Aníbal de Menezes Maciel. Ensino de Matemática: uma proposta
metodológica para jovens e adultos do período noturno. 01/07/2002
1v. 183p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Wojciech Kuleza
Biblioteca Depositaria: Biblioteca da UFPB
Palavras - chave:
Matemática ( Ensino de )- Metodologia; Educação de adultos
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Rogéria Gaudencio do Rêgo
Verônica Gitirana Gomes Ferreira
Wojciech Kuleza
Linha(s) de pesquisa:
Educação de Jovens e Adultos A educação de jovens e adultos (EJA) tem constituído, ao longo dos 24 anos do Programa, a espinha dorsal das pesquisas e responde diretamente pela maior parte das dissertações defendidas até o presente. O próprio campo de redefinição histórica e teórico-m
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
O ensino de Matemática é cada vez mais imprescindível. Porém, o seu aspecto social costuma sendo negligenciado pela Literatura especializada. Além do fato de se permanecer, ou parte dos estudantes, a visão da mesma como "bicho papão", principalmente para uma clientela de jovens e adultos, defasados nos seus estudos. O presente trabalho busca redimensionar a importância da matemática para essa clientela, através de uma proposta metodológica com base na etnomatemática, tendo como base os princípios pedagógicos de Paulo Freire, na qual tenta valorizar o aluno na sua auto estima, no gosto pela matemática, ensino com significado, visando a realidade do trabalho, o cotidiano, a cultura, a alegria e as questões sócio- políticas, na ótica do período noturno