FLÁVIA CAVALCANTI GONÇALVES KAVESKI. ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS FORMAIS EM PONTA PORÃ-MS - REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE. 01/09/2002

 2v. 91p. Mestrado. UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): CLACY ZAN

 Biblioteca Depositaria: FÉLIX ZAVATTARO - UCDB

 

Email do autor:

 flakaveski@gmail.com

 

Palavras - chave:

 alfabetização, educação, analfabetismo, pratica docente

 

Área(s) do conhecimento: 

 EDUCAÇÃO

 

 EDUCAÇÃO DE ADULTOS

 

Banca examinadora: 

 Leôncio José Gomes Soares

 

 VICENTE FIDELES DE ÁVILA

 

Linha(s) de pesquisa:

 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUAS RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO DOCENTE  Pesquisa os processos de ensino e aprendizagem como objeto da prática docente, consideradas as dimensões sócio-históricas, epistemológicas e psicopedagógicas envolvidas neste processo, bem como a formação dos professores como mediadores do saber escolar.

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar a prática docente dos professores alfabetizadores de adultos na escola formal em Ponta Porã na região sul do estado de Mato Grosso do Sul, área de fronteira Brasil/Paraguai, no período de 1989/1999. Para realizar o trabalho optamos pela pesquisa qualitativa descritiva, através da análise de instrumentos que nos auxiliassem no alcance do objetivo . Portanto coletamos 14 (quatorze) relatos de memórias de professores, coordenadores e estudantes, analisamos Diários de Classe, Atas de Resultados Finais e Estatísticas das Unidades Escolares, Livros de Matrícula e quatro observações em sala de aula no ano letivo de 1999. Quatro concepções de alfabetização: tradicional, funcional, letramento e crítica nos serviram de referencial para análise da prática docente dos professores. Ao considerarmos o acesso à educação um direito do cidadão, seja criança, jovem ou adulto, procuramos verificar se os alunos matriculados na etapa inicial de alfabetização concluíram o equivalente à quarta série do ensino fundamental. Os resultados do trabalho estão disponíveis para todos aqueles que desejam refletir e propor ações que auxiliem a minimizar o quadro de exclusão ainda presente no sistema escolar que contribui para a manutenção do índice de analfabetismo brasileiro.