Elisabeth Soares Coelho. ESCOLA
PARA ADULTOS UMA VALORIZAÇÃO À VIDA. 01/01/2002
4v. 136p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE
SANTA MARIA - EDUCAÇÃO
Orientador(es):
CARMEN MARIA ANDRADE
Biblioteca Depositaria: Central da UFSM e
Setorial do CE
Palavras - chave:
educação, metodismo e adultos
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Mirian Sirlei Comiotto
Linha(s) de pesquisa:
Formação de Professores Voltada para a compreensão do processo de
formação de professores em diversos níveis e campos de atuação.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
A pesquisa teve como objetivo desvelar o que
significa para os alunos freqüentar a Escola Para Adultos e como a Missão da
Igreja Metodista está presente neste projeto, tendo a seguinte questão
norteadora: Como a Igreja Metodista, através da sua missão, contribui para
melhorar a vida das pessoas com idade acima dos 45 anos? Decorrendo dessa
questão os seguintes tópicos: Como os alunos souberam do funcionamento da
Escola Para Adultos? Por quê passaram a freqüentá-la, quais as modificações
ocorridas em suas vidas, após ingressar na Escola e se recomendam para amigos e
familiares. Os participantes dessa pesquisa foram escolhidos entre os alunos do
Projeto, que estão matriculados na Escola, sendo uma solteira, duas casadas,
uma separada e uma viúva. Um professor da Escola Para Adultos, uma funcionária
e dois funcionários do Colégio Centenário. Os familiares dos alunos da
Escola,foram representados através de uma filha, de uma neta e de um cônjuge.
Um Pastor da Igreja Metodista, também participou perfazendo um total de 13
pessoas tendo entre 10 a
74 anos de idade.Cada integrante da população pesquisada foi identificado com
nome de pessoas que dedicaram suas vidas para o crescimento e para o
desenvolvimento da história do Colégio Centenário. Esta forma de identificação
foi uma maneira de homenagear essas vidas edificantes, que com muita dedicação,
testemunharam uma grande Fé e, plantaram a semente do amor e da esperança que
ainda hoje perduram na instituição. Nesse estudo foram utilizados, juntamente
com alguns títulos da pesquisa, algumas terminologias usadas na Liturgia do
Culto da Igreja Metodista, tornando-a conhecida, como também compreendendo mais
a sua missão. No capítulo da Edificação ou Revisão da Literatura aparece uma
retrospectiva histórica da origem do Metodismo, da história do Colégio
Centenário e ação de graças ou o envelhecer metodista.O estudo foi embasado na
Fenomenologia. O Método foi o Descritivo, a abordagem da pesquisa foi o enfoque
Qualitativo, a forma assumida foi o Estudo de Caso Etnográfico. Na coleta de
informações foram utilizados entrevistas e diário de campo, e, na interpretação
recorreu-se ao processo da Análise de Conteúdo.Neste estudo as informações
foram coletadas em contato direto entre o pesquisador e os entrevistados. Nas
entrevistas os temas levantados foram: como ficou sabendo sobre o funcionamento
da Escola Para Adultos, por que passou a freqüentar a Escola, quais as
modificações ocorridas, após freqüentar a Escola e se recomenda para amigos e
familiares.No capítulo "A Boa Nova" estão registradas as falas onde
os entrevistados manifestam seus pensamentos. Esta pesquisa proporcionou aos
participantes uma oportunidade de compartilharem suas tristezas e ansiedades
antes de freqüentarem a Escola e a alegria, o próprio resgate da valorização
individual e do prazer do convívio em grupo, como alunos da Escola Para
Adultos.