Carla Alessandra
Barreto. Políticas públicas e vínculos privados: uma análise do novo padrão
de ação estatal na Educação de Jovens e Adultos em Araraquara.
2007
1v. 187p. Mestrado. UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SÃO CARLOS. CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
Orientador (es):
SANDRA APARECIDA RISCAL
Biblioteca Depositaria: Biblioteca
Comunitária UFSCar
Palavras -
chave:
Política
Educacional; analfabetismo; educação de jovens e adultos; parcerias; público
estatal e público não estatal.
Área(s) do
conhecimento: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
SANDRA APARECIDA RISCAL
MARIA TERESA MICELI KERBAUY
ROSELI ESQUERDO LOPES
Linha(s) de
pesquisa:
Não foi informado pela autora do texto
Dependência administrativa
Federal
Resumo
tese/dissertação:
A presente
dissertação buscou analisar a política educacional, implementada
para a superação do analfabetismo, na Educação Básica em sua modalidade de
atendimento a jovens e adultos, a partir da década de 1990. Nosso objetivo
central foi entender como se delinearam esses programas frente à diretriz da publicização dos serviços sociais e às diretrizes advindas
das reformas implementadas no país também nos anos
1990. Tomamos como base empírica de nosso estudo as ações desenvolvidas no
município de Araraquara no período de 2001 a 2006, destacando a parceria entre
a Secretaria Municipal de Educação e uma entidade filantrópica. Procuramos
entender em que medida a promoção de parcerias entre o poder público e as
entidades não-estatais podem
ser consideradas fator de excelência para maior racionalidade administrativa,
embasada nos princípios da eficácia, eficiência e efetividade dos serviços
prestados aos cidadãos, ou se as parcerias realizadas com essas instituições
afirmam os princípios de uma cultura política baseada nos laços do patrimonialismo.