Jeedir Rodrigues de Jesus Gomes. CONCEPÇÕES COTIDIANAS E CIENTÍFICAS SOBRE COMPETIÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 01/09/2006

 1v. 140p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS

 Orientador(es): Luiz Marconi Fortes Magalhaes

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFPA

 

Palavras - chave:

 Educação de Jovens e Adultos, Análise Microgenética

 

Banca examinadora: 

 Maria de Jesus da Conceição Ferreira da Fonseca

 

Linha(s) de pesquisa:

 Processos de ensino aprendizagem na área de Ciências  Refere-se ao âmbito formal e não-formal, nos diferentes níveis de ensino, tais como metodologias e abordagens de ensino-aprendizagem, obstáculos epistemológicos, processos construtivistas, pesquisa no ensino... na perspectiva transformadora de contextos.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Objetivei no presente estudo, compreender o papel das interações em sala de aula para a construção do conceito de competição. Propus a)caracterizar nas explicações construídas nas interações em sala de aula, as concepções de competição que os estudantes possuíam antes, durante e após as aulas de Interações Ecológicas desenvolvidas com todos os alunos; b)analisar a construção desse conceito nas interações aluno–aluno e professor-aluno, para alguns dos alunos; c)comparar as concepções dos alunos em diferentes momentos e avaliar as contribuições das interações para a elaboração conceitual de quatro alunos, que participaram de um dos grupos, considerando tanto as contribuições de suas interações com os demais colegas quanto comigo, durante uma seqüência didática. A análise das respostas fornecidas pelos estudantes no pré-teste 01permitiu a elaboração de um segundo instrumento de coleta de dados, o pré-teste 02. As respostas dos estudantes ao pré-teste 02 foram organizadas em categorias, as quais foram comparadas posteriormente, com aquelas provenientes do pós-teste 02. Este estudo foi realizado nas aulas de Ciências de uma turma de 3ª Etapa (EJA) de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, com (16) dezesseis alunos que participaram de todas as etapas da pesquisa, dos quais nove são do sexo feminino e sete do sexo masculino. As aulas foram gravadas em fita de vídeo-cassete e em fita cassete comum e após a transcrição das mesmas realizou-se a análise, tendo como critério de seleção dos episódios a forma como quatro alunos que participaram do grupo recombinado A’ em momentos distintos (individual inicial, grupo espontâneo, grupo recombinado e individual final) construíram, individualmente e na interação com o professor, uma resposta escrita consensual para a questão: Comparando todos os episódios do vídeo assistido, você acha que existe alguma semelhança entre essas relações? Por que? Os resultados evidenciaram que dos dezesseis (16) estudantes que participaram de todas as etapas do processo, nove demonstraram melhoria do perfil conceitual e sete alunos apresentaram respostas finais que foram classificadas na mesma categoria de suas respostas iniciais. Dentre estes, três tiveram suas respostas classificadas na categoria mais avançada (D), dois nas categorias intermediárias (um em B e outro em C) e dois na categoria mais afastada (A) do conceito científico de competição. Os quatro estudantes selecionados para análise chegaram, ao final, a uma generalização para a questão proposta, partindo de explicações fundamentadas, algumas vezes, em generalizações ou explicações que incorporavam termos teóricos, com ou sem domínio conceitual, demonstrando que eles não se apropriaram da mesma forma dos elementos apresentados nas respostas dos grupos que eles haviam participado.