Sandra Maria Souza Padilha Novak. O ensino da língua escrita na educação de
jovens e adultos: um estudo nas classes de ensino médio do Colégio Estadual
Cecília Meireles, Curitiba (Pr). 01/10/2003
1v. 95p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Ligia Regina Klein
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da Universidade Federal do Paraná
Palavras - chave:
Domínio da norma culta; Língua escrita; Linguagem
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Maria Auxiliadora Cavazotti
Linha(s) de pesquisa:
Economia Política da Educação A linha tem como objeto a dimensão pedagógica dos processos sociais e produtivos: a formação humana no trabalho, na organização dos trabalhadores, nos movimentos sociais e na práxis da rua; a nova pedagogia do trabalho e a constr. de categorias mediadora
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
O presente estudo analisa as práticas de ensino da língua em um curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), visando identificar se, e em que medida, os professores superam o ensino centrado na norma. Para fundamentar nossa análise no âmbito da linguagem, procedemos a um estudo da teoria de Mikhail Bakhtin, filósofo que, tendo uma visão de homem permeada pelas relações sociais, constrói sua teoria a partir da crítica à lingüística tradicional. Empreendemos também um diálogo com a sociolingüística contemporânea. A sociolingüística, como disciplina da lingüística, pesquisa a língua no contexto social amplo. Nossa hipótese de pesquisa tenciona esta questão de língua que comporta falas diferenciadas, fundadas na divisão de classes, e qual sua relação como o ensino sistematizado da língua. Assim, a pesquisa buscou identificar, em um curso noturno, a concepção de língua e as práticas pedagógicas adotadas pelo professor, buscando apreender se as contribuições de Bakhtin e da sociolingüística chegam, de algum modo, à realidade escolar.