PACHECO, Iris Darc da Silva. Avaliação do
processo de formação dos professores alfabetizadores do Programa Alfabetização
Solidária - PAS, em um município do interior do Ceará, a partir do olhar de uma
coordenadora setorial
Ano: 2003
Descrição: 148 p.
Grau: Dissertação de Mestrado
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Local: São Paulo/SP
Resumo:
Este artigo é uma síntese de uma dissertação de mestrado que objetivou fazer uma avaliação dos processos de formação dos professores alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária, no município de Cedro, interior do Ceará, a partir do olhar de uma coordenadora setorial. A análise se originou das constantes reflexões feitas sobre a prática pedagógica realizada e das inquietações ocorridas a partir delas. Assim, seu intuito foi compreender porque havia um distanciamento entre as teorias “ensinadas” nos cursos de formação e as práticas dos professores alfabetizadores envolvidos. Foi possível conhecer melhor os meandros do Programa Alfabetização Solidária - PAS e identificar os problemas que precarizaram a formação dos alfabetizadores. Dentre outras coisas foi possível compreender que profissionalizar o ofício do professor demanda investimento de tempo, salário e políticas de formação continuada