NELTON LUIS DRESCH. A FORMAÇÃO
CONTÍNUA DE PROFESSORES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR NOTURNO DE JOVENS E
ADULTOS NA ESCOLA: AÇÕES, TENSÕES E CONTRADIÇÕES DE UMA POLÍTICA PÚBLICA
MUNICIPAL.. 01/10/2001
1v. 152p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO
Orientador(es): MERION CAMPOS BORDAS
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO
Email do autor:
janelton@adufrgs.ufrgs.br
Palavras - chave:
educação de jovens e adultos; formação contínua de professor
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO DE ADULTOS
Banca examinadora:
OTÁVIO ALOISIO MALDANER
Linha(s) de pesquisa:
EIXO TEMÁTICO 2: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO X
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
A presente Dissertação conta uma breve história acerca do cotidiano de um programa de formação contínua de professores municipais, na periferia da Grande Porto Alegre, que iniciaram a lecionar no SEJA -Serviço de Educação de Jovens e Adultos- proposta político-pedagógica de Ensino Fundamental Regular de Jovens e Adultos. O pesquisador, aceito como partícipe reflexivo pelo grupo de professores de uma escola, desenvolveu uma modalidade de Pesquisa-Ação buscando contribuir na identificação e solução das situações-problemáticas que surgiram ao longo do referido programa de formação. A dissertação teoriza alguns saberes emergentes e vivenciados na pesquisa-em-campo : concepção de currículo, prática docente e política de formação contínua de professores para o Ensino Fundamental Regular de Jovens e Adultos; bem como, concepção de pesquisa educacional na escola. Durante a pesquisa-em-campo, o pesquisador-em-ação assumiu um posicionamento político de "parceria crítica" com o grupo de professores frente aos conflitos políticos surgidos nas relações destes com a respectiva Secretaria de Educação, gerando , por sua vez, outros conflitos devidamente discutidos no texto. Em função desses conflitos e demais circunstâncias a pesquisa sofreu alterações no seu objeto inicial de estudo, bem como nos respectivos procedimentos específicos, seguindo, portanto, a flexibilidade metodológica inerente à Pesquisa-Ação. São propostos princípios político-pedagógicos para as políticas públicas de formação contínua de professores para o Ensino Fundamental Regular de Jovens e Adultos. No relato reflexivo dessa caminhada o pesquisador encontrou seu próprio processo de aprendizagem, suas lacunas e limites de formação - vivência aproveitada em sua prática docente acadêmica.