Dirce Spedo Rodrigues. O ensino médio como fator de
empregabilidade entre jovens das camadas populares, por meio de depoimentos
pessoais.. 01/05/2001
1v. 275p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
- EDUCAÇÃO
Orientador(es):
Celso de Rui Beisiegel
Biblioteca Depositaria: FEUSP
Palavras
- chave:
estudante/trabalhador, curso médio, curso
noturno, escola.
Banca
examinadora:
Celso de Rui Beisiegel
Heloísa Helena Teixeira de Souza Martins
Marília Pontes Sposito
Linha(s)
de pesquisa:
História da Educação e Historiografia Realiza investigações numa perspectiva
sócio-cultural da educação privilegiando o estudo das estratégias escolares e
suas articulações com processos e práticas não-escolares de transmissão
cultural e a história do pensamento pedagógico.
Agência(s)
financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CNPq
Dependência
administrativa
Estadual
Resumo
tese/dissertação:
Trata-se de uma pesquisa empírica que descreve
a trajetória de oito trabalhadores que retornaram à escola média no início dos
anos 90 visando melhorar sua inserção no mercado de trabalho. O trabalho
pretende contribuir na delimitação da contribuição possível e específica da
Escola na trajetória de trabalho das camadas populares. Por empregabilidade
está subentendido uma série de fatores que facilitariam (ou não) a inserção dos
indivíduos no mercado de trabalho no período estudado. O estudo apresentado
pode ser inserido num conjunto de pesquisas que tratam da questão do estudante
trabalhador e do curso noturno pela ótica do ensino médio como etapa final da
Educação Básica e portanto, universal. As conclusões mostram que os estudantes
trabalhadores na década de 90 não encontraram um curso médio noturno preparado
para atendê-los. Por sua vez, os dados obtidos demonstraram que ampliação (ou
não) das chances de inserção no mercado de trabalho não é determinada pela
obtenção do certificado de conclusão do ensino médio, nem só pela a possível
ampliação do repertório intelectual, emocional e ou cultural dos indivíduos que
voltam a estudar. A relação escola- trabalho aparece mediada por fatores como:
socialização primária, convívio social, sexo, trajetória de trabalho e
escolaridade.