Elça Maria Sá Bandeira. Formação
Continuada e Prática Docente: encontros e desencontros em uma experiência de
educação de jovens e adultos. 01/04/2006
1v. 132p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Isabel Maria Sabino de Farias
Biblioteca Depositaria: Biblioteca da UECE
Palavras - chave:
Formação continuada;prática docente; educação de jovens e ad
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Celecina de Maria Veras Sales
Linha(s) de pesquisa:
Política Educacional, Formação e Cultura Docente Realiza estudos e pesquisas sobre as relações entre política educacional, formação e cultura docente, considerando suas interfaces com memória e história da educação, gestão escolar, aprendizagem docente e tecnologias educacionais.
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
Este trabalho investigou a relação entre a
formação continuada e a prática pedagógica dos docentes do “Programa de
Formação e Escolarização do Servidor Público Cearense” (PFESP), iniciativa
desenvolvida pelo Governo do Estado há quase uma década. Teve como objetivo
analisar as estratégias de formação continuada desenvolvidas ou em
desenvolvimento no “Programa de Formação e Escolarização do Servidor Público”
(PFESP) e sua articulação com as necessidades da prática pedagógica dos
docentes que nele atuam. A abordagem teórica encontrou suporte, dentre outros
autores, em Haddad (2000), Di Pierrô (2001) e Moura
(2003) que tratam da Educação de jovens e adultos no contexto brasileiro; em Imbernón (2000), Brzezinski
(2001), Candau (1997) e Lima Nunes (2004) que
discutem os processos de formação dos professores. O estudo de caso, utilizado
como método, contou com o aporte da pesquisa qualitativa. Foram pesquisados
seis (06) professores