Katiuscha Lara Genro Bins. Aspectos psico-sócio-culturais envolvidos na alfabetização de jovens e adultos deficientes mentais. 2007                                       

 

1v. 104 f. Mestrado. PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO GRANDE DO

SUL - FAULDADE DE EDUCAÇÃO                                                                                                                    

 

Orientador (es): CLAUS DIETER STOBAÜS

 

Biblioteca Depositaria: Repositório Institucional PUCRS

 

Palavras - chave:

Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização, Deficiência Mental.

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÂO

 

Banca examinadora:                                                                                                         

 

CLAUS DIETER STOBAÜS                                                                                                          

 

MARIA CONCEIÇÃO PILLON CHRISTÓFOLI                                                                          

 

BEATRIZ VARGAS DORNELLES

 

Linha(s) de pesquisa:

Não foi informado pela autora no trabalho.

Dependência administrativa                                                                                           

Privada

 

Resumo tese/dissertação:

Minha pesquisa é de caráter qualitativo, utiliza como metodologia o Estudo de Caso, tendo como objetivo investigar sobre a temática da Alfabetização de Jovens e Adultos Deficientes Mentais, estabelecida através das suas relações com a escola, a família e a sociedade. Aprofundo aspectos do processo de Alfabetização de Jovens e Adultos Deficientes Mentais, como ele acontece, de que forma estes alunos aprendem, que importância tem a leitura e a escrita na vida destes sujeitos. Abordo e problematizo em que aspectos a Alfabetização de Jovens e Adultos Deficientes Mentais contribui para uma maior inclusão destes sujeitos na sociedade; de que forma o aluno jovem e adulto deficiente mental percebe e se percebe no mundo da leitura e da escrita. Dessa forma, a presente pesquisa se propõe a realizar uma triangulação entre a Alfabetização, a Educação de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental. No Referencial Teórico elaborado, abordo e destaco concepções e princípios teóricos sobre Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental, levando em conta os novos paradigmas emergentes, para além das concepções educativas tradicionais. Os dados empíricos foram coletados junto a nove jovens e adultos deficientes mentais, incluídos em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre /RS. Nesse sentido, a pesquisa se propôs a realizar uma reflexão e problematização acerca de três temáticas que, embora façam parte de nosso cotidiano educacional, ainda não haviam sido articuladas e entrelaçadas na perspectiva que este estudo buscou indicar, ou seja, estabelecer relações entre a Alfabetização, a Educação de Jovens e Adultos e o Adulto Deficiente Mental, na modalidade de ensino de EJA, a partir da ótica dos próprios sujeitos investigados, que deram à pesquisa o tom de suas próprias vivências e expectativas, o que favoreceu que as análises se assentassem sobre um escopo teórico-prático que se construiu no universo coletivo da pesquisadora e dos sujeitos pesquisados. Chama a atenção também para que os adultos deficientes mentais sejam olhados sob outras perspectivas para uma real e efetiva inclusão social.