FLORIANO BARBOZA SILVA. POLÍTICAS
PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO: PROJETO DE ARTICULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO DO SESI.
01/12/2006
1v. 172p. Mestrado. UNIVERSIDADE SÃO MARCOS - EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Orientador(es): ÁLVARO CARDOSO GOMES
Biblioteca Depositaria: UNIVERSIDADE SÃO MARCOS
Palavras - chave:
EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Área(s) do conhecimento:
MULTIDISCIPLINAR
Banca examinadora:
RICARDO IANACCE
Linha(s) de pesquisa:
Educação e Práticas Educativas no Brasil Analisa a produção de modelos teóricos e de práticas educativas no Brasil, do ponto de vista da lógica social e dos destinos de classe. No campo das permanências e das mudanças, ideologicamente demarcadas, reflete sobre discursos e práxis da Educação.
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
O presente trabalho discute a estrutura e a organização do sistema de ensino no Brasil, e as diretrizes do Projeto de Articulação do Ensino-Médio com Educação Profissional, uma parceria SESI-SENAI, com ênfase sobre as políticas educacionais implementadas no Brasil nos anos 90, do século XX, relativas à educação profissionalizante. O estudo revela que tais políticas são demarcadas por opções e interesses articulados às mudanças no cenário contemporâneo, que se traduzem na apreensão das determinantes históricas que balizam o processo de reforma do Estado brasileiro. Essa lógica implica alterações no campo das políticas públicas, especialmente das políticas sociais, na medida em que estão em curso propostas e projetos que se configuram pela minimização do papel do Estado, marcado pela interpenetração das esferas pública e privada em detrimento da primeira. As políticas para a educação profissionalizante, nesse cenário, são analisadas indicando-se seus paradoxos e seus desdobramentos efetivos, no que concerne aos processos de diversificação e diferenciação institucional, sistema de avaliação, expansão e privatização desse nível de ensino.