Silvana Mussalim Guimarães. Trocando lições: (re)vivendo a história do programa de alfabetização de adultos-suplência I de Ribeirão Preto-SP. 01/03/2001

 1v. 126p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Potiguara Acácio Pereira

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Comunitária da UFSCar

 

Email do autor:

 cpd.secedu@coderp.com.br

 

 

Palavras - chave:

 Educação de adultos; História de Ribeirão Preto

 

 

Área(s) do conhecimento:  FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 Anna Maria Lunardi Padilha

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Educação Brasileira: o desenvolvimento das instituições escolares e as políticas educacionais. Estuda o desenvolvimento das instituições escolares, do ponto de vista histórico.

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 No âmbito das políticas públicas educacionais, após a extinção da Fundação Educar, em 1990, o governo federal que sempre foi o principal articulador das iniciativas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) se ausentou, criando um enorme vazio em termos de políticas para o setor. Para suprir este vácuo, alguns estados e municípios, ou mesmo organizações da sociedade civil, têm assumido a responsabilidade de oferecer programas na área de EJA, mas a oferta está longe de atender a demanda existente. Muitas dessas experiências ganharam consistência e enriqueceram o modelo de alfabetização conscientizadora dos anos 60, incorporando a visão de alfabetização como um processo que exige continuidade e sedimentação. Elas impulsionaram a realização de vários estudos na área e, ainda hoje, servem de referência para a realização de novas pesquisas. O Programa de Alfabetização de Adultos - Suplência I implantado pela Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto em 1993, é uma dessas experiências que ganharam consistência e relevância na história atual da EJA, pois, a partir da análise de um contexto local e particular, amplia a possibilidade de reflexão de temas centrais e inerentes a esta modalidade de ensino, a saber, o atendimento, a diversidade e a heterogeneidade da clientela, as concepções e os atores educativos. A história do Programa de Alfabetização de Adultos - Suplência I e do Projeto Trocando Lições demonstram que, quando se tem compromisso político com essa modalidade de ensino, é possível implantar, manter e ampliar o atendimento da EJA, mas a qualidade deste atendimento depende diretamente da qualidade da proposta curricular e do perfil dos profissionais que a executam. No entanto, por se tratar de uma experiência do poder público municipal, muitas vezes o projeto pedagógico que se encontra em andamento sofre influência de interesses externos à área educacional, ficando à mercê do jogo político mais geral.