HELOISA DA SILVA BORGES. EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS EM MANAUS: UMA ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DA
QUALIDADE TOTAL E AS ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA
SEMED. 01/08/2002
1v. 138p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): RAIMUNDO MARTINS FERREIRA
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA CENTRAL
Palavras - chave:
EJA, QUALIDADE TOTAL, GESTÃO DA EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
JORGE GREGÓRIO DA SILVA
MARIA DA CONCEIÇÃO FRAGA
RAIMUNDO MARTINS FERREIRA
Linha(s) de pesquisa:
EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL Política e Economia: Educação, relações de poder e processos de globalização. O sistema educacional e o desenvolvimento local, regional e nacional. Políticas Públicas, Educação Ambiental e Movimentos Sociais. Gestão e avaliação da educação na perspectiva
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Esta dissertação enfatiza a problemática acerca da Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manaus - SEMED. De acordo com as categorias: Qualidade Total e Educação de Jovens e Adultos, fazendo um resgate histórico sobre as concepções da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, contextualiza o surgimento da Gestão da Qualidade Total, através de seus vários teóricos e de sua abordagem na educação brasileira, particularmente, no ensino municipal. Resgata não só a história da política educacional da Semed na Educação de Jovens e Adultos, nos seus vinte quatro anos, assim como registra o trajeto da Implantação da Gestão da Qualidade Total em toda a rede escolar. Também verifica as alterações ocorridas no campo pedagógico da Educação de Jovens e Adultos e as mudanças que aconteceram na estrutura organizacional interna e externa da Semed, especialmente na Escola Municipal Maria Eliane Lúcia, cuja investigação se baseia nos estudos analítico e crítico, através da utilização de métodos qualitativos que possibilitaram a confiabilidade do processo. Assim, o estudo evidencia os esforços da administração em corresponder às expectativas do Governo Federal para implementação da política da Educação de Jovens e Adultos e da Qualidade Total na Educação Municipal.