Elizabete Carlos do Vale. O Processo Formativo dos Professores-Alfabetizadores na Prática Educativa do MEB/ Mossoró - RN: um estudo de caso.. 01/12/2000

 1v. 192p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Timothy Denis Ireland

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFPB

 

Palavras - chave:

 educação de adultos, alfabetização de adultos, educador;

 

 

Área(s) do conhecimento:  EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 João Francisco de Souza

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Educação de Jovens e Adultos  Situam-se as pesquisas relacionadas com a problemática da educação popular das populações de baixa renda no campo e nas periferias urbanas.

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 O presente trabalho parte do paradoxo existente entre a relevância e importância dada à formação do educador de adultos e a pouca atenção que essa temática recebe, seja do ponto de vista teórico ou no aspecto político-pedagógico, confirmando-a como um desafio não satisfatoriamente enfrentado. o campo de referência deste estudo é a experiência do movimento de educação de base (meb), departamento de mossoró - rn. a partir da concepção e dos princípios político-pedagógicos da alfabetização de jovens e adultos do MEB. O presente estudo procura analisar a relação existente entre a formação desenvolvida junto aos professores-alfabetizadores e ação pedagógica em sala de aula. a amostra é constituída por dez professores-alfabetizadores e quatro supervisoras do projeto de alfabetização desenvolvido pelo meb em Mossoró e cidades circunvizinhas, no ano de 1998. A coleta de informações foi feita através de entrevistas e observaçoes de um curso de formação, de planejamentos e das aulas. com base nos dados recolhidos, foi feita uma análise descritiva do material. os resultados mostram que, no geral, a formação é limitada aos cursos de capacitação de curta duração, nos quais os professores passam a depositar a responsabilidade pelo bom desenvolvimento dos seus trabalhos pedagógicos, não contribuíndo assim para que eles possam reelaborar os conhecimentos adquiridos e construir a sua autonomia pedagógica. Este estudo pretende dar uma contribuição para o debate em torno da problemática da formação do educador de adultos, em especial aos programas desenvolvidos por organizações populares.