Fabianne Avila Garcia. Educação Ambiental e educação de jovens e adultos: um encontro às margens do cais do porto do Rio Grande. 01/03/2004

1v. 110p. Mestrado. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 Orientador(es): Maria Inés Copello Danzi de Levy

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Setorial e Central

 

Palavras - chave:

 Educação Ambiental; Educação de Jovens e Adultos; Rio Grande

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 Paula Regina Costa Ribeiro

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Educação Ambiental: Currículo e Formação de Professores  Ambientalização do Currículo. Propostas para diferentes áreas da Educação formal. Formação inicial e continuada de professores como agentes construtores do currículo ambientalizado escolar. Formulação de políticas públicas.

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

Este trabalho apresenta fundamentos teóricos atrelados à análise e discussão de dados de uma pesquisa que vincula Educação Ambiental, Educação de Jovens e Adultos e Ensino de Biologia, compreendidos no contexto do cais do Porto do Rio Grande. Refletimos sobre um processo de ensino-aprendizagem que buscou promover a (re)construção de conhecimentos conceituais, competências, atitudes e valores, vinculados ao resgate do autoconceito e auto-estima de alunos portuários. Jornadas estafantes de trabalho, salários que não suprem necessidades básicas, riscos de acidentes, drogas, são parte do contexto. Nos perguntamos: O que faz o aluno retornar à escola? Que contribuições a escola trás a esse cidadão? Como atender a especificidade dos alunos? Esses questionamentos encaminharam o processo de ensino-aprendizagem e esta pesquisa busca refletir e compreender os mesmos à luz de fundamentos teóricos vinculados a concepção de ambientalização do ensino de Biologia.