FLÁVIA CAVALCANTI GONÇALVES KAVESKI. ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS FORMAIS EM PONTA PORÃ-MS
- REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE. 01/09/2002
2v. 91p. Mestrado.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO - EDUCAÇÃO
Orientador(es): CLACY ZAN
Biblioteca Depositaria: FÉLIX ZAVATTARO - UCDB
Email
do autor:
flakaveski@gmail.com
Palavras - chave:
alfabetização,
educação, analfabetismo, pratica docente
Área(s) do conhecimento:
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
Banca examinadora:
Leôncio José Gomes Soares
VICENTE FIDELES DE ÁVILA
Linha(s) de pesquisa:
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUAS RELAÇÕES COM A
FORMAÇÃO DOCENTE Pesquisa
os processos de ensino e aprendizagem como objeto da prática docente,
consideradas as dimensões sócio-históricas, epistemológicas e psicopedagógicas envolvidas neste processo, bem como a
formação dos professores como mediadores do saber escolar.
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar
a prática docente dos professores alfabetizadores de adultos na escola formal em Ponta Porã
na região sul do estado de Mato Grosso do Sul, área de fronteira
Brasil/Paraguai, no período de 1989/1999. Para realizar o trabalho optamos pela
pesquisa qualitativa descritiva, através da análise de instrumentos que nos
auxiliassem no alcance do objetivo . Portanto
coletamos 14 (quatorze) relatos de memórias de professores, coordenadores e
estudantes, analisamos Diários de Classe, Atas de Resultados Finais e
Estatísticas das Unidades Escolares, Livros de Matrícula e quatro observações
em sala de aula no ano letivo de 1999. Quatro concepções de alfabetização:
tradicional, funcional, letramento e crítica nos
serviram de referencial para análise da prática docente dos professores. Ao
considerarmos o acesso à educação um direito do cidadão, seja criança, jovem ou
adulto, procuramos verificar se os alunos matriculados na etapa inicial de
alfabetização concluíram o equivalente à quarta série do ensino fundamental. Os
resultados do trabalho estão disponíveis para todos aqueles que desejam
refletir e propor ações que auxiliem a minimizar o quadro de exclusão ainda
presente no sistema escolar que contribui para a manutenção do índice de
analfabetismo brasileiro.