Iara Scandelari Milczewski. O processo de ensino-aprendizagem da língua escrita de jovens e adultos trabalhadores: um estudo no Centro de Formação Básica para Jovens e Adultos Paulo Leminski, Lapa - Pr. 01/12/2003

 1v. 192p. Mestrado. UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Maria Auxiliadora Cavazotti

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca da UTP

 

Email do autor:

 iaramil@yahoo.com.br 

 

Palavras - chave:

 educação de jovens e adultos trabalhadores

 

Área(s) do conhecimento: 

 EDUCAÇÃO

 

 ENSINO-APRENDIZAGEM

 

Banca examinadora: 

 Ligia Regina Klein

 

Linha(s) de pesquisa:

 Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores  A linha de pesquisa investiga os elementos articuladores da prática pedagógica da educação contemporânea em sua historicidade: formação do professor, práticas educacionais, produção de conhecimento, teorias pedagógicas e curriculares, e tecnologias.

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Muitas são as pesquisas, nestas últimas décadas, que investigaram as características do processo de aprendizagem da linguagem escrita pelas crianças. Porém, este trabalho de dissertação vai buscar nas reflexões teóricas e na investigação da prática pedagógica apreender como acontece o ensino e a aprendizagem da linguagem escrita por jovens e adultos trabalhadores. Justifica-se o interesse por essa investigação, porque esses alunos jovens e adultos trabalhadores, excluídos da sociedade letrada, retornam à escola após interrupções ou fracassos na escolarização regular, em busca de certificação da escolarização mínima exigida pelo mercado de trabalho. A análise do processo de ensino e aprendizagem da escrita e seus componentes indica que esse jovem e adulto trabalhador, embora falante de uma variedade lingüística diferente da padrão, sente necessidade social de escrever bem para ser entendido, porque supõe a escrita como um instrumento ao mesmo tempo emancipador, e objeto de exclusão social. Desta forma mistifica a língua escrita porque almeja alcançar pela sua aprendizagem a respeitabilidade e igualdade que lhe tem sido negada. A pessoa busca na escola não somente o processo civilizatório, mas pretende ampliar as condições que lhe permitam reverter as limitações da produção de sua existência, mal sabendo que a instituição escolar, ela mesma está sujeita a limitações que causam o enfraquecimento do ensino. Os professores, na ausência de políticas públicas de formação continuada, buscam na leitura e reflexão sobre sua prática, mudanças na forma de conduzir métodos mais adequados ao ensino. A escola, quando procura adequar-se às dificuldades dos sujeitos, enfrenta as omissões impostas pelo Estado, que se tem isentado de cumprir suas obrigações em relação à educação de jovens e adultos trabalhadores. A pesquisa se realiza com alunos jovens e adultos trabalhadores e professores do CEEBJA "Paulo Leminski", sede do município da Lapa, PACs e do Assentamento do MST - Contestado, bem como utiliza documentos oficiais da Educação de Jovens e Adultos. Palavras-chave: Educação de jovens e adultos trabalhadores, aprendizagem da linguagem escrita