Elça Maria Sá Bandeira. Formação Continuada e Prática Docente: encontros e desencontros em uma experiência de educação de jovens e adultos. 01/04/2006

 1v. 132p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Isabel Maria Sabino de Farias

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca da UECE

 

Palavras - chave:

 Formação continuada;prática docente; educação de jovens e ad

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Celecina de Maria Veras Sales

 

Linha(s) de pesquisa:

 Política Educacional, Formação e Cultura Docente  Realiza estudos e pesquisas sobre as relações entre política educacional, formação e cultura docente, considerando suas interfaces com memória e história da educação, gestão escolar, aprendizagem docente e tecnologias educacionais.

 

Dependência administrativa

  Estadual

 

Resumo tese/dissertação:

 Este trabalho investigou a relação entre a formação continuada e a prática pedagógica dos docentes do “Programa de Formação e Escolarização do Servidor Público Cearense” (PFESP), iniciativa desenvolvida pelo Governo do Estado há quase uma década. Teve como objetivo analisar as estratégias de formação continuada desenvolvidas ou em desenvolvimento no “Programa de Formação e Escolarização do Servidor Público” (PFESP) e sua articulação com as necessidades da prática pedagógica dos docentes que nele atuam. A abordagem teórica encontrou suporte, dentre outros autores, em Haddad (2000), Di Pierrô (2001) e Moura (2003) que tratam da Educação de jovens e adultos no contexto brasileiro; em Imbernón (2000), Brzezinski (2001), Candau (1997) e Lima Nunes (2004) que discutem os processos de formação dos professores. O estudo de caso, utilizado como método, contou com o aporte da pesquisa qualitativa. Foram pesquisados seis (06) professores em seis Núcleos do PFESP. Para a coleta de dados recorreu-se à entrevista semi-estruturada, a observação da prática pedagógica e a análise de documentos pertinentes à iniciativa. A análise da literatura evidenciou o crescente reconhecimento nacional da educação de jovens e adultos como direito social fundamental promotor de cidadania e imprescindível como estratégia de elevação cultural do povo brasileiro. Ressalta também a insuficiência e, por vezes, inadequação da formação inicial direcionada para a educação de jovens e adultos, assim como a dissociação entre as ações de formação continuada e às necessidades da prática polivalente do professor. A situação não é diferente no Ceará, sobretudo no caso do PFESP. As análises evidenciaram que os docentes pesquisados têm vivenciado uma formação continuada centrada nos aspectos operacionais do PFESP (metodologia e recursos pedagógicos), o que não satisfaz as necessidades da prática pedagógica. As entrevistas e observações mostraram que a prática pedagógica é guiada pela experiência desses profissionais em outros contextos e em outros momentos de sua trajetória profissional. É o saber da experiência produzida ao longo do magistério que tem subsidiado suas intervenções visando auxiliar a aprendizagem dos alunos e a gestão da ordem pedagógica da telessala. Permanecem velhos desafios, dentre eles a falta de compromisso político das elites governamentais com a EJA, expressa nas precárias condições de trabalho e de formação asseguradas ao professor que atua no PFESP.