Neiva Terezinha Pelissari.
Alfabetizar e qualificar o orelha-seca e o
meia-colher: um desafio político pedagógico para a construção civil. A
experiência da Concremax com alfabetização de jovens
trabalhadores em Cuiabá/MT.. 01/10/2006
1v. 122p. Mestrado. UNIVERSIDADE
FEDERAL DE MATO GROSSO - EDUCAÇÃO
Orientador(es):
Manoel Francisco de Vasconcelos Motta
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da
UFMT e Biblioteca Setorial do IE/UFMT
Palavras
- chave:
Jovens trabalhadores. Educação de Jovens e Adultos.
Área(s)
do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca
examinadora:
Kátia Morosov Alonso
Linha(s)
de pesquisa:
MOVIMENTOS SOCIAIS, POLÍTICA E EDUCAÇÃO
POPULAR Esta
Linha têm como principal interesse a abordagem interdisciplinar de categorias chave
como democracia e diversidade social, envolvendo a educação no âmbito de
organizações partidárias, sindicais e de movimentos sociais.
Dependência
administrativa
Federal
Resumo
tese/dissertação:
A construção civil é conhecida como o setor da
economia brasileira que emprega o maior número de trabalhadores analfabetos ou
semi-analfabetos e com pouca ou nenhuma qualificação profissional. O presente
estudo se dá com os jovens trabalhadores que desempenham funções que não
necessita de nenhuma qualificação. São os serventes e
ajudantes conhecidos dentro do ramo da construção civil, como orelha-seca
e o meia-colher, que participaram de programas de alfabetização e qualificação
da empresa. O objetivo do deste trabalho foi analisar como esses jovens
trabalhadores da construção civil lidaram com os programas de alfabetização e
qualificação oferecidos pela empresa construtora. Um dos objetivos declarado da
empresa em investir educação e qualificação de seus funcionários é a obtenção
das cerificações ISO’s 9000 e PBPQ-h.
De natureza qualitativa a pesquisa foi desenvolvida a partir de um entendimento
sobre a Educação de Jovens e Adultos, sua relação com a Educação Popular e a
preparação dos jovens para o mercado de trabalho da construção civil. Foram utilizados
questionários e entrevista semi-estruturada. O estudo demonstrou que os jovens
trabalhadores da construção civil habitualmente participam do processo de
qualificação na empresa. Na conclusão deste trabalho poderemos verificar a
importância que estes trabalhadores tem no processo
produtivo da indústria da construção civil e que existe contradições políticas
e pedagógicas entre os interesses da empresa e dos trabalhadores.