Priscila
Coelho Lima. Constituição de práticas de numeramento em eventos de tratamento
da informação na educação de jovens e adultos. 30/08/2007
1v.
Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS
GERAIS – FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
Orientador (es): MARIA DA CONCEIÇÃO
F REIS FONSECA
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Digital UFMG
Palavra-chave:
Práticas de numeramento; Tratamento da informação;
Educação de jovens e adultos.
Área(s) do
conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
MARIA DA CONCEIÇÃO F REIS FONSECA
CELI APARECIDA ESPASANDIM LOPES
MARIA MANUELA MARTINS SOARES DAVID
Linha(s) de
pesquisa:
Não foi
informado pela autora no trabalho.
Dependência administrativa
Federal
Resumo:
Esta
pesquisa analisa a mobilização e a constituição de práticas de numeramento em
eventos de Tratamento da Informação na Educação de Jovens e Adultos. Para
tanto, acompanhamos a realização de uma pesquisa de opinião por alunos do
Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos da UFMG Segundo segmento
(PROEF-2), atividade vinculada ao Projeto Nossa Escola Pesquisa sua Opinião
NEPSO. Observamos de maneira especial os encontros nos quais os alunos e as
alunas dedicavam-se à contagem, ao tratamento e à organização dos dados
produzidos a partir da pesquisa que propuseram, no sentido de identificar
estratégias, questionamentos, inferências e conclusões elaboradas no e para o
tratamento das informações produzidas. Nesse sentido, analisamos a mobilização
e constituição de práticas de numeramento no confronto das expectativas,
saberes e vivências dos alunos com as concepções e vivências dos demais colegas
e com o conhecimento matemático escolar, na elaboração de
relações com a quantificação, impregnadas de valores, de caráter político,
social, econômico e cultural.