GILVANICE BARBOSA DA SILVA MUSIAL. A TEMÁTICA TRABALHO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO DE UMA SALA DE AULA DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE - RME/BH. 01/10/2002

 2v. 150p. Mestrado. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECN. DE MINAS GERAIS - TECNOLOGIA

 Orientador(es): Maria Rita Neto Sales Oliveira

 Biblioteca Depositaria: CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

 

Email do autor:

 GILVANICE@AOL.COM

 

 

Palavras - chave:

 CURRICULO DA EJA

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO DE ADULTOS

 

 

Banca examinadora: 

 LEÔNCIO JOSÉ GOMES SOARES

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 TEORIA E METODOLOGIA DO ENSINO TECNOLÓGICO - PETMET  Projetos educ. tec.; educ. desenv. tecnol.; planej. aval., relação pedag.; estrut. organizac. e curricular; estudo e experiment. métodos; uso tecnol. de informação e relações com o setor produtivo; interação escola empresa; conceitos, práticas na área.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta dissertação é fruto da trajetória profissional da pesquisadora na área da Educação de Jovens e Adultos, marcada pelos desafios de trabalhar em um campo que apresenta uma história de exclusão e de preconceito. Essa trajetória impulsionou a busca de uma formação constante e foi subsidiada pela vivência do mestrado em Tecnologia do CEFET/MG. Essa vivência possibilitou o aprofundamento teórico necessário ao tratamento das questões da pesquisa e a orientação metodológica necessária ao desenvolvimento do estudo empírico realizado em uma sala de aula de EJA de uma escola da RME de Belo Horizonte. Para a realização da pesquisa foram definidos os seguintes objetivos: identificar e analisar a presença ou ausência da temática trabalho nos planos e atividades curriculares da Educação de Jovens e Adultos do Primeiro Ciclo de Formação Básica ou primeiro segmento do Ensino Fundamental e, estudar a adequação do currículo da EJA quanto ao fato de ele contemplar ou não questões relativas ao contexto atual do mercado de trabalho, particularmente questões ligadas ao desemprego estrutural, tendo em vista o perfil dos seus alunos - sujeitos trabalhadores. No que se refere às hipóteses de trabalho construídas tem-se na primeira hipótese, a escola destinada a jovens e adultos não trata, no seu dia-a-dia, de questões inerentes à temática trabalho. Na segunda hipótese, o currículo da EJA não se apresenta adequado às necessidades dos seus alunos - sujeitos trabalhadores. Foi possível concluir pela confirmação parcial da primeira hipótese e pela confirmação total da segunda. A análise dos dados colhidos durante a observação da sala de aula, e a análise das entrevistas indicam que a temática trabalho, não se constitui em conteúdo do currículo oficial, explícito, como parte de um projeto de trabalho da escola e da professora ou como eixo norteador do processo de ensino-aprendizagem. As poucas referências feitas a essa temática nas atividades propostas pela professora se dão de forma isolada e fragmentada. Entretanto, não é possível afirmar que a escola destinada a jovens e adultos - tendo-se como referência o caso estudado - não trata, no seu dia-a-dia, de questões inerentes à temática trabalho. Se, no seu currículo explícito, essa temática não aparece - ou é tratada de forma isolada e fragmentada - no currículo nulo e/ou no oculto, esse tema se apresenta o tempo todo, atuando sobre os estudantes, fornecendo conhecimentos e, também, definindo comportamentos e atitudes (SANTOS, OLIVEIRA, 1998). Quanto à segunda hipótese, é possível perceber que o currículo da EJA não se apresenta adequado às necessidades dos seus alunos - sujeitos trabalhadores. Conclui-se que essa inadequação se dá, a partir de algumas considerações. Primeiro, pela dificuldade que se tem de incorporar ao currículo da EJA elementos que dêem conta das dimensões social, ética e política, inerentes à essa modalidade da educação. Segundo, pela transposição de métodos e conteúdos da Educação Infantil para a Educação de Jovens e Adultos. Terceiro, pela dificuldade de atendimento às especificidades da faixa etária do público, no que se refere, principalmente, aos tempos e aos espaços escolares. Com essa pesquisa reafirma-se a necessidade de que se produzam estudos sobre a relação trabalho e educação na EJA, pois percebe-se que esse é um campo pouco explorado, mas que poderá apresentar contribuições importantes para a melhor compreensão dessa modalidade da educação e para a adequação do currículo ao seu público.