MARIA SILVIA DA COSTA. REPENSANDO
O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS NO UNICÍPIO DE MACEIÓ. 01/02/2000
1v. 157p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO
Orientador(es): BEATRIZ VARGAS DORNELES
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO
Palavras - chave:
EDUCAÇÃO CONTINUADA; FORMAÇÃO DE PROFESSOR;ED.DE JOVENS E AD
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO DE ADULTOS
Banca examinadora:
CARMEN LÚCIA BEZERRA MACHADO
JAQUELINE MOLL
Linha(s) de pesquisa:
EIXO TEMÁTICO 1: CONHECIMENTO, SUBJETIVIDADE E PRÁTICAS EDUCACIONAIS X
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CNPq
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
A necessidade de analisar e refletir o processo de formação continuada dos professores da educação de jovens e adultos/EJA no município de Maceió, foi o que impulsionou esse estudo. A dissertação apresenta e analisa o desenvolvimento desse processo em diferentes momentos: nos cursos, nas reuniões de zonais e em sala de aula. O ponto de partida deste trabalho foi a constatação de que, apesar do processo de formação continuada desses professores acontecer há cinco anos, as mudanças apresentadas ainda são pouco significativas. Esse trabalho visa estudar as causas da não mudança na práxis docente. Analisamos esse processo a partir de três conceitos básicos: mudança, saber docente e práxis. Esses três aspectos se encontram permeando toda a prática pedagógica dos professores da EJA. O fato de pertencermos ao quadro de professores da rede de ensino pública municipal de Maceió favoreceu nossa metodologia de pesquisa. A inserção no processo, a abordagem teórico-crítica direcionaram nossa linha de estudo no sentido da pesquisa participante. Conseqüência dessa opção, nossos recursos metodológicos foram as entrevistas semi-estruturadas e a observação participante. Nosso campo de observação foram três escolas municipais, além dos locais onde aconteceram os cursos e reuniões de zonais.O estudo apresenta algumas possibilidades no sentido de um repensar dessa formação continuada, a partir do paradigma do professor como um profissional reflexivo.