Sonia Maria Schneider. A CONSIDERAÇÃO DE DILEMAS PRÁTICOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS.. 01/07/2005

 1v. 100p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Glória Regina Pessôa Campello Queiroz

 Biblioteca Depositaria: biblioteca central do gragoatá 

 

Palavras - chave:

 Educação matemática; formação de profs; saberes docentes

 

Banca examinadora: 

 Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca

 

Linha(s) de pesquisa:

 Formação de Professores de Ciências  Investiga a formação inicial e continuada de professores de Ciências, no que dizem respeito à natureza dos processos educacionais que sustentam esta formação e as dimensões histórico-culturais que vêm constituindo a atividade docente.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 A pesquisa aqui desenvolvida teve como objetivo principal a problematização das práticas e dos saberes de professores de matemática do ensino fundamental da educação de jovens e adultos pela perspectiva dos dilemas práticos inspirada no modelo do prático reflexivo e artístico para a formação de professores. Os saberes dos professores foram investigados na emergência e análise dos dilemas práticos e explicitaram idéias e pressupostos que os professores declararam considerar para o ensino e aprendizagem de matemática na educação de jovens e adultos. Para investigar esses saberes foram feitas entrevistas individuais e coletivas com professores que ensinam matemática no ensino fundamental de EJA em duas escolas, sendo uma pública e outra particular/confessional. A pesquisa procura contribuir para a formação de professores, ao voltar-se para as práticas que explicitam os saberes e problemáticas docentes relevantes para o ensino e aprendizagem de matemática na educação de jovens e adultos.