ELIAS CANUTO BRANDÃO. Educação e Consciência: O Desenvolvimento da Consciência Sócio-Politíco dos Trabalhadores Rurais Assentados. 01/12/2000

 1v. 179p. Mestrado. UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): VALDEMAR SGUISSARDI

 Biblioteca Depositaria: Taquaral/UNIMEP; INEP

 

Palavras - chave:

 Educação; Consciência; Assentados

 

 

Banca examinadora: 

 ELISA PEREIRA GONSALVES

 

 Linha(s) de pesquisa:

 Política e Gestão da Educação  Estuda as políticas educacionais e seus impactos nos sistemas e programas de educação, e a gestão dos sistemas de educação em sua relação com essas políticas. Estes campos são compeendidos no interior das relações de poder e organização Estado e Sociedade

 

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:   CAPES - DS

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 O estudo aqui apresentado analisa o processo educativo de desenvolvimento de consciência dos trabalhadores rurais assentados do "Assentamento Pontal do Tigre", do MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Município de Querência do Norte/PR, situado a 230 quilômetros de Maringá e 630 km de Curitiba, ao lado do Rio Paraná, divisa com Mato Grosso do Sul. Na área analisada de 10.800 hectares, que pertenceu ao Grupo Atalla, atualmente encontram-se assentadas entre 326 a 336 famílias, provenientes dos municípios paranaenses de Amaporã, Reserva, Castro, Capanema, Querência do Norte e Tibagi, atualmente organizadas internamente em 34 núcleos de produção. A escolha do assentamento Pontal do Tigre para o estudo do desenvolvimento da consciência sócio-política dos assentados foi motivada pelos conflitos dos assentados com os governos estadual e federal e com os latifundiários, e por minha participação na década de 80 na CPT - Comissão Pastoral da Terra do Paraná, como assessor educacional e membro da coordenação regional e estadual junto aos trabalhadores atualmente assentados e pela minha reaproximação na década de 90 como membro da coordenação no Paraná do MNDH - Movimento Nacional de Direitos Humanos. Para a realização do estudo, destacamos inicialmente duas fundamentais questões: como acontece o desenvolvimento do conhecimento sócio-político dos assentados? Os assentados têm consciência sócio-política da organização e do Movimento? Analisamos a influência da educação no "desenvolvimento da consciência sócio-política". Entendermos que o meio sócio-político, onde os trabalhadores vivem e se encontram, influencia o desenvolvimento da consciência de todos e que a educação tem aí um papel decisivo. Constatamos pela pesquisa que todos os assentados desenvolveram consciência social e política. Os que desenvolvem ou desenvolveram trabalhos de lideranças, coordenação e educação de jovens e adultos e representam a minoria dos assentados, se destacaram mais que os demais. Já a maioria dos assentados do Pontal do Tigre não desenvolveu sua consciência sócio-política da mesma forma que as pessoas destacadas por funções de organização. Por último, analisamos a manutenção das formas tradicionais de pensar e agir dos assentados, conseqüência em grande medida da organização da sociedade capitalista.