Carla Alessandra Barreto. Políticas públicas e vínculos privados: uma análise do novo padrão de ação estatal na Educação de Jovens e Adultos em Araraquara.

2007

 

1v. 187p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS                                                           

 

Orientador (es): SANDRA APARECIDA RISCAL

 

Biblioteca Depositaria: Biblioteca Comunitária UFSCar

 

Palavras - chave:

Política Educacional; analfabetismo; educação de jovens e adultos; parcerias; público estatal e público não estatal.

 

Área(s) do conhecimento: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora:                                                                                                         

SANDRA APARECIDA RISCAL                                                                                                     

MARIA TERESA MICELI KERBAUY                                                                                              

ROSELI ESQUERDO LOPES

 

Linha(s) de pesquisa:

Não foi informado pela autora do texto

Dependência administrativa                                                                                           

Federal

 

Resumo tese/dissertação:

A presente dissertação buscou analisar a política educacional, implementada para a superação do analfabetismo, na Educação Básica em sua modalidade de atendimento a jovens e adultos, a partir da década de 1990. Nosso objetivo central foi entender como se delinearam esses programas frente à diretriz da publicização dos serviços sociais e às diretrizes advindas das reformas implementadas no país também nos anos 1990. Tomamos como base empírica de nosso estudo as ações desenvolvidas no município de Araraquara no período de 2001 a 2006, destacando a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e uma entidade filantrópica. Procuramos entender em que medida a promoção de parcerias entre o poder público e as entidades não-estatais podem ser consideradas fator de excelência para maior racionalidade administrativa, embasada nos princípios da eficácia, eficiência e efetividade dos serviços prestados aos cidadãos, ou se as parcerias realizadas com essas instituições afirmam os princípios de uma cultura política baseada nos laços do patrimonialismo.