FLORIANO BARBOZA SILVA. POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO: PROJETO DE ARTICULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO DO SESI. 01/12/2006

 1v. 172p. Mestrado. UNIVERSIDADE SÃO MARCOS - EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E COMUNICAÇÃO

 Orientador(es): ÁLVARO CARDOSO GOMES

 Biblioteca Depositaria: UNIVERSIDADE SÃO MARCOS

 

Palavras - chave:

 EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO PROFISSIONAL

 

Área(s) do conhecimento: 

 MULTIDISCIPLINAR

 

Banca examinadora: 

 RICARDO IANACCE

 

Linha(s) de pesquisa:

 Educação e Práticas Educativas no Brasil  Analisa a produção de modelos teóricos e de práticas educativas no Brasil, do ponto de vista da lógica social e dos destinos de classe. No campo das permanências e das mudanças, ideologicamente demarcadas, reflete sobre discursos e práxis da Educação.

 

Dependência administrativa

  Particular

 

 Resumo tese/dissertação:

 O presente trabalho discute a estrutura e a organização do sistema de ensino no Brasil, e as diretrizes do Projeto de Articulação do Ensino-Médio com Educação Profissional, uma parceria SESI-SENAI, com ênfase sobre as políticas educacionais implementadas no Brasil nos anos 90, do século XX, relativas à educação profissionalizante. O estudo revela que tais políticas são demarcadas por opções e interesses articulados às mudanças no cenário contemporâneo, que se traduzem na apreensão das determinantes históricas que balizam o processo de reforma do Estado brasileiro. Essa lógica implica alterações no campo das políticas públicas, especialmente das políticas sociais, na medida em que estão em curso propostas e projetos que se configuram pela minimização do papel do Estado, marcado pela interpenetração das esferas pública e privada em detrimento da primeira. As políticas para a educação profissionalizante, nesse cenário, são analisadas indicando-se seus paradoxos e seus desdobramentos efetivos, no que concerne aos processos de diversificação e diferenciação institucional, sistema de avaliação, expansão e privatização desse nível de ensino.