Jalmira Linhares Damasceno Ferreira. Alfabetização nas Ondas do Rádio: Materiais didáticos e práticas culturais. 01/10/2005

 1v. 120p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Timothy Denis Ireland

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFPB/Biblioteca do Centro de Educação

 

Palavras - chave:

 Alfabetização-Ondas-Rádio-Materiais-Didáticos-Culturais

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Antônio Carlos Ferreira Pinheiro

 

 Osmar Fávero

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Este trabalho investiga os materiais didáticos do Programa Escola do Rádio, uma proposta de alfabetização à distância direcionada a pessoas jovens e adultas implementada no Estado da Paraíba no ano de 2002. A investigação buscou perceber as relações entre as práticas culturais da cidade de Guarabira/PB e os materiais didáticos que os sujeitos alfabetizandos fizeram uso. O referido estudo objetivou responder a seguinte questão: os materiais didáticos utilizados pela Escola do Rádio para alfabetizar jovens e adultos ao sugerir a apropriação da leitura e da escrita considerou as práticas culturais do lugar onde vivem esses sujeitos? Nesse sentido, percorri as sendas dessa pesquisa, enveredando pela concepção de material didático formulada pelo Programa Escola do Rádio, realizando uma discussão acerca do método de investigação através da articulação entre o objeto desse estudo e as apropriações teóricas que possibilitaram pensar essa análise educacional na perspectiva de abordagem da História Cultural. Esse percurso foi mediado pelo diálogo entre os conceitos de práticas culturais e apropriação formulados pelo historiador Roger Chartier e as proposições teóricas do educador Paulo Freire, sobre a apropriação do conceito antropológico de cultura como formalização da produção do conhecimento na alfabetização de pessoas jovens e adultas. A incursão pelos materiais didáticos do Programa Escola do Rádio me permitiu concluir que a narrativa produzida em torno de sua proposta pedagógica não esteve materializada em sua prática educativa desenvolvida na cidade de Guarabira. O estudo realizado apontou que os materiais didáticos do referido Programa por desconsiderar as práticas culturais do lugar onde vivem os sujeitos que deles fizeram uso, tornou-se um material de leitura apático a produção de um conhecimento acerca da língua que medie a construção de sentidos sobre o seu uso social. Esse fato descaracteriza a relação entre apropriação e produção de cultura, conceitos que fazem do material didático um produto das relações humanas e assim sendo, constituído pelo princípio epistemológico que busca no sujeito e nas suas práticas culturais cotidianas o sentido de sua formulação