos jovens e
adultos, e, também, aos professores que atuam nesta área. Os sujeitos foram
escolhidos aleatoriamente, sendo sessenta e dois alunos e sete professores. A
partir do levantamento do perfil sócio-econômico dos respondentes, realizou-se
uma análise qualitativa que permitiu identificar as causas pelas quais os
sujeitos deixaram de frequentar a escola no período
regular, os motivos de seu retorno à escolaridade, bem como os elementos dificultadores como: cansaço, o método e, sobretudo, o
processo ensino-aprendizagem. Após análise cuidadosa, pode-se, ainda,
identificar o comprometimento dos docentes e a busca de estratégias
diferenciadas para o ensino-aprendizagem como facilitadores para que os jovens
e adultos sintam-se motivados a permanecer na escola. Mediante os resultados
apresenta-se um panorama da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e reflete-se
sobre a possibilidade de buscar caminhos para superar as dificuldades neste
processo, que deve ser visto e realizado como um trabalho em parceria, envolvendo
os vários setores da sociedade: Estado, empresas, escola, professores e
comunidade.