GUAZZELLI, Tatiana. Desvelo e reconstrução de concepções referentes aos processos de letramento e alfabetização: reflexões a partir de uma experiência de formação de professores. 2004. 181 p. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo

 

 Orientador: Idméa Semeghini Siqueira

 

 Local: São Paulo/SP

 

 Link: http://dedalus.usp.br:4500/ALEPH/POR/USP/USP/TES/FULL/1385174?

 

 Assunto:

 

1. Alfabetização

2.Formação de professores

3. Ensino e aprendizagem

4. Educação permanente

5. Educação inclusiva

 

 Resumo:

 

Este estudo de caráter qualitativo procurou, por meio de uma pesquisa etnográfica, no contexto de um curso de formação, desvelar as concepções de um grupo de professores sobre os processos de letramento e alfabetização. Num segundo momento, buscou-se investir numa tentativa de reconstrução de algumas concepções utilizando para tanto as biografias educativas. Do ponto de vista teórico, partiu-se do pressuposto de que a alfabetização está inter-relacionada ao processo de letramento, tendo seu início desde a mais tenra idade, no contato entre a criança e as mais diversas formas de expressão da língua, o que se denominou de letramento emergente. Ademais, teve-se como princípio que somente uma escola alegre, que possibilite o desenvolvimento de diferentes capacidades, por meio do trabalho com as diferentes linguagens, pode ser efetivamente inclusiva. Nesse sentido, autores como Vygotsky, Snyders, Nóvoa, Dominicé, Soares, Kleíman, Rojo, Semeghini-Siqueira entre outros, constituíram as referências para esta pesquisa. Na investigação sobre as concepções relativas aos processos de letramento e alfabetização, procurou-se verificar o que, de fato, os professores pensavam, pois, de início, constatou-se que eles utilizavam um discurso produzido de um lugar autorizado, sem nele acreditar, e o reproduziam para serem considerados politicamente corretos. Os dados referentes à pesquisa etnográfica evidenciaram a falta de conscientização da importância do processo de letramento emergente na alfabetização e a presença de elementos decisivos da cultura escolar, em que podem ser encontradas as raízes das concepções dos professores em relação à alfabetização, dentre eles, a organização espaço-temporal. A escrita das biografias educativas apontou para a relevância do trabalho com as histórias de vida dos professores na medida em que investiu no resgate pessoal das vivências envolvendo oralidade-leitura-escrita. Tal fato possibilitou a desconstrução de imagens e estereótipos que haviam sido formados a respeito do processo de letramento e alfabetização