RAQUEL CRISTIANE
1v. 191p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): DULCE MARIA POMPÊO DE CAMARGO
Biblioteca Depositaria: PUC-Campinas
Palavras - chave:
Educação de Jovens e Adultos; Docência; Formação de Profes.
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
SONIA GIUBILEI
Linha(s) de pesquisa:
UNIVERSIDADE, DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Desenvolve pesquisas cujo enfoque incide sobre a docência e formação de professores, quer do ponto de vista das políticas para o ensino superior e suas práticas pedagógicas, quer no sentido da formação de professores para a educação básica.
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
O presente estudo pertence à
linha de pesquisa ‘’Universidade, Docência e Formação de Professores’’, possui
a finalidade de debater a atuação do professor do Telecurso 2000, que é
considerado orientador de aprendizagem e, em muitos casos, não possui formação
apropriada. Por conseqüência, implica comprometimento da sua atuação em sala de
aula com seus alunos, tanto para o ensino fundamental como para o ensino médio.
Analisamos o material utilizado pelo programa de ensino, com ênfase nos
multimeios, além de buscarmos a história da Educação de Jovens e Adultos para
se compreenderem as dificuldades encontradas. Esta pesquisa deriva de um estudo
em duas empresas: uma nacional e outra multinacional, na região metropolitana de
Campinas, onde aplicamos questionário dirigido, para analisarmos a prática
pedagógica de cinco professores orientadores. Aplicamos, também, questionário
para os responsáveis pela implantação do Telecurso 2000 nas empresas, para
identificar a causa de se manter o programa de ensino Telecurso 2000 dentro
delas, e, para os alunos-funcionários, com o intuito de se verificarem as
angústias, anseios e expectativas para com o Telecurso