Aline Cristina de Oliveira Abbonízio. Orientações da parceria entre poder público e organizações sociais no MOVA-SP. 26/04/2007                                                                 

1v. 113 p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – FACULDADE DE EDUCAÇÃO                                                                                                            

Orientador(es): CELSO DE RUI BEISIEGEL                                                                              

Biblioteca Depositaria: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP

 

Palavras - chave:                                                                                                                                           

Educação de jovens e adultos; MOVA-SP; Políticas públicas; Relações estado; Sociedade civil

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora:                                                                                                                

CELSO DE RUI BEISIEGEL                                                                                                                                                                                           

ELIE GEORGE GUIMARÃES GHANEM JUNIOR                                                                                     

SERGIO HADDAD

 

Linha(s) de pesquisa:

Não foi informado pela autora no trabalho.

Dependência administrativa                                                                                           

Estadual

 

Resumo tese/dissertação:

Esta pesquisa tem como objetivo investigar como se estruturou o programa Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos da cidade de São Paulo - MOVA-SP - nas gestões Luiza Erundina (1989-1992) e Marta Suplicy (2000-2004). Programa desenvolvido a partir da parceria entre Secretaria Municipal de Educação e organizações da sociedade civil, tem como missão trabalhar os primeiros estágios da alfabetização de jovens e adultos. Para cumprir nossos objetivos, procuramos entender o MOVA-SP em dois momentos de sua implantação, inserindo-o em um quadro geral das políticas públicas para educação de jovens e adultos no Brasil, assim como das principais contribuições nascidas no âmbito da sociedade civil organizada. Nos estudos sobre os dois momentos, procuramos apreender como foram tomadas as decisões sobre a abrangência do programa e quais critérios foram utilizados para controlar as atividades realizadas nos núcleos de alfabetização, como foi avaliado o processo de alfabetização dos jovens e adultos inscritos, como foram utilizados os espaços de discussão entre a equipe técnica da Secretaria de Educação e os representantes das entidades sociais. A partir dessa investigação, pudemos apreender qual concepção de educação de jovens e adultos estão presentes na condução dos trabalhos do MOVA-SP nas gestões Luiza Erundina e Marta Suplicy.