Sandra Maria Souza Padilha Novak. O ensino da língua escrita na educação de jovens e adultos: um estudo nas classes de ensino médio do Colégio Estadual Cecília Meireles, Curitiba (Pr). 01/10/2003

 1v. 95p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Ligia Regina Klein

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da Universidade Federal do Paraná

 

Palavras - chave:

 Domínio da norma culta; Língua escrita; Linguagem

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Maria Auxiliadora Cavazotti

 

Linha(s) de pesquisa:

 Economia Política da Educação  A linha tem como objeto a dimensão pedagógica dos processos sociais e produtivos: a formação humana no trabalho, na organização dos trabalhadores, nos movimentos sociais e na práxis da rua; a nova pedagogia do trabalho e a constr. de categorias mediadora

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 O presente estudo analisa as práticas de ensino da língua em um curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), visando identificar se, e em que medida, os professores superam o ensino centrado na norma. Para fundamentar nossa análise no âmbito da linguagem, procedemos a um estudo da teoria de Mikhail Bakhtin, filósofo que, tendo uma visão de homem permeada pelas relações sociais, constrói sua teoria a partir da crítica à lingüística tradicional. Empreendemos também um diálogo com a sociolingüística contemporânea. A sociolingüística, como disciplina da lingüística, pesquisa a língua no contexto social amplo. Nossa hipótese de pesquisa tenciona esta questão de língua que comporta falas diferenciadas, fundadas na divisão de classes, e qual sua relação como o ensino sistematizado da língua. Assim, a pesquisa buscou identificar, em um curso noturno, a concepção de língua e as práticas pedagógicas adotadas pelo professor, buscando apreender se as contribuições de Bakhtin e da sociolingüística chegam, de algum modo, à realidade escolar.