BEATRIZ ELAINE PICINI MAGAGNA. UM CURRÍCULO PARA EDUCAR O JOVEM E O ADULTO: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROGRAMA SOROCABA E REGIÃO 100 ANALFABETOS. 01/08/2004

 1v. 159p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SOROCABA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): JORGE LUIZ CAMMARANO GONZÁLEZ

 Biblioteca Depositaria: ALUISIO DE ALMEIDA

 

 

Palavras - chave:

 Educação de Jovens e Adultos ? Prática Pedagógica

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 EDUARDO IAMUNDO

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 INSTITUIÇÃO ESCOLAR: HISTÓRIA, POLÍTICAS E PRÁTICAS  Investiga a Instituição Escolar e suas relações com as transformações da sociedade, com as políticas educacionais e Práticas Escolares.

 

 

Dependência administrativa

  Particular

 

 

Resumo tese/dissertação:

Hoje, com a falta de empregos, e um mercado competitivo, exige-se do trabalhador brasileiro uma participação mais criativa e conhecimento escolar reflexivo, além de competências diversas para sua inserção social, daí a necessidade de escolarização para os jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso ou permanência na escola no tempo adequado e por ter se constituído em um sistema paralelo ao sistema regular de ensino. O presente estudo - Um currículo para educar o jovem e o adulto: reflexões sobre a prática pedagógica no Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos ? da Uniso, teve como objetivo principal, além do estudo currículo/conteúdo, a forma como o conhecimento pode ser abordado, buscando subsídios teóricos que amparassem nossa prática pedagógica. O contato com as obras do Educador Paulo Freire permitiram a reflexão, porque demonstram que a sua pedagogia não pode ser entendida apenas como método de alfabetização de adultos, mas como uma práxis. O trabalho foi dividido em três capítulos, o primeiro trata de uma breve leitura histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, as leis que a amparam e as mobilizações que conclamam a educação para todos, como uma maneira de se trabalhar as exclusões, exigência do século XXI; o segundo trata as teorias curriculares através do tempo e as reflexões sobre a forma de se trabalhar o currículo; o terceiro trata da estrutura e funcionamento do Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos, e as problemáticas enfrentadas no cotidiano, bem como as experiências e interferências da prática em ação.