Márcio Luiz Bernardim. Da escolaridade tardia à educação necessária: estudo das contradições
na EJA de Guarapuava. 01/11/2006
1v. 121p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Gracialino da Silva Dias
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da Universidade Federal do Paraná
Palavras - chave:
Educ. e Trabalho; Educ. do Trabalhador; EJA
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Gracialino da Silva Dias
Naura Syria Carapeto Ferreira
Nilson Marcos Dias Garcia
Linha(s) de pesquisa:
Mudanças no Mundo do Trabalho e Educação A categoria fundante da investigação nessa linha é o trabalho em geral, como práxis humana, ou seja, trabalho em sua dimensão de produção da existência humana em suas múltiplas possibilidades.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Este estudo teve como objeto a Educação de Jovens e Adultos - EJA, entendida na perspectiva da totalidade social, tendo como referencial a concepção materialista, a dialética como método e o "trabalho", a "hegemonia", a "contradição". a "práxis" e a "emancipação" como categorias teóricas de análise. Partindo do estudo da educação em geral, fez-se uma retrospectiva da educação de adultos no Brasil, e mais especificamente, dos documentos oficiais a ela relacionados e decorrentes das reformas que tiveram início com a Constituição Federal de 1988 e que culminaram com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - de 1996. Além destes documentos, também foram analisados o Plano Nacional da Educação, de 1997 e as Diretrizes Curriculares Nacionais de EJA e suas correspondentes para o Estado do Paraná. Os estudos empíricos foram realizados junto ao Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos de Guarapuava - PR, através de análise do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar, ambos de 2005, além de aplicação de questionário estruturado a alunos do Ensino Médio dessa modalidade. Os principais objetivos da pesquisa foram: examinar a concepção de EJA expressa nos documentos oficiais retromencionados e na documentação da unidade escolar investigada; pesquisar os alunos do Ensino Médio da EJA para conhecer seu perfil socioeconômico, seu histórico escolar e a sua percepção sobre as relações entre a educação e o trabalho; analisar criticamente os dados empíricos e a produção teórica, para verificar os reflexos dessa modalidade de ensino sobre a inserção profissional ou manutenção das condições de trabalho dos alunos. Dentre as constatações que o trabalho proporcionou, estão: a comprovação estatística do fenômeno da migração de alunos ainda jovens do Ensino Regular para a EJA; a ainda incipiente exploração do eixo articulador "trabalho" nos documentos oficiais da EJA no Paraná; a percepção de senso comum presente na fala dos alunos quando estabelecem falsas relações entre educação e trabalho, trabalho e tecnologia, educação e desemprego, entre outras; a certificação como uma forte indutora do interesse dos alunos pela EJA; a contradição que perpassa a educação proporcionada por essa modalidade de ensino; como conseqüência das relações geradas pelo sistema capitalista. Em síntese, a contribuição da pesquisa está na compreensão dos papéis desempenhados pela EJA, que se mostra a um tempo contraditória, pelo desafio de emancipação da classe trabalhadora através de condições concretas e históricas ainda não dadas, e a outro transitória, pela perspectiva de construção do dever histórico em que a escola seja uma só para todos. A positividade imediata da EJA, contudo, está no resgate de um direito historicamente negado aos trabalhadores no Brasil, podendo-se constituir em um campo privilegiado da presença e manifestação das classes populares.