Neiva Terezinha Pelissari. Alfabetizar e qualificar o orelha-seca e o meia-colher: um desafio político pedagógico para a construção civil. A experiência da Concremax com alfabetização de jovens trabalhadores em Cuiabá/MT.. 01/10/2006

 1v. 122p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Manoel Francisco de Vasconcelos Motta

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFMT e Biblioteca Setorial do IE/UFMT

 

Palavras - chave:

 Jovens trabalhadores. Educação de Jovens e Adultos.

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 Kátia Morosov Alonso

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 MOVIMENTOS SOCIAIS, POLÍTICA E EDUCAÇÃO POPULAR  Esta Linha têm como principal interesse a abordagem interdisciplinar de categorias chave como democracia e diversidade social, envolvendo a educação no âmbito de organizações partidárias, sindicais e de movimentos sociais.

 

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 A construção civil é conhecida como o setor da economia brasileira que emprega o maior número de trabalhadores analfabetos ou semi-analfabetos e com pouca ou nenhuma qualificação profissional. O presente estudo se dá com os jovens trabalhadores que desempenham funções que não necessita de nenhuma qualificação. São os serventes e ajudantes conhecidos dentro do ramo da construção civil, como orelha-seca e o meia-colher, que participaram de programas de alfabetização e qualificação da empresa. O objetivo do deste trabalho foi analisar como esses jovens trabalhadores da construção civil lidaram com os programas de alfabetização e qualificação oferecidos pela empresa construtora. Um dos objetivos declarado da empresa em investir educação e qualificação de seus funcionários é a obtenção das cerificações ISO’s 9000 e PBPQ-h. De natureza qualitativa a pesquisa foi desenvolvida a partir de um entendimento sobre a Educação de Jovens e Adultos, sua relação com a Educação Popular e a preparação dos jovens para o mercado de trabalho da construção civil. Foram utilizados questionários e entrevista semi-estruturada. O estudo demonstrou que os jovens trabalhadores da construção civil habitualmente participam do processo de qualificação na empresa. Na conclusão deste trabalho poderemos verificar a importância que estes trabalhadores tem no processo produtivo da indústria da construção civil e que existe contradições políticas e pedagógicas entre os interesses da empresa e dos trabalhadores.