ARLENE ARAÚJO NOGUEIRA. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DA FORMAÇÃO DO EDUCADOR À APRENDIZAGEM DO EDUCANDO. 01/04/2005

 1v. 201p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): ARISTONILDO CHAGAS ARAÚJO NASCIMENTO

 Biblioteca Depositaria: PPGE/FACED

 

Palavras - chave:

 educação de jovens e adultos; políticas públicas; formação

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 ARISTONILDO CHAGAS ARAÚJO NASCIMENTO

 

 JORGE GREGÓRIO DA SILVA

 

 LUCÍOLA INÊS PESSOA CAVALCANTE

 

Linha(s) de pesquisa:

 FORMAÇÃO E PRÁXIS DO EDUCADOR FRENTE AOS DESAFIOS AMAZÔNICOS  Caráter multidimensional da educação e formas diferenciadas de ser educador e de fazer educação na Amazônia. Tendências, perspectivas e novas abordagens teórico-metodológicas no processo de formação dos profissionais da educação.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES

 

Dependência administrativa

                        Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Os sujeitos estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA fazem parte de uma clientela específica, com características próprias: é constituído, quase na sua totalidade, por trabalhadores do mercado formal ou informal. Têm histórias de passagens pela escola, marcadas pela interrupção, o que os coloca em situação de defasagem idade/série. No entanto, o tempo de escolarização nem sempre significa mais conhecimentos e facilidade para aprender. Dessa forma, esses alunos apresentam experiências pessoais e participação social diferenciadas dos demais alunos do ensino regular. Esse quadro deve suscitar no educador a adoção de formas de relacionamento diferenciada, o que implica necessariamente o desenvolvimento de práticas pedagógicas que valorizem suas experiências e seus conhecimentos prévios e considerem o vínculo entre educação, trabalho e práticas sociais e culturais. Faz-se necessário, portanto, uma formação adequada específica para o educador que trabalha com a EJA, cursos de formação inicial e continuada. Este estudo, portanto, buscou investigar o processo de formação dos professores, tendo como parâmetro suas práticas pedagógicas e as políticas públicas de formação desenvolvidas no município de Manaus; com relação aos alunos, a ênfase foi dada ao processo de aprendizagem dos mesmos. O método utilizado foi o histórico-crítico, o qual penetra o mundo dos fenômenos através de sua ação recíproca, da contradição inerente ao fenômeno e da mudança dialética que ocorre na natureza e na sociedade. O desenvolvimento do estudo foi efetivado através de pesquisa bibliográfica e investigação de campo, com abordagem qualitativa. Para tanto, as seguintes técnicas de pesquisa foram utilizadas: observação, entrevistas semi-estruturadas, questionários e história de vida. A análise da investigação de campo indica que os professores têm um bom nível de formação, embora essa formação não seja específica, pois não há formação inicial específica para os professores que atuam nesta modalidade de ensino. A formação continuada, que envolve um trabalho de reflexão e estudo sistematizado por parte do professor no interior da escola com o auxílio do coordenador pedagógico, também não tem acontecido. Assim, esses professores vão-se tornando educadores de adultos na prática, pela experiência. Quanto aos alunos, ao buscarem a elevação de sua escolaridade, as expectativas são bastante positivas quanto à ascensão profissional; com relação à aprendizagem, estes relataram que conseguem mais sucesso na vida escolar quando tomam parte ativa em seu processo de aprendizagem.