FERNANDES, Wilson Roberto. Alfabetização de adultos: uma proposta utilizando tecnologias de informação e comunicação. 2001. Dissertação (Mestrado)

 

 Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina

 

 Local: Santa Catarina/SC

 

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Informática, Processos de Ensino/Aprendizagem

 

 

Resumo:

 

O presente trabalho investigou inicialmente, através de pesquisa bibliográfica, o potencial do adulto não alfabetizado para a aprendizagem, levantando as possibilidades de uso da informática no processo ensinoaprendizagem, e a partir da observação da prática pedagógica de uma escola municipal, propõe mudanças nesta prática, de forma a adequá-la ao uso da informática nesta modalidade de ensino.A pesquisa constatou a escassez da produção intelectual que vincule os temas “aluno adulto” e “informática”, principalmente no que se refere à alfabetização de adultos, demonstrando o pouco interesse que o tema desperta, mesmo diante da evidência de uma sociedade informatizada, que exige um novo perfil de cidadão formado pelo sistema educacional. Nesse sentido, diferenciando-se de outros trabalhos, propõe-se o uso dos Aplicativos do Sistema Operacional Windows para a alfabetização de adultos, isso devido a sua predominância nos diversos setores informatizados e por representar um investimento relativamente baixo quando comparado ao custo de desenvolvimento de um software específico e seu tempo de vida útil. Constatou-se, também, amplas possibilidades de uso da informática na educação e, bem assim, remetendo para a alfabetização de adultos, desde que, precedida de um planejamento adequado e pela capacitação dos professores para uso desta tecnologia como ferramenta de ensino, contribuindo para formar um novo cidadão sintonizado com as transformações tecnológicas da sociedade e para a redução de novos abandonos do processo de escolarização. A informatização desta modalidade de ensino não é um modismo, mas uma necessidade, em função das transformações tecnológicas que a sociedade vivencia e que se apresentam como irreversíveis, exigindo um novo perfil de cidadão e trabalhador.