MARIA DAS DORES ALVES SOUZA.
VIVENDO E APRENDENDO: OS SIGNIFICADOS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS PARA OS TRABALHADORES.. 01/09/2001
1v. 120p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - EDUCAÇÃO
Orientador(es): ELIANE DAYSE PONTES FURTADO
Biblioteca Depositaria: HUMANIDADES/UFC
Palavras - chave:
ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS, EXPULSÃO ESCOLAR, AUTO-ESTIMA
Área(s) do conhecimento:
TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
ANA MARIA IÓRIO DIAS
SANDRA HAYDÉE PETIT
Linha(s) de pesquisa:
MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E ESCOLA Estudo dos múltiplos processos educativos e organizativos que se correlacionam com a dinâmica social, a educação popular e a escola: a produção do saber e sua apropriação, assim como as identidades culturais, representações e processos simbólicos.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - PICDT
Dependência administrativa Federal
Resumo tese/dissertação:
O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO NÃO TEM PRIORIZADO A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA, DEIXANDO AS CAMADAS POPULARES EXCLUÍDAS DO SABER ESCOLAR, REFORÇANDO O CRESCENTE PROCESSO DE MARGINALIZAÇÃO A QUE VÊM SENDO SUBMETIDAS PARCELAS SIGNIFICATIVAS DA POPULAÇÃO. OS MOVIMENTOS SOCIAIS ORGANIZADOS ATUAM EFETIVAMENTE TANTO NO NÍVEL REIVINDICATÓRIO DE SEUS DIREITOS SOCIAIS À EDUCAÇÃO QUANTO NA EXECUÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, COM VISTAS A PROPICIAR AQUISIÇÃO DA LEITURA, DA ESCRITA E DA COMPREENSÃO CRÍTICA DA REALIDADE. O LÓCUS DA PESQUISA FOI PROJETO VIVENDO E APRENDENDO - UM MOVIMENTO DE ALFABETIZAÇÃO E CIDADANIA EM QUIXADÁ. A PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO FOI ENTENDER QUAIS SÃO OS SIGNIFICADOS DO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA OS TRABALHADORES ALFABETIZADOS NO PROJETO VIVENDO E APRENDENDO E IDENTIFICAR COMO ELES ESTÃO SE APROPRIANDO DAS APRENDIZAGENS DESSE PROCESSO NO COTIDIANO DE SUAS VIDAS. FUNDAMENTA- SE NOS PRINCÍPIOS DA PESQUISA QUALITATIVA E TEM A ENTREVISTA COMO INSTRUMENTO BÁSICO DE COLETA DE DADOS. AS FALAS DOS SUJEITOS DA INVESTIGAÇÃO PERMITEM COMPREENDER QUE OS SIGNIFICADOS DA ALFABETIZAÇÃO VÃO ALÉM DO DOMÍNIO DA LEITURA E DA ESCRITA, EMBORA NÃO CONSIDERE ESSES ASPECTOS MENOS IMPORTANTES OU DESNECESSÁRIOS. DEMONSTRAM-NOS QUE AS AÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO DEVEM CONSIDERAR TAMBÉM COMO SIGINIFICATIVAS AS DIVERSAS APRENDIZAGENS QUE OCORREM NESSE PROCESSO INCUINDO-SE AQUELAS MAIS VOLTADAS PARA SUBJETIVIDADE HUMANA. OS RESULTADOS DA PESQUISA NOS REMETEM À COMPREENSÃO DE QUE EXISTE RELAÇÃO DIRETA ENTRE CLASSE SOCIAL E ANALFABETISMO, EM VIRTUDE DE COMPROVAR QUE TODOS OS SUJEITOS DA PESQUISA, QUANDO CRIANÇAS E ADOLESCENTES, ENFRENTARAM SÉRIAS DIFICULDADES PARA PERMANECER NA ESCOLA. O MOTIVO MAIOR ERA A NECESSIDADE DE TRABALHAR PARA CONTRIBUIR PARA A SOBREVIVÊNCIA DA FAMÍLIA. NAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES DOS TRABALHADORES REGISTRA-SE UMA HISTÓRIA DE VÁRIAS TENTATIVAS DE ALFABETIZAÇÃO, SEM, NO ENTANTO, CONSEGUIREM PERMANECER NA ESCOLA NEM ALCANÇAR ÊXITO QUANTO À APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA. AS AÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO QUE VISAM TRABALHAR NA PERSPECTIVA DA COMPREENSÃO DAS CONTRADIÇÕES DA SOCIEDADE DE CLASSES NÃO PODEM ESQUECER QUE OS SUJEITOS DA APRENDIZAGEM SÃO SERES HUMANOS QUE PENSAM, SENTEM E TRABALHAM. A INVESTIGAÇÃO EVIDENCIA A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO POPULAR NO INTUITO DE RESGATAR O POTENCIAL DOS TRABALHADORES EM CONSTITUIR E SISTEMATIZAR SEU CONHECIMENTO SOBRE A VIDA.