SITA MARA SANTANA GUSTAVO. O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA PARA JOVENS E
ADULTOS TRABALHADORES: A BUSCA DE NOVOS SENTIDOS. 01/05/2000
1v. 167p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO
Orientador(es): REGINA MARIA VARINI MUTTI
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO
Email do autor:
sitamara@rh.ufrgs.br
Palavras - chave:
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS;ENSINO DE LÍNGUA MATERNA;ANÁLIS
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO DE ADULTOS E ENSINO-APRENDIZAGEM
Banca examinadora:
LECI BORGES BARBISAN
Linha(s) de pesquisa:
EIXO TEMÁTICO 1: CONHECIMENTO, SUBJETIVIDADE E PRÁTICAS EDUCACIONAIS X
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Esta pesquisa pretende contribuir para a Educação de Jovens e Adultos, enfocando uma experiência desenvolvida no processo de Ensino de Língua Materna para os alunos do Programa de Ensino Fundamental para Jovens e Adultos Trabalhadores (PEFJAT), instituído na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo do quadro teórico da Análise de Discurso foi associado a discussões acerca da Educação de Jovens e adultos. Nesse sentido, e com o objetivo de sistematizar os procedimentos de análise, optei por organizar a pesquisa em dois momentos. O primeiro momento se constituiu pela análise das possíveis posições de sujeito assumidas pelos alunos e manifestadas nos textos que produziram. As seqüências discursivas e as marcas lingüísticas indicam sentidos de exclusão social ao qual os jovens e adultos se encontram submetidos. O segundo momento é decorrente do primeiro e reivindica uma discussão sobre o desenvolvimento de práticas pedagógicas diferenciadas no ensino de língua materna. Nesta etapa foram produzidos textos teatrais pelos alunos, a partir de sua inscrição nesse discurso de escrita. Esta investigação se constituiu principalmente a partir de filiações estabelecidas com a Pedagogia de Projetos e a Lingüística Textual. O processo de textualização, conduzindo à experiência de autoria, propiciou o estabelecimento de recortes para a análise discursiva realizada, tendo em vista evidenciar efeitos de sentido produzidos na interlocução pedagógica. Dessa forma, por constituir-se em processo de reflexão na e sobre a ação, inseri-me, nessa proposta, como professora-investigadora de minha própria prática. Na posição de autoria de textos teatrais, inscritos num discurso de escrita como leitores e produtores, os jovens e adultos trabalhadores ampliaram sua participação, reconhecendo as normas e, ao mesmo tempo, marcando sua posição, deixando ouvir suas vozes, instaurando outros sentidos. Tendo em vista a proposta pedagógica que desenvolvi, que contou em alguns momentos com a intervenção da professora de teatro do PEFJAT, o espaço de sala de aula se constituiu em local de troca, onde diferentes saberes circularam, numa interlocução constante. Em educação de jovens e adultos, mais especificamente, em ensino de língua materna, é isso que consigo ver a escola prometer: vivências e reflexão sobre a língua, em situações reais de produção, nas quais os alunos percebam deslocamentos possíveis, autorizando-se a ocupar outros lugares de dizer que não sejam somente os das instâncias da exclusão.