Jalmira Linhares Damasceno Ferreira. Alfabetização nas Ondas do
Rádio: Materiais didáticos e práticas culturais. 01/10/2005
1v. 120p. Mestrado.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Timothy Denis Ireland
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da
UFPB/Biblioteca do Centro de Educação
Palavras
- chave:
Alfabetização-Ondas-Rádio-Materiais-Didáticos-Culturais
Área(s)
do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca
examinadora:
Antônio Carlos Ferreira Pinheiro
Osmar Fávero
Dependência
administrativa
Federal
Resumo
tese/dissertação:
Este trabalho investiga os materiais didáticos
do Programa Escola do Rádio, uma proposta de alfabetização à distância
direcionada a pessoas jovens e adultas implementada no Estado da Paraíba no ano
de 2002. A investigação buscou perceber as relações entre as práticas culturais
da cidade de Guarabira/PB e os materiais didáticos
que os sujeitos alfabetizandos fizeram uso. O
referido estudo objetivou responder a seguinte questão: os materiais didáticos
utilizados pela Escola do Rádio para alfabetizar jovens e adultos ao sugerir a
apropriação da leitura e da escrita considerou as
práticas culturais do lugar onde vivem esses sujeitos? Nesse sentido, percorri
as sendas dessa pesquisa, enveredando pela concepção de material didático
formulada pelo Programa Escola do Rádio, realizando uma discussão acerca do
método de investigação através da articulação entre o objeto desse estudo e as
apropriações teóricas que possibilitaram pensar essa análise educacional na
perspectiva de abordagem da História Cultural. Esse percurso foi mediado pelo
diálogo entre os conceitos de práticas culturais e apropriação
formulados pelo historiador Roger Chartier e
as proposições teóricas do educador Paulo Freire, sobre a apropriação do
conceito antropológico de cultura como formalização da produção do conhecimento
na alfabetização de pessoas jovens e adultas. A incursão pelos materiais
didáticos do Programa Escola do Rádio me permitiu concluir que a narrativa produzida
em torno de sua proposta pedagógica não esteve materializada em sua prática
educativa desenvolvida na cidade de Guarabira. O
estudo realizado apontou que os materiais didáticos do referido Programa por
desconsiderar as práticas culturais do lugar onde vivem os sujeitos que deles
fizeram uso, tornou-se um material de leitura apático a
produção de um conhecimento acerca da língua que medie
a construção de sentidos sobre o seu uso social. Esse fato descaracteriza a
relação entre apropriação e produção de cultura, conceitos que fazem do
material didático um produto das relações humanas e assim sendo, constituído
pelo princípio epistemológico que busca no sujeito e nas suas práticas
culturais cotidianas o sentido de sua formulação