REJANE KLEIN. Os discursos da alfabetização de adultos e as
representações do sujeito analfabeto. 01/09/2000
2v. 200p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): REINALDO MATIAS FLEURI
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Universitária e Arquivo do PPGE
Palavras - chave:
alfab. de adultos; educ. de jovens e adultos; representação
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO DE ADULTOS
Banca examinadora:
GILKA ELVIRA PONZI GIRARDELLO
MARISTELA FANTIN
Maria Oly Pey
Linha(s) de pesquisa:
EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS DEDICADA A ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE AS QUESTÕES E PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS EMERGENTES NA PRÁTICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, FOCALIZANDO PARTICULARMENTE A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, A RELAÇÃO ENTRE ESTADO E SOCIEDADE CIVIL.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Estudo da constituição do sujeito analfabeto nos discursos da alfabetização de adultos, na região oeste do Paraná, em suas relações com os modos de objetivação do sujeito analfabeto, ao longo da história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, com ênfase nos momentos mais fortes das campanhas a favor da eliminação do analfabetismo no país, tais como: a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), Campanha Nacional de Educação Rural (CNER), o MOBRAL, o Plano Decenal, e a Conferência de Hamburgo. As fontes utilizadas consistem em documentos como, programas pedagógicos dos governos, José Richa, Álvaro Dias e Jaime Lerner, o currículo Básico para Educação de Jovens e Adultos no Paraná, e o Projeto Político Pedagógico do Centro de Educação à Distância (CEAD) Marechal Cândido Rondon. Trata-se de detectar os modos de objetivação e subjetivação do analfabeto e as implicações pedagógicas deste discurso, recorrendo à metodologia da análise do discurso, a partir da proposta de Michel Foucault, que conforme o autor consiste na descrição de enunciados. Constata-se, a partir desta pesquisa, a criação de inúmeras imagens sobre o sujeito analfabeto caracterizando-o, por exemplo, como incapaz, inculto, alienado, necessitado. Estas imagens adquirem visibilidade na escola através da prática pedagógica.