Edite Marques de Moura. Leitura na educação de jovens e adultos: paráfrase ou polissemia.. 01/08/2002

 1v. 123p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - LETRAS

 Orientador(es): MARÍGIA ANA DE MOURA VIANA

 Biblioteca Depositaria: BC; PGLETRAS

 

Palavras - chave:

 LEITURA; APRENDIZAGEM; JOVENS; ADULTOS

 

 

Área(s) do conhecimento: 

 LINGÜÍSTICA APLICADA

 

 Banca examinadora: 

 Gloria Maria Monteiro de Carvalho

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 LINGÜÍSTICA APLICADA  Investigações teóricas e práticas visando ao tratamento de problemas linguísticos-discursivos, culturais, interculturais e sócios-educacionais.

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 Fruto de experiências nossas com jovens e adultos que têm pouco contato com a leitura e, menos ainda, com o código escrito, como será comprovado através de suas produções textuais aqui mostradas, este estudo traz uma abordagem do modo como esse grupo de alunos elabora a construção dos sentidos do texto. Se elaboram uma parafrase, ou seja, apenas repetem o que se propõe no texto; se transpõem os sentidos propostos no texto, ou seja, recorrem a polissemia, acrescentando outros sentidos aos já propostos. Os alunos pesquisados não tiveram contato direto com o texto escrito. Apenas puderam ouvir o texto escolhido, isto é, lemos o texto para eles, por duas vezes, sem que lhes fosse dada qualquer explicação, sem que pudessem fazer qualquer pergunta que direcionasse a atribuição dos sentidos, para não correr o risco de nos depararmos com transcrições. Constatamos que esses alunos são capazes de transpor suas leituras para a realidade, mantendo uma dialética leitura do mundo /leitura da palavra, percebendo com criticidade o mundo que os cerca, buscando outros sentidos que não os já existentes, partindo da classificação de Orlandi (1993), que considera a leitura sob as perspectivas parafrásica e polissêmica.