MARIA DA GRAÇA PIMENTEL CARRIL. O FUTURO DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS NO PERÍODO NOTURNO - O COMPORTAMENTO DA DEMANDA DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE SANTOS - 1995 A 2004. 01/06/2005

1v. 141p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO (CURRÍCULO)

Orientador(es): Ana Maria Saul

Biblioteca Depositaria: PUC/SP

 

Palavras - chave:

Escolas Públicas Estaduais; Ensino Médio; Santos

           

Área(s) do conhecimento:

EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora:

Leila Rentróia Iannone

 

Linha(s) de pesquisa:

POLÍTICAS PÚBLICAS E REFORMAS EDUCACIONAIS E CURRICULARES  Estuda políticas de currículos na realidade contemporânea, privilegiando projetos inovadores que caminham na linha da proposição de um currículo emancipatório.

           

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES-PROSUP

 

Dependência administrativa

 Particular

 

Resumo tese/dissertação:

Esta pesquisa buscou investigar como tem se comportado, no período de 1995 a 2004, a demanda do Ensino Médio regular no período noturno, na cidade de Santos/SP. Para compreender a movimentação da demanda nesse período, fizemos um levantamento dos dados de matrículas no Ensino Médio, em toda a rede estadual de ensino do Estado de São Paulo, na cidade de Santos e, especificamente, em uma escola da rede pública estadual da cidade de Santos. Os dados relativos à movimentação da demanda na rede estadual foram coletados junto aos órgãos da Secretaria de Estado da Educação, por meio de entrevista e de análise de documentos publicados sobre este tema.. Foram realizadas entrevistas com as Assistentes de Planejamento da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Assistente de Planejamento da Diretoria de Ensino de Santos. A análise da movimentação da demanda identificou uma nítida redução da demanda cujas explicações estão possivelmente associadas às decisões de políticas educacionais, colocadas em vigor nesses últimos dez anos. A análise da demanda na cidade de Santos, no Ensino Médio regular no período noturno, mostrou um crescimento gradativo (1995 a 1999) sendo que, no período 2000 a 2004, constatou-se uma inversão em sua evolução, com uma redução de 39,3%% das matrículas. Constatou-se também, uma grande expansão da oferta de matrículas na Educação de Jovens e Adultos, no período de 1995 a 2003. Na intenção de poder explicar a redução da demanda, indagamos também, por meio de um questionário, sobre o perfil atual do aluno do ensino noturno, em uma escola pública da cidade de Santos. Foram pesquisados os alunos da primeira série do Ensino Médio Regular e aqueles que cursavam a modalidade Jovens e Adultos. A conclusão a que se chegou indicou que hoje os alunos do noturno são mais jovens, nem todos são trabalhadores, buscam a escola como possibilidade de ingressar e/ou permanecer no mundo do trabalho, assim como espaço de construção de sociabilidade. A opção pela modalidade Jovens e Adultos vem aumentando cada vez mais. A análise do nível de satisfação dos alunos indicou que os alunos da modalidade Jovens e Adultos estão mais satisfeitos com a escola do que aqueles que estão no Ensino Regular sinalizando que um nova organização curricular se faz necessária para atender ao perfil e expectativa dos alunos do ensino médio. Refletimos, ao final, sobre o que fazer com os espaços escolares no período noturno, frente à redução da demanda e apontamos algumas possibilidades de trabalho na perspectiva do desenvolvimento de projetos culturais com e para os jovens.