Karina da Motta Navarro.
O SIGNIFICADO DA ESCOLA PARA O JOVEM ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO NOTURNO..
01/08/2005
1v. 124p. Mestrado.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Paulo
Cesar Rodrigues Carrano
Biblioteca Depositaria: biblioteca central do gragoatá
Palavras
- chave:
Ensino Médio; Escola Noturna; educação de
Jovens e Adultos
Banca
examinadora:
Francisco Creso
Junqueira Franco Junior
Linha(s)
de pesquisa:
Práticas sociais e educativas de jovens e
adultos Estudos
sobre juventude e educação de jovens e adultos, na perspectiva de políticas
publicas e processos que ocorrem nos movimentos sociais e outras instâncias da
sociedade.
Dependência
administrativa
Federal
Resumo
tese/dissertação:
Este trabalho se preocupa com a realidade
social do ensino médio noturno no Brasil, considerando segundo os dados do
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, a
grandeza quantitativa das matrículas neste nível de ensino. No entanto, esta
realidade é emudecida desde o senso comum até as políticas públicas. A primeira
expressão deste emudecimento foi flagrada na
dificuldade encontrada na realização da pesquisa diante da quase inexistência
de dados oficiais. Ao resgatarmos a história do ensino noturno no Brasil,
podemos visualizar que este ensino oferecido hoje, visto
nos dados estatísticos e no Colégio Estadual Antônio Houaiss,
reflete o que tem sido ao longo de nossa história a escola noturna, um espaço
que não leva em conta a condição do seu estudante. O ensino médio noturno,
objeto de nosso estudo, tem se constituído no espaço de negação dos saberes dos
sujeitos que o freqüenta. Para tentarmos reverter esse quadro de silenciamento,
vemos a importância de identificarmos o significado de estar na escola para os
estudantes do ensino médio noturno, visto que estes têm diferentes
características e expectativas em relação à escola. Este trabalho tem como
horizonte a esperança de participar da construção de um espaço escolar que leva
em consideração os anseios dos estudantes do ensino médio noturno, para que
estes sintam-se contemplados no contexto escolar, e
que verdadeiramente seja um espaço de promoção da inserção social.