Karina da Motta Navarro. O SIGNIFICADO DA ESCOLA PARA O JOVEM ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO NOTURNO.. 01/08/2005

 1v. 124p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Paulo Cesar Rodrigues Carrano

 Biblioteca Depositaria: biblioteca central do gragoatá

 

Palavras - chave:

 Ensino Médio; Escola Noturna; educação de Jovens e Adultos

 

Banca examinadora: 

 Francisco Creso Junqueira Franco Junior

 

Linha(s) de pesquisa:

 Práticas sociais e educativas de jovens e adultos  Estudos sobre juventude e educação de jovens e adultos, na perspectiva de políticas publicas e processos que ocorrem nos movimentos sociais e outras instâncias da sociedade.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Este trabalho se preocupa com a realidade social do ensino médio noturno no Brasil, considerando segundo os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, a grandeza quantitativa das matrículas neste nível de ensino. No entanto, esta realidade é emudecida desde o senso comum até as políticas públicas. A primeira expressão deste emudecimento foi flagrada na dificuldade encontrada na realização da pesquisa diante da quase inexistência de dados oficiais. Ao resgatarmos a história do ensino noturno no Brasil, podemos visualizar que este ensino oferecido hoje, visto nos dados estatísticos e no Colégio Estadual Antônio Houaiss, reflete o que tem sido ao longo de nossa história a escola noturna, um espaço que não leva em conta a condição do seu estudante. O ensino médio noturno, objeto de nosso estudo, tem se constituído no espaço de negação dos saberes dos sujeitos que o freqüenta. Para tentarmos reverter esse quadro de silenciamento, vemos a importância de identificarmos o significado de estar na escola para os estudantes do ensino médio noturno, visto que estes têm diferentes características e expectativas em relação à escola. Este trabalho tem como horizonte a esperança de participar da construção de um espaço escolar que leva em consideração os anseios dos estudantes do ensino médio noturno, para que estes sintam-se contemplados no contexto escolar, e que verdadeiramente seja um espaço de promoção da inserção social.