Marília Woiciechowski. Jovens, Adultos e Idosos: o sabor de aprender e ensinar a ler e a escrever. 01/04/2006

 1v. 193p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Rita de Cássia da Silva Oliveira

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca do bloco M

 

Palavras - chave:

 Afabetização, Educação de jovens e adultos, Política Educac

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO DE ADULTOS

 

Banca examinadora: 

 Maria Vilma Rodrigues Nadal

 

Linha(s) de pesquisa:

 História e Política Educacionais  Analisa a história e a política na práxis pedagógica, nos sistemas, nas instituições educacionais e na formação dos educadores e as políticas públicas nos processos de formulação, implementação e avaliação das ações educacionais.

 

Dependência administrativa

  Estadual

 

Resumo tese/dissertação:

 Aprender a ler e a escrever para muitos jovens, adultos e idosos brasileiros significa um encontro ou reencontro com os conteúdos que determinam os caminhos para se entender e transformar o mundo. Diante dessa expectativa, o ponto de partida da pesquisa é registrar o significado do aprender e do ensinar a ler e a escrever, a partir da fala dos alunos e professores das classes de alfabetização de jovens e adultos, bem como da contribuição de coordenadores de EJA e secretários municipais de educação. A partir daí sondar até que ponto essa pressa em alfabetizar (o Brasil entra no século XXI com 20 milhões de analfabetos absolutos) interfere na conquista desse significado do aprender e ensinar a ler e a escrever. Isto porque na síntese dos objetivos que vão intensificar essa expectativa está o compromisso da EJA de ir além dos caminhos da simples aquisição do código escrito, ou seja, ensinar para que o aluno faça uso dos conteúdos assimilados no seu cotidiano de vida. Ainda que o estado de adulto inclua também o idoso, a pesquisa trata em seu terceiro capítulo (são quatro capítulos) dos desafios da alfabetização na terceira idade, por isso a referência no título a jovens, adultos e idosos. Na realização do estudo, a opção foi por uma pesquisa qualitativa - entrevistas semi-estruturadas e observação em sala de aula. Pela investigação, foi possível detectar a importância da valorização do aluno através da qualidade do ensino e do investimento na formação de professores para a área da educação de jovens, adultos e idosos. Ou seja, dar respostas de sucesso para alunos e professores e não números e estatísticas para satisfazer exigências de organismos internacionais.