Aline
Cristina de Oliveira Abbonízio. Orientações da parceria entre poder público e
organizações sociais no MOVA-SP. 26/04/2007
1v. 113 p. Mestrado.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Orientador(es): CELSO DE RUI
BEISIEGEL
Biblioteca Depositaria: Biblioteca
Digital de Teses e Dissertações da USP
Palavras - chave:
Educação de jovens e adultos; MOVA-SP; Políticas
públicas; Relações estado; Sociedade civil
Área(s) do
conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
CELSO DE RUI BEISIEGEL
ELIE GEORGE GUIMARÃES GHANEM JUNIOR
SERGIO HADDAD
Linha(s) de
pesquisa:
Não foi
informado pela autora no trabalho.
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
Esta
pesquisa tem como objetivo investigar como se estruturou o programa Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos da cidade de
São Paulo - MOVA-SP - nas gestões Luiza Erundina (1989-1992) e Marta Suplicy
(2000-2004). Programa desenvolvido a partir da parceria entre Secretaria
Municipal de Educação e organizações da sociedade civil, tem
como missão trabalhar os primeiros estágios da alfabetização de jovens e
adultos. Para cumprir nossos objetivos, procuramos entender o MOVA-SP em dois
momentos de sua implantação, inserindo-o em um quadro geral das políticas
públicas para educação de jovens e adultos no Brasil, assim como das principais
contribuições nascidas no âmbito da sociedade civil organizada. Nos estudos
sobre os dois momentos, procuramos apreender como foram tomadas as decisões
sobre a abrangência do programa e quais critérios foram utilizados para
controlar as atividades realizadas nos núcleos de alfabetização, como foi
avaliado o processo de alfabetização dos jovens e adultos inscritos, como foram
utilizados os espaços de discussão entre a equipe técnica da Secretaria de
Educação e os representantes das entidades sociais. A partir dessa
investigação, pudemos apreender qual concepção de educação de jovens e adultos
estão presentes na condução dos trabalhos do MOVA-SP nas gestões Luiza Erundina
e Marta Suplicy.