ELIAS CANUTO BRANDÃO.
Educação e Consciência: O Desenvolvimento da Consciência Sócio-Politíco dos
Trabalhadores Rurais Assentados. 01/12/2000
1v.
179p. Mestrado. UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA - EDUCAÇÃO
Orientador(es):
VALDEMAR SGUISSARDI
Biblioteca
Depositaria: Taquaral/UNIMEP; INEP
Palavras - chave:
Educação;
Consciência; Assentados
Banca examinadora:
ELISA PEREIRA
GONSALVES
Linha(s) de pesquisa:
Política e Gestão da
Educação Estuda
as políticas educacionais e seus impactos nos sistemas
e programas de educação, e a gestão dos sistemas de educação em sua relação com
essas políticas. Estes campos são compeendidos no interior das relações de
poder e organização Estado e Sociedade
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor
tese/dissertação: CAPES
- DS
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
O estudo aqui
apresentado analisa o processo educativo de desenvolvimento de consciência dos
trabalhadores rurais assentados do "Assentamento Pontal do Tigre", do
MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Município de Querência do
Norte/PR, situado a 230 quilômetros de Maringá e 630 km de Curitiba, ao lado
do Rio Paraná, divisa com Mato Grosso do Sul. Na área analisada de 10.800 hectares,
que pertenceu ao Grupo Atalla, atualmente encontram-se assentadas entre 326 a 336 famílias,
provenientes dos municípios paranaenses de Amaporã, Reserva, Castro,
Capanema, Querência do Norte e Tibagi, atualmente organizadas internamente em
34 núcleos de produção. A escolha do assentamento Pontal do
Tigre para o estudo do desenvolvimento da consciência sócio-política dos
assentados foi motivada pelos conflitos dos assentados com os governos estadual
e federal e com os latifundiários, e por minha participação na década de 80 na
CPT - Comissão Pastoral da Terra do Paraná, como assessor educacional e membro
da coordenação regional e estadual junto aos trabalhadores atualmente
assentados e pela minha reaproximação na década de 90 como membro da
coordenação no Paraná do MNDH - Movimento Nacional de Direitos Humanos.
Para a realização do estudo, destacamos inicialmente duas fundamentais
questões: como acontece o desenvolvimento do conhecimento sócio-político dos
assentados? Os assentados têm consciência sócio-política da
organização e do Movimento? Analisamos a influência da educação no
"desenvolvimento da consciência sócio-política". Entendermos que o
meio sócio-político, onde os trabalhadores vivem e se encontram, influencia o
desenvolvimento da consciência de todos e que a educação tem aí um papel
decisivo. Constatamos pela pesquisa que todos os assentados desenvolveram
consciência social e política. Os que desenvolvem ou desenvolveram trabalhos de
lideranças, coordenação e educação de jovens e adultos e representam a minoria dos assentados, se destacaram mais que os demais.
Já a maioria dos assentados do Pontal do Tigre não desenvolveu sua consciência sócio-política da mesma forma que as pessoas
destacadas por funções de organização. Por último, analisamos a manutenção das
formas tradicionais de pensar e agir dos assentados, conseqüência em grande
medida da organização da sociedade capitalista.