JOSETE MARIA CANGUSSU RIBEIRO. 0 FUNDEF em Mato Grosso, colhendo frutos e reparando arestas: estudo dos efeitos do FUNDEF sobre as funções docentes e qualificação do magistério.. 01/05/2002

 1v. 233p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): MARIA BEATRIZ MOREIRA LUCE

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO

 

Palavras - chave:

 FUNDEF; QUALIFICAÇÃO DO MAGISTÉRIO

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 VERA MARIA VIDAL PERONI

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 EIXO TEMÁTICO 2: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO  X

 

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta dissertação apresenta os resultados obtidos com a pesquisa referente aos efeitos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério sobre as funções e a qualificação docente no contexto do regime de colaboração entre a esfera estadual e municipal no âmbito nacional e no Estado de Mato Grosso. Foram utilizados como fundamentos referencial do campo da política educacional brasileira, registrados e veiculados pelo instrumental jurídico e institucional, como legislação, planos e projetos oficiais da política de estado e programas de governo, acordos e convênios governamentais, além dos materiais de comunicação social que registram projetos e propostas da sociedade brasileira, especialmente dos movimentos sociais e sindicais dos (as) educadores(as) da Educação Básica. A decisão de investigar os efeitos do Fundef no contexto do regime de colaboração, resulta do entendimento de que a implantação deste Fundo é parte de políticas de descentralização da responsabilidade e da gestão estatal no setor da educação que, pela sua própria natureza desencadeiam a reorganização de estruturas institucionais de governo exigindo, pois, avaliação e acompanhamento por meio de pesquisas científicas. A opção metodológica principal desta pesquisa foi o estudo comparativo de matrículas e do corpo docente em número de funções e qualificação dos ocupantes destas da Educação Básica total nacional e do Estado de Mato Grosso. A análise destes números foi informada pelo instrumental jurídico do Fundef e por preceitos fundadores da gestão entre as redes e sistemas, que permitiram desvelar uma reconfiguração da divisão de responsabilidades entre as esferas político administrativas e os efeitos desta na oferta educacional e valorização do magistério, segundo as redes mantenedoras federal, estadual, municipal e particular. Constatou-se a diminuição de matrículas e funções docentes da Educação Infantil e no Ensino Fundamental estadual, mas em contrapartida, houve o aumento destas na esfera municipal. Por conseqüência foi gerado um quadro de pessoal excedente naquela. Os efeitos sobre a qualificação docente já adquirida pelos profissionais, explicita a competição entre redes, sistemas e profissionais, revelando que esta descentralização tem sido traduzida em desresponsabilização pública com a oferta educacional de qualidade para toda a população, especialmente para uma maioria historicamente destituída deste direito, conduzida sobretudo nas trilhas da competição. A reconfiguração das matrículas e funções docentes, entre as esferas públicas estatais, revelou o poder do Fundef de colocar no centro das atenções o aluno do Ensino Fundamental. Por outro lado, o funcionamento deficiente dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do mesmo, e as constantes denúncias de desvios dos recursos financeiros, demonstram a continuidade da política de favorecimentos em determinados lugares, e a falta de prioridade com a Educação Pública de qualidade para todos. Os problemas detectados como a excedência de pessoal qualificado, na esfera administrativa estadual, e por outro lado, o aumento das matrículas e funções docentes na esfera municipal, e ainda, a diminuição das matrículas da Educação Infantil, de Jovens e Adultos e Educação Especial, revelam os defeitos do Fundef oriundos da divisão da Educação Básica, já que existe pessoal qualificado, e um alto déficit educacional nestas etapas e modalidades de ensino. Estes efeitos comprovam a lógica da desresponsabilização em que tem se processada a descentralização da Educação no Brasil e em Mato Grosso. O estudo sobre o regime de colaboração, e os respectivos modelos de gestão única e compartilhada no estado de Mato Grosso, revelou, ao mesmo tempo, a necessidade de fortalecimento da colaboração entre os entes federados, tendo em vista deflagrar a construção da cultura participativa e solidária, capaz de efetivamente imprimir justiça na educação e valorizar o magistério.