MARIA DA GRAÇA PIMENTEL CARRIL. O
FUTURO DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS NO PERÍODO NOTURNO - O COMPORTAMENTO DA
DEMANDA DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE SANTOS - 1995 A 2004. 01/06/2005
1v. 141p. Mestrado. PONTIFÍCIA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO (CURRÍCULO)
Orientador(es): Ana Maria Saul
Biblioteca Depositaria: PUC/SP
Palavras - chave:
Escolas Públicas Estaduais;
Ensino Médio; Santos
Área(s) do conhecimento:
EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Leila Rentróia Iannone
Linha(s) de pesquisa:
POLÍTICAS PÚBLICAS E REFORMAS
EDUCACIONAIS E CURRICULARES Estuda
políticas de currículos na realidade contemporânea, privilegiando projetos
inovadores que caminham na linha da proposição de um currículo emancipatório.
Agência(s) financiadora(s) do
discente ou autor tese/dissertação: CAPES-PROSUP
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Esta pesquisa buscou investigar
como tem se comportado, no período de 1995 a 2004, a demanda do Ensino Médio regular no
período noturno, na cidade de Santos/SP. Para compreender a movimentação da
demanda nesse período, fizemos um levantamento dos dados de matrículas no
Ensino Médio, em toda a rede estadual de ensino do Estado de São Paulo, na
cidade de Santos e, especificamente, em uma escola da rede pública estadual da
cidade de Santos. Os dados relativos à movimentação da demanda na rede estadual
foram coletados junto aos órgãos da Secretaria de Estado da Educação, por meio
de entrevista e de análise de documentos publicados sobre este tema.. Foram realizadas
entrevistas com as Assistentes de Planejamento da Secretaria de Educação do
Estado de São Paulo e Assistente de Planejamento da Diretoria de Ensino de
Santos. A análise da movimentação da demanda identificou uma nítida redução da
demanda cujas explicações estão possivelmente associadas às decisões de
políticas educacionais, colocadas em vigor nesses últimos dez anos. A análise
da demanda na cidade de Santos, no Ensino Médio regular no período noturno,
mostrou um crescimento gradativo (1995 a 1999) sendo que, no período 2000 a 2004, constatou-se
uma inversão em sua evolução, com uma redução de 39,3%% das matrículas.
Constatou-se também, uma grande expansão da oferta de matrículas na Educação de
Jovens e Adultos, no período de 1995
a 2003. Na intenção de poder explicar a redução da
demanda, indagamos também, por meio de um questionário, sobre o perfil atual do
aluno do ensino noturno, em uma escola pública da cidade de Santos. Foram
pesquisados os alunos da primeira série do Ensino Médio Regular e aqueles que
cursavam a modalidade Jovens e Adultos. A conclusão a que se chegou indicou que
hoje os alunos do noturno são mais jovens, nem todos são trabalhadores, buscam
a escola como possibilidade de ingressar e/ou permanecer no mundo do trabalho,
assim como espaço de construção de sociabilidade. A opção pela modalidade
Jovens e Adultos vem aumentando cada vez mais. A análise do nível de satisfação
dos alunos indicou que os alunos da modalidade Jovens e Adultos estão mais
satisfeitos com a escola do que aqueles que estão no Ensino Regular sinalizando
que um nova organização curricular se faz necessária para atender ao perfil e
expectativa dos alunos do ensino médio. Refletimos, ao final, sobre o que fazer
com os espaços escolares no período noturno, frente à redução da demanda e
apontamos algumas possibilidades de trabalho na perspectiva do desenvolvimento
de projetos culturais com e para os jovens.