Katiuscha Lara Genro
Bins. Aspectos psico-sócio-culturais envolvidos na alfabetização de jovens
e adultos deficientes mentais. 2007
1v. 104 f. Mestrado. PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO GRANDE DO
SUL - FAULDADE DE EDUCAÇÃO
Orientador (es): CLAUS DIETER STOBAÜS
Biblioteca Depositaria: Repositório
Institucional PUCRS
Palavras -
chave:
Educação de
Jovens e Adultos, Alfabetização, Deficiência Mental.
Área(s) do
conhecimento: EDUCAÇÂO
Banca examinadora:
CLAUS DIETER STOBAÜS
MARIA CONCEIÇÃO PILLON CHRISTÓFOLI
BEATRIZ VARGAS DORNELLES
Linha(s) de
pesquisa:
Não foi informado pela autora no
trabalho.
Dependência administrativa
Privada
Resumo
tese/dissertação:
Minha pesquisa é de
caráter qualitativo, utiliza como metodologia o Estudo de Caso, tendo como
objetivo investigar sobre a temática da Alfabetização de Jovens e Adultos
Deficientes Mentais, estabelecida através das suas relações com a escola, a família e a sociedade. Aprofundo aspectos do processo de
Alfabetização de Jovens e Adultos Deficientes Mentais, como ele acontece, de
que forma estes alunos aprendem, que importância tem a leitura e a escrita na
vida destes sujeitos. Abordo e problematizo em que aspectos a Alfabetização de
Jovens e Adultos Deficientes Mentais contribui para uma maior inclusão destes
sujeitos na sociedade; de que forma o aluno jovem e adulto deficiente mental
percebe e se percebe no mundo da leitura e da escrita. Dessa forma, a presente
pesquisa se propõe a realizar uma triangulação entre a Alfabetização, a Educação
de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental. No Referencial Teórico
elaborado, abordo e destaco concepções e princípios teóricos sobre
Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental,
levando em conta os novos paradigmas emergentes, para além das concepções
educativas tradicionais. Os dados empíricos foram coletados junto a nove jovens
e adultos deficientes mentais, incluídos em uma escola da Rede Municipal de
Ensino de Porto Alegre /RS. Nesse sentido, a pesquisa se propôs a realizar uma
reflexão e problematização acerca de três temáticas
que, embora façam parte de nosso cotidiano educacional, ainda não haviam sido
articuladas e entrelaçadas na perspectiva que este estudo buscou indicar, ou
seja, estabelecer relações entre a Alfabetização, a Educação de Jovens e
Adultos e o Adulto Deficiente Mental, na modalidade de ensino de EJA, a partir
da ótica dos próprios sujeitos investigados, que deram à pesquisa o tom de suas
próprias vivências e expectativas, o que favoreceu que as análises se
assentassem sobre um escopo teórico-prático que se construiu no universo
coletivo da pesquisadora e dos sujeitos pesquisados. Chama a atenção também
para que os adultos deficientes mentais sejam olhados sob outras perspectivas
para uma real e efetiva inclusão social.