Érika Pessanha d Oliveira. Presença do ideário neoliberal nos sentidos e significados sobre trabalho em estudante da educação de jovens e adultos: uma análise sócio-histórica. 26/ 04/ 2007                                                                                                                        

 

1v. 228  p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO.                               

 

Orientador (es): WANDA MARIA JUNQUEIRA DE AGUIAR

 

Biblioteca Depositária: Biblioteca Digital PUC-SP

 

 

Palavras - chave:

 

Ideário Neoliberal; Trabalho; Sentidos e Significados; EJA; Psicologia Sócio-Histórica.

 

 

Área(s) do conhecimento: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora:

 

WANDA MARIA JUNQUEIRA DE AGUIAR

 

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 

Não foi informado pela autora no trabalho

 

 

Dependência administrativa:                                                                                              

 

Privada

 

                                                                                                                    

Resumo tese/dissertação:

Este trabalho buscou apreender a presença do ideário neoliberal nos sentidos e significados sobre trabalho em uma estudante do 3o ano Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA); momento este, do processo educativo, escolhido como recurso metodológico. A perspectiva teórica utilizada ao longo da pesquisa entende o estudante de EJA a partir dos pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica, cujo referencial epistemológico e metodológico compreende o homem como ser histórico e constituído nas e pelas relações sociais de produção. A globalização da economia e a flexibilização e precarização do trabalho são os aportes para a difusão do ideário neoliberal. Para esta pesquisa, referendada pela abordagem qualitativa, formou-se um grupo com 10 alunos com esse perfil, em uma escola estadual de São Paulo, para, a partir daí, escolher-se o sujeito de pesquisa. No espaço grupal, a escolha do sujeito baseou-se nos seguintes critérios: envolvimento com o tema, aprofundamento e pertinência, e disponibilidade pessoal.

Determinado o único sujeito, foram realizadas duas entrevistas semi-estruturadas, que recuperaram sua história de vida e profissional, objetivando aproximar-se dos sentidos e significados sobre trabalho. O procedimento de análise ocorreu por meio da aglutinação de pré-indicadores nos relatos da estudante, que foram organizados em indicadores, os quais articulados e sistematizados evidenciaram três núcleos de significação. Os núcleos organizados foram: “O mundo do trabalho e projeto de vida e de consumo”; “Esforço Pessoal hoje e sempre” e “Visão de mundo e a mídia televisiva”.

O cenário de manutenção do ideário neoliberal orienta as formas de inserção dos homens no mundo do trabalho, de forma que foi possível identificar, nas falas da estudante, o esforço pessoal como chave para o sucesso e a ênfase na individualidade encapsulada na célula familiar. Além disso, a mídia televisiva constituiu-se como a responsável pela transmissão de conhecimentos, e a educação escolar como o lugar do cuidado e reafirmação de valores familiares aspectos que afetam suas formas de criticar, sentir e agir sobre o mundo. Assim, concluiu-se que o ideário e, mais especificamente, como um de seus elementos, a noção de esforço pessoal, constitui-se em um determinante fundamental, marcando o processo de colocação da estudante no mundo do trabalho, como algo ideologizado, desprovido de um processo de apropriação das mediações constitutivas.