Aníbal de Menezes Maciel. Ensino de Matemática: uma proposta metodológica para jovens e adultos do período noturno. 01/07/2002

 1v. 183p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Wojciech Kuleza

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca da UFPB

 

 

Palavras - chave:

 Matemática ( Ensino de )- Metodologia; Educação de adultos

 

 

Área(s) do conhecimento:   EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 Rogéria Gaudencio do Rêgo

 

 Verônica Gitirana Gomes Ferreira

 

 Wojciech Kuleza

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Educação de Jovens e Adultos  A educação de jovens e adultos (EJA) tem constituído, ao longo dos 24 anos do Programa, a espinha dorsal das pesquisas e responde diretamente pela maior parte das dissertações defendidas até o presente. O próprio campo de redefinição histórica e teórico-m

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 

            O ensino de Matemática é cada vez mais imprescindível. Porém, o seu aspecto social costuma sendo negligenciado pela Literatura especializada. Além do fato de se permanecer, ou parte dos estudantes, a visão da mesma como "bicho papão", principalmente para uma clientela de jovens e adultos, defasados nos seus estudos. O presente trabalho busca redimensionar a importância da matemática para essa clientela, através de uma proposta metodológica com base na etnomatemática, tendo como base os princípios pedagógicos de Paulo Freire, na qual tenta valorizar o aluno na sua auto estima, no gosto pela matemática, ensino com significado, visando a realidade do trabalho, o cotidiano, a cultura, a alegria e as questões sócio- políticas, na ótica do período noturno