Dirce Spedo Rodrigues. O ensino médio como fator de empregabilidade entre jovens das camadas populares, por meio de depoimentos pessoais.. 01/05/2001

 1v. 275p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Celso de Rui Beisiegel

 Biblioteca Depositaria: FEUSP

 

Palavras - chave:

 estudante/trabalhador, curso médio, curso noturno, escola.

 

 

Banca examinadora: 

 Celso de Rui Beisiegel

 

 Heloísa Helena Teixeira de Souza Martins

 

 Marília Pontes Sposito

 

Linha(s) de pesquisa:

 História da Educação e Historiografia  Realiza investigações numa perspectiva sócio-cultural da educação privilegiando o estudo das estratégias escolares e suas articulações com processos e práticas não-escolares de transmissão cultural e a história do pensamento pedagógico.

 

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CNPq

 

Dependência administrativa

  Estadual

 

Resumo tese/dissertação:

 Trata-se de uma pesquisa empírica que descreve a trajetória de oito trabalhadores que retornaram à escola média no início dos anos 90 visando melhorar sua inserção no mercado de trabalho. O trabalho pretende contribuir na delimitação da contribuição possível e específica da Escola na trajetória de trabalho das camadas populares. Por empregabilidade está subentendido uma série de fatores que facilitariam (ou não) a inserção dos indivíduos no mercado de trabalho no período estudado. O estudo apresentado pode ser inserido num conjunto de pesquisas que tratam da questão do estudante trabalhador e do curso noturno pela ótica do ensino médio como etapa final da Educação Básica e portanto, universal. As conclusões mostram que os estudantes trabalhadores na década de 90 não encontraram um curso médio noturno preparado para atendê-los. Por sua vez, os dados obtidos demonstraram que ampliação (ou não) das chances de inserção no mercado de trabalho não é determinada pela obtenção do certificado de conclusão do ensino médio, nem só pela a possível ampliação do repertório intelectual, emocional e ou cultural dos indivíduos que voltam a estudar. A relação escola- trabalho aparece mediada por fatores como: socialização primária, convívio social, sexo, trajetória de trabalho e escolaridade.