REJANE DE OLIVEIRA MELO. A formação das professoras que alfabetizam jovens e adultos: uma demanda (re)velada. 01/11/2005

1v. 97p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - EDUCAÇÃO

Orientador(es): Ângela Maria dos Santos Maia

Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFAL

 

Palavras - chave:

Literatura, diversidade cultural, inter/multiculturalidade

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora:

Ângela Maria dos Santos Maia

           

Linha(s) de pesquisa:

MAGISTÉRIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES  Análise da formação do professor no mundo moderno. Resgate da construção histórica de diferentes paradigmas que se apresentam no cotidiano escolar.          

 

Dependência administrativa

 Federal

 

Resumo tese/dissertação:

Consiste em um estudo sobre a contribuição da literatura infantil em processo educativos interculturais. Este estudo propõe uma prática educativa com a literatura infantil, cujas estratégias operacionais levem em consideração a questão da identidade e diferença cultural como fatores de problematização da convivência humana, a partir de situações-problema suscitadas pelos testos literários. Compreendemos que os sujeitos envolvidos nos processos educativos vivenciam processos de identificação com suas reais condições de existência, conseqüentemente, esses sujeitos ampliam, assim, sua experiências culturais, possibilitando, a construção da inter/multiculturalidade crítica. Este trabalho está fundamentado numa concepção dialética que entende a literatura como um fazer artístico vinculado a elementos da realidade natural e social, expressos numa linguagem simbólica, defendendo uma perspectiva de educação voltada para a inter/multiculturalidade. A pesquisa de campo seguiu uma metodologia qualitativa de pesquisa-ação e teve como cenário uma turma de progressão caracterizada por alunos com defasagem em relação à idade escolaridade, pertencentes a uma Escola pública Estadual de ensino fundamental. Os processos educativos construídos e vivenciados a partir da literatura infantil resultaram na diminuição da tensão negativa dos alunos na convivência com os diferentes, visto que foi possível questionar os estereótipos predominantes ba relação intragrupal dos alunos, valorizando as diferenças em prol da construção de formas mais humanas de convivência entre eles. Isso demonstra as possibilidades que os textos literários, considerados, aqui, gêneros significativos na aprendizagem positiva de interação cultural, oferecem ao educador. Acreditamos que esta pesquisa poderá contribuir com uma compreensão do papel da literatura na criação de processos educativos que visem á construção de formas mais humanas da existência.