Inez Helena Muniz Garcia. Jovens e adultos em processo de alfabetização:
voz e vida, revelações e expectativas.. 01/07/2004. 1v.
194p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Cecilia Maria Aldigueri Goulart
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central do Gragoatá
Palavras - chave:
alfabetização; jovens e adultos; letramento
Área(s) do conhecimento:
EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Sonia Maria de Vargas
Linha(s) de pesquisa:
Linguagem: Processos de produção de linguagens, identidades culturais e práticas educativas. Tem como eixo central a linguagem verbal, o estudo de sua natureza e relações com a sociedade, a cultura e a história. Pesquisa problemas como: apropriação da linguagem oral e escrita; espaços educativos, políticas linguísticas, variação e diversidade.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Este estudo tem como objetivo investigar os fatores que levam dez jovens e adultos a iniciarem seus estudos formalmente ou a reiniciarem estes estudos. Tomando como referências teórico-metodológicas Bakhtin, Dias e Ginzburg, entre outros autores, buscamos compreender as histórias de vida dos sujeitos pesquisados, ou seja, ouvir suas vozes, para além de uma ótica imposta pelo discurso oficial, que considera o analfabetismo como um ?mal a ser cortado pela raiz?. Discutimos os conceitos de alfabetização e letramento, relevantes para a pesquisa, respaldadas em Soares, Kleiman e Goulart, principalmente. É realizado um estudo de caráter qualitativo, em que utilizamos o paradigma indiciário como referência para a constituição de dados. O material empírico foi colhido por meio de conversas, questionários e de falas/narrativas produzidas em situação de grupo focal. Os significados da alfabetização/escolarização foram categorizados a partir de um diálogo com Melo buscando uma escuta inclusiva das prioridades apontadas pelos alfabetizandos. Os componentes do letramento, discutidos com base em Tolchinsky, revelaram a necessidade dos alfabetizandos de um processo de alfabetização que leve em conta a realidade em que vivem e suas demandas por práticas sociais diversas de leitura e de escrita. Palavras-chave: alfabetização, jovens e adultos, letramento.