Elizabete Carlos do Vale. O Processo Formativo dos
Professores-Alfabetizadores na Prática Educativa do MEB/ Mossoró - RN: um
estudo de caso.. 01/12/2000
1v. 192p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Timothy Denis Ireland
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFPB
Palavras - chave:
educação de adultos, alfabetização de adultos, educador;
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
João Francisco de Souza
Linha(s) de pesquisa:
Educação de Jovens e Adultos Situam-se as pesquisas relacionadas com a problemática da educação popular das populações de baixa renda no campo e nas periferias urbanas.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
O presente trabalho parte do paradoxo
existente entre a relevância e importância dada à formação do educador de
adultos e a pouca atenção que essa temática recebe, seja do ponto de vista
teórico ou no aspecto político-pedagógico, confirmando-a como um desafio não
satisfatoriamente enfrentado. o campo de referência
deste estudo é a experiência do movimento de educação de base (meb),
departamento de mossoró - rn. a partir da concepção e
dos princípios político-pedagógicos da alfabetização de jovens e adultos do
MEB. O presente estudo procura analisar a relação existente entre a formação
desenvolvida junto aos professores-alfabetizadores e ação pedagógica em sala de
aula. a amostra é constituída por dez
professores-alfabetizadores e quatro supervisoras do projeto de alfabetização
desenvolvido pelo meb em Mossoró e cidades circunvizinhas, no ano de