MONTIBELLER, Iara Tamagnini. Histórias de
vida de educadores de jovens e adultos: um caminho para a (auto) formação. 2002.
159 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Metodista de São Paulo
- UMESP
Orientador: Marilia Claret Garaes Duran
Local: São Bernardo do Campo/SP
Link: http://biblioteca.metodista.br/cgi-bin/biblio.dll?
Resumo:
O objetivo de nosso trabalho foi constatar quais as possibilidades de utilizacao de atividades ludicas (AL's) - jogos, dramatizacoes, brincadeiras em grupo - em sala de aula com alunos de diversas faixas etarias e segmentos de ensino, como forma de aprendizagem. Essas possibilidades incluem: o motivo da opcao dos professores pelo ludico; formas pelas quais os professores conduzem estas atividades; recursos materiais utilizados; recepcao de pais, alunos, outros professores e diretores; consequencias de sua pratica. Pesquisamos as raizes historicas do jogo, suas funcoes, sua importancia para o desenvolvimento cognitivo e afetivo de seres humanos de varias faixas etarias. Procurando atingir nosso objetivo, realizamos 12 entrevistas que reuniram 14 pessoas entre professores, orientadores pedagogicos e diretores de escolas. Os professores lecionam para graus de ensino diferentes (1º, 2º e 3º graus) e seus alunos sao criancas, adolescentes, adultos e idosos. Apos levantar as possibilidades de utilizacao de atividades ludicas, com fins de aprendizado, por todos os professores com alunos de faixas etarias distintas, concluimos que os dados colhidos com os estrevistados reforcaram a literatura existente sobre atividades ludicas como situacoes que, entre outras consequencias, propiciam a integracao da turma e estimulam o prazer pelo aprendizado e estudo. Finalmente, os professores apontaram para a importancia de trabalhos a que os alunos dedicam-se com tanta satisfacao como se fossem atividades ludicas, ensejando o aparecimento do "trabalho-jogo".