Érika Pessanha d
Oliveira. Presença do ideário neoliberal nos sentidos e significados sobre
trabalho em estudante da educação de jovens e adultos: uma análise
sócio-histórica. 26/ 04/ 2007
1v. 228 p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO.
Orientador (es): WANDA MARIA JUNQUEIRA DE AGUIAR
Biblioteca Depositária: Biblioteca Digital PUC-SP
Palavras - chave:
Ideário Neoliberal; Trabalho; Sentidos e
Significados; EJA; Psicologia Sócio-Histórica.
Área(s) do conhecimento: PSICOLOGIA DA
EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
WANDA MARIA JUNQUEIRA DE AGUIAR
Linha(s) de pesquisa:
Não foi informado pela autora no
trabalho
Dependência administrativa:
Privada
Resumo
tese/dissertação:
Este trabalho buscou
apreender a presença do ideário neoliberal nos sentidos e significados sobre
trabalho em uma estudante do 3o ano Ensino Médio da Educação de Jovens e
Adultos (EJA); momento este, do processo educativo, escolhido como recurso
metodológico. A perspectiva teórica utilizada ao longo da pesquisa entende o
estudante de EJA a partir dos pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica, cujo referencial epistemológico e
metodológico compreende o homem como ser histórico e constituído nas e pelas
relações sociais de produção. A globalização da economia e a flexibilização
e precarização do trabalho são os aportes para a difusão do ideário neoliberal.
Para esta pesquisa, referendada pela abordagem qualitativa, formou-se um grupo
com 10 alunos com esse perfil, em uma escola estadual de São Paulo, para, a
partir daí, escolher-se o sujeito de pesquisa. No espaço grupal, a escolha do
sujeito baseou-se nos seguintes critérios: envolvimento com o tema,
aprofundamento e pertinência, e disponibilidade pessoal.
Determinado o único
sujeito, foram realizadas duas entrevistas semi-estruturadas, que recuperaram sua história de
vida e profissional, objetivando aproximar-se dos sentidos e significados sobre
trabalho. O procedimento de análise ocorreu por meio da aglutinação de
pré-indicadores nos relatos da estudante, que foram organizados em indicadores,
os quais articulados e sistematizados evidenciaram três núcleos de
significação. Os núcleos organizados foram: “O mundo do trabalho e projeto de
vida e de consumo”; “Esforço Pessoal hoje e sempre” e “Visão de mundo e a mídia
televisiva”.
O cenário de
manutenção do ideário neoliberal orienta as formas de inserção dos homens no
mundo do trabalho, de forma que foi possível identificar, nas falas da
estudante, o esforço pessoal como chave para o sucesso e a ênfase na
individualidade encapsulada na célula familiar. Além disso, a mídia televisiva
constituiu-se como a responsável pela transmissão de conhecimentos, e a
educação escolar como o lugar do cuidado e reafirmação de valores familiares
aspectos que afetam suas formas de criticar, sentir e agir sobre o mundo.
Assim, concluiu-se que o ideário e, mais especificamente, como um de seus
elementos, a noção de esforço pessoal, constitui-se em um determinante
fundamental, marcando o processo de colocação da estudante no mundo do
trabalho, como algo ideologizado, desprovido de um processo de apropriação das
mediações constitutivas.