VALERIA NUNES COSTA DE OLIVEIRA. A CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PODER, SABER E SENTIR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CEILÂNDIA – D.F.. 01/05/2006

 1v. 140p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): RENATO HILÁRIO DOS REIS

 Biblioteca Depositaria: UNIVERSIDADE DE BRASILIA

 

Palavras - chave:

 Educação de Jovens e Adultos

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 CRISTIANO ALBERTO MUNIZ

 

 LEÔNCIO JOSÉ GOMES SOARES

 

Linha(s) de pesquisa:

 ECOLOGIA HUMANA E PRÁXIS PEDAGÓGICAS, SUBJETIVIDADE E COMPLEXIDADE NA EDUCAÇÃO  Ecologia Humana como dimensão ontológica complexa da práxis pedagógica. O enraizamento dos seres humanos nas suas bases biológica e sócio-cultural. O sentido do pertencimento à espécie e ao grupo social como referências para pensar a Educação.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Nesta pesquisa trago para discussão junto aos diversos autores lidos a modalidade Educação de Jovens e Adultos como forma de sobrepujar pela construção da história de cada um a opressão e exclusão por eles sofrida. Para tanto discuto a educação como ação cultural, valorizando a heterogeneidade dos diversos grupos sociais que fazem parte desse país, perpassando a discussão sobre a superação da dicotomia teoria/prática, transformando-as em práxis de forma que essa seja reconhecida como a origem do trabalho e o trabalho seja reconhecido como produção de vida. Aqui abordo a educação como possibilidade concreta a partir de uma diferente formação de professores, analisando a dialogia como prática educativa, identificando o aluno como sujeito de seu próprio conhecimento pelas relações sociais, como processos de constituição, por ele desenvolvidos. Nessa caminhada textual, abordo a concepção de liberdade na construção do movimento histórico de uma nova ordem mundial, partindo do desenvolvimento de dimensões político-epistemológica-amorosas, fazendo da educação um dos meios da superação da exclusão social, com o pressuposto de que uma educação transformadora é possível e não apenas um sonho utópico. Autores que li, e que são base teórica do texto como Freire, Vygotsky e Reis, aproximam-se da idéia de que a conscientização é um compromisso que se faz consigo e com o outro. Consciência que envolve a inserção de cada um – como sujeito/objeto por meio de suas teias de relações – de forma participativa e contributiva na história. Isso implica assumir o papel de sujeitos que fazem e refazem o mundo de acordo com sua realidade. É a busca da dialogia em ação unindo o fazer, pensar, saber e sentir na constituição de cada ser como sujeito político, epistemológico e amoroso por meio da produção da cultura. Cultura que leva a crer que a dignidade de cada um está relacionada com seu próprio esforço, sua ação, seu trabalho, de acordo com suas necessidades, e para o seu pleno desenvolvimento na transformação de si da natureza. Cultura que, nessa dissertação, é trabalhada como produção social da vida que busca responder as condições de existência e sobrevivência do ser humano como agente transformador dos mecanismos das políticas sociais que compensam todo e qualquer tipo de exclusão.