MARÇAL,
Lena Maria Pires Correia Lopes .
Ensino das Ciências Naturais nos Círculos de Cultura de Cabo Verde que Adoptam a Pedagogia do Texto. 2006. 194 f. Dissertação (Mestrado
em Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Orientador: Antônio Chizzotti
Local: São Paulo/SP
Link: http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3548
Assunto:
1. Educação
2. Educação de adultos
3. Ensino
4. Currículo
5. Prática pedagógica
6. Ciências Naturais
7. Cabo Verde
8. Educação de adultos - Cabo
Verde
Resumo:
Esta dissertação tem
como propósito fundamental analisar como se processa o ensino das Ciências
Naturais na Educação Básica dos Adultos (EBA), tendo em conta as concepções, os
princípios e as práticas educativas desenvolvidas nessa disciplina. Em Cabo Verde não se
ensina Ciências Naturais como uma disciplina isolada na Educação Básica. (EB).
Os conteúdos de Ciências Naturais são ensinados na disciplina de Ciências
Integradas, que abarcam a Geografia, a História e as Ciências Naturais.
Analisando as práticas do ensino desta disciplina nos Círculos de Cultura,
constatou-se que existem dificuldades e limitações por parte dos animadores. É necessário mudanças que permitam ultrapassar essas
insuficiências. Uma das alternativas foi a aplicação da abordagem PdT. Sendo assim, o lócus privilegiado de observação foram
os Círculos de Cultura que buscam desenvolver seu trabalho educativo sob a
óptica da abordagem Pedagogia do Texto, uma experiência da Direcção
Geral da Alfabetização e Educação de Adultos em Cabo Verde O problema
central da investigação é: Como se Ensina Ciências Naturais nos Círculos de
Cultura de Cabo Verde que adoptam a Pedagogia do
Texto. Na fundamentação teórica deste projecto, as
referências essenciais foram os seguintes autores: Giordan
e de Vecchi, que abordam uma questão fundamental que
são as concepções dos aprendentes; Fumagalli, que aponta como estratégias de ensino das
Ciências Naturais os conhecimentos prévios dos alunos; Mugrabi,
que oferece subsídios para uma abordagem do texto nos processos de
ensino-aprendizagem; Tristão e Amaral, que falam da prática da
interdisciplinaridade e da questão ambiental como elementos facilitadores do
saber disperso e compartimentado tornando visíveis as interacções
entre as disciplinas. Utilizamos a metodologia
qualitativa. Os sujeitos da pesquisa são três animadores que trabalham com a
abordagem Pedagogia do Texto e oitenta e um formandos dos Círculos de Cultura
da terceira fase do concelho da Praia. Os
instrumentos de colecta de dados serão uma grelha de
observação participante, e a entrevista, que vai ser feita a partir de
perguntas direccionadas aos animadores e aos
formandos. A partir de suas informações, avaliou-se a oportunidade da Pedagogia
do Texto para a educação de adultos de Cabo Verde.