RAQUEL CRISTIANE LOT DE MATTEI. Telecurso 2000: um desafio para educador e uma conquista para o educando.. 01/11/2005

1v. 191p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS - EDUCAÇÃO

Orientador(es): DULCE MARIA POMPÊO DE CAMARGO

Biblioteca Depositaria: PUC-Campinas

 

Palavras - chave:

Educação de Jovens e Adultos; Docência; Formação de Profes.

           

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora:

SONIA GIUBILEI

 

Linha(s) de pesquisa:

UNIVERSIDADE, DOCÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES  Desenvolve pesquisas cujo enfoque incide sobre a docência e formação de professores, quer do ponto de vista das políticas para o ensino superior e suas práticas pedagógicas, quer no sentido da formação de professores para a educação básica.

 

Dependência administrativa

 Particular

 

Resumo tese/dissertação:

O presente estudo pertence à linha de pesquisa ‘’Universidade, Docência e Formação de Professores’’, possui a finalidade de debater a atuação do professor do Telecurso 2000, que é considerado orientador de aprendizagem e, em muitos casos, não possui formação apropriada. Por conseqüência, implica comprometimento da sua atuação em sala de aula com seus alunos, tanto para o ensino fundamental como para o ensino médio. Analisamos o material utilizado pelo programa de ensino, com ênfase nos multimeios, além de buscarmos a história da Educação de Jovens e Adultos para se compreenderem as dificuldades encontradas. Esta pesquisa deriva de um estudo em duas empresas: uma nacional e outra multinacional, na região metropolitana de Campinas, onde aplicamos questionário dirigido, para analisarmos a prática pedagógica de cinco professores orientadores. Aplicamos, também, questionário para os responsáveis pela implantação do Telecurso 2000 nas empresas, para identificar a causa de se manter o programa de ensino Telecurso 2000 dentro delas, e, para os alunos-funcionários, com o intuito de se verificarem as angústias, anseios e expectativas para com o Telecurso 2000. A pesquisa investigou os saberes articulados do professor orientador, focalizando a competência profissional e tecendo considerações sobre suas ações. A análise dos dados contribuiu para entender com mais nitidez a função do professor orientador, importante no desenvolvimento de ensino-aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos. Assim sendo, deve-se apontar a importância da especificidade da formação desse professor em cursos de licenciaturas responsáveis por essa formação, priorizando e valorizando o profissional com autonomia, capaz de refletir sobre sua prática, reconstruindo seus conhecimentos, em busca incessante da inovação, para superar as dificuldades encontradas no seu cotidiano.