DANIELA IGNÊS GOMES. ACERTANDO PASSO E ERRANDO O CAMINHO. 01/12/2000
1v. 180p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): PAULO ROBERTO CURVELO LOPES
Biblioteca Depositaria: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Palavras - chave:
EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS;EDUCAÇÃO POPULAR;PARTICIPAÇÃO
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
VICENTE MADEIRA
Linha(s) de pesquisa:
GESTÃO POLÍTICAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL Relações entre Estado brasileiro e educação no desenvolvimento de práticas em curso nos diferentes sistemas escolares. Estuda o desenv de instrumentos de gestão, avaliação e planej em ed. focalizando tb. as rel. entre ed. desenv. econ., trab e tecnologia.
Dependência administrativa:
Federal
Resumo tese/dissertação:
Este trabalho foi realizado com o objetivo principal de avaliar o processo de implantação e de desenvolvimento do "Projeto Acertando o Passo" em uma escola da rede estadual de ensino , com a finalidade de compreender as políticas públicas educacionais que vêm sendo implantadas sob a hegemonia do chamado modelo neoliberal. A intenção foi de investigar se a inovação proposta pela Secretaria Estadual de Educação, em 1998, foi concretizada, ou seja, se realmente existiu uma nova forma de encarar e trabalhar com a educação de jovens e adultos trabalhadores, garantindo a qualidade da educação oferecida. Para isso, foram analisados documentos referentes ao Projeto, buscando conhecer o "Discurso oficial " , e realizadas observações e entrevistas com os atores sociais envolvidos no cotidiano , no sentido de conhecer o " Discurso Real " do cotidiano escolar. Com isso, buscou-se contrapor estes discursos tendo como fundamentação teórica as categorias de análise que servirão para desenvolver a discussão; a partir daí pôde-se chegar a algumas conclusões importantes: 1) Para a implantação do Projeto não houve um período de adaptação do novo programa que levasse a organização escolar a sentir a sua importância, e assim, a se comprometer com o seu sucesso; 2) A escola se manteve distanciada da proposta do Projeto e não houve um envolvimento ou um comprometimento dos atores sociais com ele; 3) O Projeto atingiu o objetivo de "recuperar o tempo perdido dos alunos jovens e adultos que estavam atrasados na escola recuperando a sua defasagem idade/ série. 4) O PAP não conseguiu atingir a qualidade que foi proposta pela SEE, visto que os recursos didáticos/ técnicos e pedagógicos não foram implantados e desenvolvidos ao longo do Projeto. A partir dessas considerações pode-se concluir que o "Projeto Acertando o Passo" não provocou mudanças profundas e significativas, enquanto inovação educacioanal . A forma com que a implantação e desenvolvimento aconteceram não o tornou inovador e não provocou a mudança na prática escolar dos alunos trabalhadores. Conclui-se, assim, que as políticas públicas educacionais- no caso o " Projeto Acertando o Passo"- vêm sendo formuladas de forma distanciada da realidade e das particularidades que o contexto escolar revela, o que acabou levando-o a atingir os seus objetivos.