Iara Scandelari
Milczewski. O processo de ensino-aprendizagem da
língua escrita de jovens e adultos trabalhadores: um estudo no Centro de
Formação Básica para Jovens e Adultos Paulo Leminski,
Lapa - Pr. 01/12/2003
1v. 192p. Mestrado.
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Maria
Auxiliadora Cavazotti
Biblioteca Depositaria: Biblioteca da UTP
Email do autor:
iaramil@yahoo.com.br
Palavras
- chave:
educação de jovens e
adultos trabalhadores
Área(s)
do conhecimento:
EDUCAÇÃO
ENSINO-APRENDIZAGEM
Banca
examinadora:
Ligia Regina Klein
Linha(s)
de pesquisa:
Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores A linha de pesquisa
investiga os elementos articuladores da prática pedagógica da educação
contemporânea em sua historicidade: formação do professor, práticas
educacionais, produção de conhecimento, teorias pedagógicas e curriculares, e
tecnologias.
Dependência
administrativa
Particular
Resumo
tese/dissertação:
Muitas são as pesquisas, nestas últimas décadas,
que investigaram as características do processo de aprendizagem da linguagem
escrita pelas crianças. Porém, este trabalho de dissertação vai buscar nas
reflexões teóricas e na investigação da prática pedagógica apreender como
acontece o ensino e a aprendizagem da linguagem escrita por jovens e adultos
trabalhadores. Justifica-se o interesse por essa investigação, porque esses
alunos jovens e adultos trabalhadores, excluídos da sociedade letrada, retornam
à escola após interrupções ou fracassos na escolarização regular, em busca de
certificação da escolarização mínima exigida pelo mercado de trabalho. A
análise do processo de ensino e aprendizagem da escrita e seus componentes
indica que esse jovem e adulto trabalhador, embora falante de uma variedade lingüística
diferente da padrão, sente necessidade social de
escrever bem para ser entendido, porque supõe a escrita como um instrumento ao
mesmo tempo emancipador, e objeto de exclusão social.
Desta forma mistifica a língua escrita porque almeja alcançar pela sua
aprendizagem a respeitabilidade e igualdade que lhe tem sido negada. A pessoa
busca na escola não somente o processo civilizatório,
mas pretende ampliar as condições que lhe permitam reverter as
limitações da produção de sua existência, mal sabendo que a instituição
escolar, ela mesma está sujeita a limitações que causam o enfraquecimento do
ensino. Os professores, na ausência de políticas públicas de formação
continuada, buscam na leitura e reflexão sobre sua prática, mudanças na forma
de conduzir métodos mais adequados ao ensino. A escola, quando procura
adequar-se às dificuldades dos sujeitos, enfrenta as omissões impostas pelo
Estado, que se tem isentado de cumprir suas obrigações em relação à educação de
jovens e adultos trabalhadores. A pesquisa se realiza com alunos jovens e
adultos trabalhadores e professores do CEEBJA "Paulo Leminski", sede
do município da Lapa, PACs e
do Assentamento do MST - Contestado, bem como utiliza documentos oficiais da
Educação de Jovens e Adultos. Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
trabalhadores, aprendizagem da linguagem escrita